Fuja do sedentarismo se movimentando na sua vida diária

20 de novembro de 2019
Cada pequena ação na nossa vida diária pode representar uma chance de nos sentirmos melhor. Conheça algumas ideias para combater o sedentarismo a partir dos detalhes do dia a dia.

É um dos males da vida moderna: o número de pessoas afetadas pela falta de atividade física não para de crescer ano a ano. As desculpas são muitas, mas a mudança não é apenas necessária, também é perfeitamente possível. Te diremos como acabar com o sedentarismo de uma forma simples a seguir.

Não só aqueles que possuem estilos de vida sedentários precisam aprender a agir, até os mais ativos podem se mover ainda mais. É necessário apenas incorporar alguns movimentos adicionais à vida cotidiana para deixar o sedentarismo para trás.

Aqueles que têm a disposição, tanto econômica quanto de tempo, podem quebrar a monotonia e permanecer sempre ativos com mudanças fáceis. No entanto, serão sempre aqueles que não se exercitam regularmente os que mais precisam seguir essas dicas.

Participar de uma academia sempre será uma boa ideia, mas não é essencial para levar uma vida o mais saudável possível. Leva apenas 150 minutos de atividade moderada por semana para quebrar o ciclo vicioso que é ser sedentário.

Isso é igual a duas horas e trinta minutos, um período de tempo que pode ser fragmentado em quantos blocos diários forem necessários.

Estratégias para acabar com o sedentarismo

Caminhar

Para superar a falta de atividade física, caminhar é a opção número um. Não são necessários acessórios especiais – apenas sapatos confortáveis ​​- ou pagar qualquer taxa mensal. Também não é necessário participar de grupos – o que não é uma má ideia – ou ir a um parque. Você pode caminhar em qualquer lugar e a qualquer hora.

Então, por exemplo, para romper com o estilo de vida sedentário, caminhe até o escritório. Se as distâncias para o local de trabalho são muito longas e você tem que usar o carro ou o transporte público, também há opções. Uma delas é estacionar o veículo longe da entrada para o trabalho ou descer do ônibus algumas paradas antes.

Além disso, a lista de tarefas diárias que podem incluir caminhadas é extremamente ampla. Elas variam desde levar o cachorro para passear ou ir ao supermercado para fazer as compras. Até mesmo ir a um shopping nos permite dar alguns bons passos.

Andar de bicicleta combate o sedentarismo

De bicicleta

As razões para tirar o pó da bicicleta ou adquirir uma nova são muitas. Além de ser amigável com o meio ambiente e não gerar ruídos irritantes ou congestionamento, andar de bicicleta é um excelente exercício.

As escadas são aliadas, não inimigas

Elevadores e escadas rolantes são duas das soluções que os avanços industriais e tecnológicos trouxeram para subir dentro dos edifícios. São equipamentos que, sem dúvida, são necessários, mas não precisamos abusar deles.

Subir dois andares ou acessar a rua da estação de metrô degrau por degrau são duas das melhores maneiras de quebrar o estilo de vida sedentário. Além disso, se se tornar rotina, as pernas mostrarão orgulhosas a favorável evolução de todos os seus músculos.

Você também deve se movimentar no escritório

Computadores, telefones, e-mails… Tudo sem sair da cadeira. Horas e horas, dia a dia, semana a semana sentado em uma mesa, trabalhando na frente de um computador.

Com jornadas de trabalho que ocupam todo o dia e responsabilidades que não dão lugar a muitas distrações, se movimentar pode ser uma verdadeira missão impossível. Mas devemos tornar isso possível.

As possibilidades são muitas: por exemplo, não usar o telefone para consultar ou comunicar algo para pessoas que estão dentro do mesmo escritório, nem para enviar um e-mail, mas sim caminhar até o local de trabalho do interlocutor.

Se você tem que subir ou descer escadas no trabalho, muito melhor. Recomenda-se também não levar uma garrafa de água para a mesa pessoal, é melhor se levantar a cada 45 minutos para mover o corpo e também, se hidratar.

Brincar como crianças

Em quase todos os grupos familiares existem crianças pequenas: filhos, irmãos, sobrinhos ou primos. As crianças estão sempre ativas, brincando, se movendo, jogando. Participar dessas brincadeiras é uma boa ideia para ter mais atividade física no seu dia.

Exercícios contra o sedentarismo

Pratique algum esporte

Com referência a esta última alternativa que propomos, as opções são infinitas: futebol, basquete, handebol, tênis, atletismo, escalada, arco e flecha, natação. Você pode escolher entre modalidades de grupo ou individuais.

A dança é outra atividade aeróbica muito benéfica. Uma música dançada três vezes adiciona cerca de 15 minutos de atividade ao dia. Portanto, seja com essa ou qualquer outra atividade para acabar com o sedentarismo, basta se propor a isso e se deixar levar.