Por que não vejo o resultado da academia depois de tantos meses?

25 de julho de 2019
Se você tem treinado regularmente por alguns meses e não consegue ver o resultado da academia, pode ser que tenha que mudar alguma coisa na sua rotina. Avalie os pontos que propomos aqui para obter melhorias.

Muitas pessoas vão à academia quase todos os dias com o objetivo de aumentar a massa muscular, perder peso ou simplesmente melhorar o condicionamento. No entanto, nem sempre é fácil alcançar os objetivos propostos. Por isso hoje vamos tentar investigar as razões pelas quais você não vê o resultado da academia após muitos meses.

Certamente, o fato de não ver resultado após um certo período de treinamento é uma sensação muito frustrante para os atletas. Entretanto, não devemos perder a motivação e deixar de lado a prática esportiva.

Pelo contrário, é importante ser crítico e avaliar alguns aspectos que podem estar te impedindo de melhorar sua condição física. Dessa forma, você poderá mudar o que for necessário. Depois de reconhecer os aspectos que impedem a visualização dos resultados, você estará mais perto de atingir seus objetivos.

Fatores como a frequência de seus treinos, dieta ou descanso não devem passar despercebidos quando você questiona a eficácia das suas sessões. Chegou a hora de considerar quais aspectos você deve mudar para estar cada vez mais perto de alcançar o resultado que você espera na academia.

O que você deve mudar para ver o resultado na academia?

1. Alimentação

A alimentação é uma das chaves para alcançar seu resultado na academia. E não faz sentido treinar quase todos os dias se você chegar em casa e não tiver uma nutrição equilibrada.

Como atleta, você pode se exercitar e queimar centenas de calorias. No entanto, se não estiver se alimentando adequadamente, todo esse trabalho será desperdiçado.

A comida é seu combustível. Recomendamos que você faça uma dieta rica em proteínas, vegetais, frutas e gorduras boas. Assim, o corpo funcionará bem enquanto você treina.

Da mesma forma, você deve realizar cinco a seis pequenas refeições por dia para evitar a fome constante. Ao mesmo tempo, monitore o excesso de calorias, pois essas são armazenadas como gordura. Você deve prestar atenção ao controle das porções e resistir à tentação de comer demais.

problemas em alcançar o resultado na academia

2. Rotinas de Exercício

Em segundo lugar, tenha em mente que o corpo humano precisa de variedade para ser estimulado. Isso significa que, para continuar progredindo, seu corpo precisa de uma mudança.

Dessa forma, você deve surpreendê-lo com um plano de treinamento diferente de tempos em tempos. Assim você evita cair na monotonia que pode afetar o corpo e a mente dos atletas.

Na verdade, o ideal é mudar sua rotina de exercícios a cada três ou quatro semanas. Com isso, torna-se possível manter o corpo em constante adaptação e evitar problemas.

Esse tempo dá ao seu corpo a capacidade de trabalhar duro e obter resultados. No entanto, antes de começar a se acostumar com o treino, você irá novamente “enganar o corpo” com uma mudança repentina nos exercícios realizados. Isso terá um impacto benéfico sobre os músculos e os forçará a trabalhar mais para acompanhar a mudança.

3. Descansar para ter resultado na academia

Finalmente, lembramos que o descanso e a recuperação são dois dos aspectos mais importantes. Leve em consideração que, se o corpo não tiver o descanso necessário após uma longa série de treinos intensos, não produzirá a massa muscular magra que você deseja. A razão para isso é que seus músculos passam por esse processo quando estão em repouso.

resultado na academia: onde está?

Isso acontece nas horas e dias entre as sessões de treino, enquanto seus músculos são reparados e adaptados ao treinamento. Isso explica a recomendação de muitos profissionais em não treinar excessivamente até atingir um ponto de exaustão ou overtraining. Lembramos que o excesso também aumenta consideravelmente o risco de sofrer algum tipo de lesão.

Além disso, você deve ter pelo menos um dia inteiro de descanso por semana e sempre lembrar que não é positivo treinar intensamente o mesmo grupo muscular duas vezes em um período de três dias.

Em conclusão, você deve ter em mente que, se tem treinado por muitos meses e não está alcançando os resultados desejados, é porque você está falhando em um desses pontos. De qualquer forma, graças a essa lista de dicas você pode remediar a situação. Mantenha as dicas em mente e alcance todos os seus objetivos!

  • F., V., & P.C., P. (2009). Regular leisure physical activity and food habits. The FASEB Journal. F. Vicente, Department of Nutrition, Egas Moniz Health Sciences Institute, Monte da Caparica, Portugal: FASEB. Retrieved from http://ovidsp.ovid.com/ovidweb.cgi?T=JS&;PAGE=reference&D=emed12&NEWS=N&AN=70055037
  • OL, de D. (2004). Promotion of physical activity and healthy food choices was hampered by competitiveness, lack of quality food, easy access to non-nutritious food, and time constraints. Evidence-Based Nursing7(4), 123. Retrieved from http://dx.doi.org/10.1136%2febn.7.4.123