Dieta da maçã: uma opção para diminuir a gordura abdominal

A gordura pode se acumular no abdômen e ser um problema estético e de saúde. Esse é, na verdade, um problema muito comum. Mas com uma boa dieta podemos combater esse incômodo de forma efetiva.
Dieta da maçã: uma opção para diminuir a gordura abdominal

Última atualização: 05 setembro, 2018

A dieta da maçã é uma forma de desintoxicar rapidamente o corpo e diminuir a gordura abdominal. Essa dieta é realmente efetiva, mas é preciso levar em conta que ela não pode ser feita por muito tempo. Neste texto, vamos explicar todos os detalhes da dieta da maçã, assim como os motivos de sua efetividade e um plano para que você possa fazê-la durante duas semanas.

Por que a dieta da maçã funciona?

Com certeza a primeira coisa que você está se perguntando é se a dieta da maçã é efetiva. A resposta é um sonoro sim. Isso porque ainda que a maçã seja o elemento central, há muitos outros elementos na dieta que contribuem a perda de peso.

Durante a semana que você fizer essa dieta, não se esqueça de fazer pelo menos uma hora de exercício por dia. Não é preciso atingir uma intensidade muito alta, mas você deve ter o exercício como parte da sua rotina. A alimentação não é tudo, o exercício também é fundamental para obter os resultados desejados.

Mulher comendo uma maçã na academia

A dieta da maçã também dá resultado porque acelera o metabolismo. Isso quer dizer que os alimentos ajudam o corpo a consumir um maior número de calorias durante seu processamento. Como consequência, conseguimos diminuir a gordura abdominal de um jeito mais rápido e efetivo.

Outro dos motivos pelos quais essa dieta funciona é por conta de todas as propriedades que a maçã tem – e que vamos explicar a seguir. Os benefícios desse alimento para o organismo vão te surpreender.

Propriedades da maçã

A maçã é uma das frutas que mais tem propriedades e não apenas para perder peso, mas também para cultivar uma boa saúde. A seguir, vamos enumerar as mais importantes:

  • Favorece a eliminação de líquidos.
  • Protege a mucosa intestinal.
  • Purifica o sangue.
  • Tem baixo conteúdo calórico.

Por todas essas propriedades, a maçã ganhou um lugar cativo em qualquer alimentação saudável. Além disso, não se esqueça de que trata-se de uma fruta econômica, que pode ser comprada em qualquer estação do ano.

Mulher segundo uma balança diante de várias frutas

Plano semanal para diminuir a gordura abdominal

A seguir, vamos te apresentar um plano semanal para que você faça a dieta da maçã da forma correta. Como você verá a seguir, os primeiros dias são os que as maçãs estão mais presentes.

Conforme os dias vão passando, vão aparecendo outros alimentos saudáveis e vamos subindo o número de calorias. Assim, você pode combinar esse plano facilmente a uma dieta convencional para diminuir a gordura abdominal.

Dia 1

  • Café da manhã. Três maçãs que você pode comer ao natural ou em forma de suco – sem coar!
  • Almoço. Uma salada a base de rúcula, tomate e azeitonas verdes, com suco de meio limão.
  • Janta. Três maçãs.

Dia 2

  • Café da manhã. Três maçãs que você pode comer ao natural ou em suco.
  • Almoço. Uma salada de alface, tomate e atum. Você pode temperar com um pouco de azeite de oliva.
  • Jantar. Três maçãs.

Dia 3

  • Café da manhã. Duas maçãs que você pode comer ao natural ou em suco e uma torrada integral com peito de peru.
  • Almoço. Um frango grelhado e uma das saladas propostas aqui.
  • Jantar. Três maçãs e um copo de leite semidesnatado.

Dia 4

  • Café da manhã. Duas maçãs ao natural ou em suco e uma torrada integral com peito de peru.
  • Almoço. Um filé de merluza grelhado e espinafre. De sobremesa, uma maçã.
  • Jantar. Duas maçãs e um copo de leite semidesnatado.

Dia 5 

  • Café da manhã. Uma maçã ao natural, duas em suco e duas torradas integrais com peito de peru.
  • Almoço. Dois peitos de frango grelhados e espinafres salteados.
  • Jantar. Duas maçãs e salada de tomate com queijo fresco light.

Conclusão

Lembre-se de que a dieta da maçã deve ser algo temporário e nunca deve passar de duas semanas de duração. Nossa recomendação é que seja um parênteses de desintoxicação, que deve juntar-se a hábitos saudáveis novos que serão mais benéficos para o organismo.

Durante duas semanas, tenha a maçã como seu alimento aliado. Ao diminuir a gordura abdominal, conscientize-se da importância de fazer uma dieta saudável. Passadas as duas semanas, comece a seguir uma alimentação como a que mostramos aqui, para não voltar a engordar.

Se ao terminar essa dieta você retornar com os hábitos anteriores, a única coisa que vai acontecer é um efeito sanfona. Lembre-se de que as dietas milagrosas não existem e que a única forma de emagrecer é através de uma alimentação adequada e da realização de exercícios.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bacardí-Gascón, M., De J Murillo-González, M., & Jiménez-Cruz, A. (2006). Efectividad a largo plazo de la La Manzana de la Salud sobre el diseño de dietas. REVISTA BIOMÉDICA17(1), 17–23. https://doi.org/10.32776/revbiomed.v17i1.435
  • Hidalgo Filipovich, R., Gómez Ugarte, M., Escalera Cruz, D. Á., Rojas Navi, P., Moya Santos, V., Delgado Flores, P., Mamani Villca, C. R., & Hinojosa Castellón, J. (2016). Beneficios de La Manzana (Malus Domestica). Revista de Investigación e Información en Salud. Revista de Investigación e Información En Salud, 58. Retrieved December 25, 2022, from http://www.revistasbolivianas.ciencia.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2075-61942016000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=es
  • Villa, J. G. (2014). 50 alimentos para vivir mejor. Intermedio Editores S.A.S.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.