Quanto tempo leva para ver os resultados da academia?

· 11 de novembro de 2018
Existe uma grande variedade de treinos e filosofias para o condicionamento físico, mas o tipo de treino não é a única coisa que define o tempo necessário para ver os resultados do nosso esforço.

A expectativa de começar um treino nos leva a querer saber quanto tempo leva para ver os resultados da academia. Os treinadores mais céticos pensam que a partir da quarta semana há mudanças notórias, mas tudo depende também de fatores muito pessoais.

Ver, ser ou sentir-se bem

A primeira coisa é definir o que queremos ver como resultados. Nesse sentido, a aparência do nosso corpo desempenha um papel importante em nossa percepção. No entanto, a mesma é, acima de tudo, um reflexo de aspectos internos. O exercício nos faz ser, sentir e nos vermos melhor, e estudos comprovam isso

Fatores que determinam os resultados da academia

Mas em quanto tempo podemos ver isso? A sensação inicial envolve dor, adaptação e cansaço.

Quando começamos a ver melhoras, algumas delas podem parecer subjetivas, mas não por isso deixam de ser reais. Por exemplo, um exercício fitness gera um trabalho muscular que durante o treino permite alguma tonicidade; para que isso seja sustentado, devemos ser constantes. A partir da segunda semana, podemos ver uma certa definição nas partes que mais exercitamos.

O tempo de cada treinamento é importante?

A Organização Mundial da Saúde recomenda aos adultos a realização de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. Isto é referente ao exercício moderado. No que diz respeito a treinos mais exigentes, 74 minutos por dia seria o aconselhável de acordo com esta organização.

Este padrão nos permite estar em forma e manter a saúde. Para poder perceber mudanças na musculatura, acredita-se que esses números devem ser multiplicados. Dessa forma, o tempo de fato importa.

No entanto, nem todas as pessoas que se dedicam a treinos rigorosos durante determinado tempo têm os mesmos resultados. Por exemplo, há pessoas com obesidade mórbida que sentem mudanças no peso, mas não tanto a nível morfológico. Assim, há muitos fatores que determinam isso.

Resultados da academia: o peso inicial é muito importante

O peso de cada pessoa ao iniciar um regime de treino define a velocidade e a notoriedade dos resultados. As pessoas magras têm facilidade para a tonificação em sua maioria. Mas até isso é relativo, porque para elas é mais difícil aumentar de peso quando realmente precisam.

Algo semelhante acontece com pessoas com sobrepeso. Não só é uma questão de peso, mas também de morfologia; o objetivo é realizar um tipo de treino adequado ao nosso tipo de corpo. Se não prestarmos atenção a isso, será difícil obter melhorias.

Seguindo a lógica anterior, as pessoas de estrutura ‘P’ tendem a ter melhores resultados mais rapidamente. Quase sempre, seu metabolismo permite que modifiquem seu corpo com certa facilidade; isso significa uma vantagem para alcançar os resultados da academia desejados.

Mulher magra com setas indicam o metabolismo

A alimentação define o corpo que temos

Outro aspecto a considerar é que o exercício define apenas 30% do que o nosso corpo é. Os outros 70% restantes consistem da dieta e dos nossos costumes alimentares. Se os objetivos não estiverem de acordo com a dieta, o efeito final não será o mesmo.

Até mesmo aspectos como a genética e nossa vida diária definem nossa aparência externa. Um fator menos influente seria o sexo; há pouca ligação entre os gêneros e seu rendimento. Na prática, uma mulher tem a mesma capacidade que um homem para condicionar seu corpo.

Apenas o planejamento inteligente do treinamento nos levará obter bons resultados na academia mais rapidamente. As grandes mudanças mantidas ao longo do tempo geralmente são de anos: uma pessoa magra pode mudar seu físico após cinco ou seis anos de atividade física.

Em resumo, são muitas as variáveis ​​que definem o resultado, e cada pessoa é diferente. Não é somente uma questão de contexto; os órgãos, as condições e até mesmo o fator psicológico desempenham um papel importante na obtenção dos resultados da academia desejados.

O fato é que além da complexidade de definição física, você pode sempre ver até mesmo pequenos avanços. A ideia é manter o que queremos e depois melhorá-lo.