O que é e para que serve a prática de Yoga?

· 30 de março de 2019
O Yoga continua sendo uma das atividades mais praticadas no mundo fitness; os níveis de estresse e exigência em que vivemos tornam mais que aconselhável fazer exercícios de relaxamento como os dessa modalidade

O Yoga é uma das modalidades físicas mais populares e praticadas. Esta filosofia se originou na Índia e está fortemente relacionada com práticas como por exemplo a meditação e o budismo. O objetivo do Yoga é que o praticante alcance um equilíbrio perfeito entre a mente e o corpo.

O que é o Yoga?

É uma série de exercícios muito antigos bastante praticados atualmente, seu objetivo é alcançar um nível superior de concentração através da meditação.

Busca-se que o bem-estar espiritual esteja acima do material, a conexão da mente com o eu interior e, igualmente, alcançar a paz interior tão desejada.

A mente é o principal objetivo de trabalho do Yoga, inclusive mais do que as posturas e o bem-estar físico. De fato, alguns pesquisadores explicam que o Yoga moderno, atualmente praticado por milhões de pessoas em todo o mundo, é uma evolução da filosofia antiga.

O que é a yoga?

Qual é a origem dos exercícios? Acredita-se que a grande maioria das posturas tenha sua origem na segunda metade do século XIX. A verdade é que o Yoga praticado atualmente persegue dois objetivos fundamentais.

Em primeiro lugar, alcançar um equilíbrio mental e, em segundo, um equilíbrio físico através da meditação e da conexão do corpo com o espírito e a mente.

Como vemos, é uma modalidade rigorosa, na qual é preciso muita perseverança e paciência para assim obter excelentes resultados. Também é preciso ir aumentando os níveis de dificuldade das posturas.

Benefícios da prática de Yoga

Perda de peso

Apesar do que muitos possam pensar, o Yoga é uma das melhores modalidades para perder peso gradualmente.

As práticas mais recomendadas com a finalidade de alcançar este objetivo são a Pranayama Kapalbhati, ou respiração abdominal e a Surya Namaskar, ou saudação ao sol.

Diminui os níveis de ansiedade

O Yoga é procurado por muitas pessoas como uma válvula de escape para a vida ocupada e o estresse diário. Essa filosofia concentra seu objetivo na meditação, que por sua vez está associada a um melhor controle do estresse e da ansiedade.

Uma das maiores vantagens de praticar Yoga é conseguir assim se conectar e se concentrar no eu interior, ou seja, com nossa parte espiritual. Com isso, é possível então alcançar um estado de paz e de harmonia perfeita.

Melhora a saúde

A combinação entre as posturas e o trabalho da mente é ideal para alcançar um ótimo estado de saúde. A principal razão para isso é que assim a pessoa aprenderá a respirar corretamente, a melhorar sua postura e a alcançar um estado de bem-estar geral.

Nesse sentido, o sistema imunológico se beneficiará ao conseguir controlar os níveis de estresse.

Estabilidade emocional

Sem dúvida, um dos grandes benefícios do Yoga é alcançar a estabilidade emocional. Isso é conseguido através da meditação bem como do autoconhecimento.

A pessoa que pratica essa modalidade inicia uma jornada de autoconhecimento que por sua vez permite que ela se conheça melhor e assim controle suas emoções de uma forma mais positiva.

Razões para praticar Yoga

Razões para praticar yoga

Alívio de contraturas

Através da prática de diferentes posturas é possível não apenas melhorar a flexibilidade, mas também encontrar alívio duradouro para diferentes lesões e contraturas. É um método completamente natural para se livrar das tensões acumuladas no dia a dia.

Mais energia

Essa prática milenar também ajuda a pessoa a alcançar altos níveis de energia. Está provado que, ao se exercitar diariamente, é possível liberar o estresse.  Há também endorfinas que enchem o atleta de energia e vitalidade. O Yoga, além de gerar esses benefícios, também gera um estado de bem-estar e paz interior.

Desenvolve a intuição

Através da meditação, o Yoga consegue desenvolver naturalmente a intuição das pessoas, além da autoconfiança. Esses dois aspectos são fundamentais para a tomada de decisões no dia a dia, principalmente em situações de grande importância.

O Yoga é, sem dúvida, uma das modalidades mais completas que existem atualmente. A principal razão para isso é que ela consegue uma combinação ideal ao trabalhar o corpo e a mente, o que se traduz em bem-estar geral.

Seus benefícios são múltiplos e a única coisa que é necessária é perseverança e muita concentração para assim poder alcançá-los pouco a pouco.