O que é e quais são os benefícios do treinamento funcional?

· 10 de setembro de 2018
O treinamento funcional se baseia no funcionamento do próprio corpo. A postura, o reconhecimento das capacidades corporais e a aprendizagem de movimentos cotidianos de alta exigência são as chaves para alcançar grandes resultados.

O treinamento funcional é um estilo que vem aparecendo com grande força nos últimos anos. Ainda que muitos o confundam com o CrossFit, é necessário destacar suas diferenças. É uma atividade física exigente e muito benéfica para o nosso corpo. Conheça todos os benefícios do treinamento funcional a seguir.

O que ambas as modalidades têm em comum é que elas usam circuitos de exercício, mas na realidade sua essência não é a mesma. O CrossFit surgiu como um treinamento para preparação militar e depois se tornou popular entre os atletas; sua principal premissa é buscar a demanda máxima, algo que pode ser imprudente para o público em geral.

No treinamento funcional, é colocada muita ênfase no equilíbrio e na coordenação. A propriocepção, ou seja, a capacidade de sentir a posição dos músculos e seu movimento, é essencial para a realização dos exercícios.

Em que consiste o treinamento funcional?

A característica marcante desse tipo de treinamento é que ele é planejado levando em conta determinados propósitos. É por isso que muitos atletas de elite o escolhem para a sua preparação; ele permite focalizar aspectos do físico que são determinantes para cada modalidade.

Mulher subindo escadas correndo

Por exemplo, para os esportes que exigem força nas pernas, o treinamento planejado deve conter esse tipo de trabalho. Por outro lado, se você trabalha como um operário que deve levantar cargas pesadas todos os dias, o treino buscará fornecer movimentos adequados para que você faça seu trabalho sem sofrer lesões.

Embora certos elementos como bolas, kettlebells, fitas TRX ou escadas, entre muitos outros, possam ser usados, o eixo central é constituído por movimentos naturais.

Uma série de benefícios!

A seguir, detalharemos algumas das principais vantagens do treinamento funcional:

Benefícios do treinamento funcional: resistência cardiovascular

Como a maioria dos circuitos de exercícios, o treinamento funcional melhora a capacidade aeróbica. Geralmente, os treinos consistem em várias ‘séries’ de 6-8 exercícios; cada um deles é feito por um determinado período de tempo – 30 segundos, por exemplo – e depois são deixados 10 segundos de descanso para avançar para a próxima estação.

Benefícios do treinamento funcional: músculos responsáveis pelo movimento

Trabalhando com movimentos cotidianos, como levantar cargas por cima da cabeça, subir e descer escadas com peso ou levantar cargas do chão, o treinamento funcional torna a pessoa mais forte para os movimentos do dia a dia.

Mulher subindo escadas correndo ao ar livre

Desta forma, suas atividades diárias serão beneficiadas. O indivíduo se torna mais ágil, forte e resistente para realizar tarefas diárias.

Além disso, esse efeito também pode ser visto nos esportes. Habilidades como saltar ou a execução de golpes – seja com a mão ou através de outro elemento, como uma raquete no tênis – também podem melhorar graça às virtudes desses exercícios.

Benefícios do treinamento funcional: estabilidade

Como muitos exercícios se concentram no core, ou seja, na área abdominal e na parte inferior das costas, a postura é corrigida e a estabilidade melhora.

Os treinos convencionais de musculação trabalham músculos específicos isoladamente. No treinamento funcional, no entanto, muitos grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo; por sua vez, o core atua como um ponto de equilíbrio, o que significa que ele está constantemente sob exigência.

Benefícios do treinamento funcional: lesões

O treinamento funcional consiste em movimentos naturais, sem exigências excessivas ou habilidades complexas. Isso permite que os músculos sejam fortalecidos naturalmente, quase sem a possibilidade de sofrer lesões no processo.

Como consequência do fortalecimento muscular, as chances de sofrer lesões ao praticar esportes diminuem. Nesse sentido, a força do core se torna fundamental, pois permite a transferência de força para o corpo como um todo.

Casal fazendo exercícios juntos

Benefícios do treinamento funcional: aparência física

Os resultados deste tipo de exercício podem ser vistos em muito pouco tempo. Os exercícios funcionais são excelentes para queimar gordura e calorias com velocidade incrível; além disso, os músculos serão fortalecidos e, portanto, ficarão mais definidos.

Benefícios do treinamento funcional: desempenho esportivo

Como mencionamos anteriormente, muitos atletas optam pelo treinamento funcional para trabalhar suas habilidades físicas. Isso porque ele permite uma grande especificação dos exercícios com base nos objetivos que são traçados.

Em suma, o treinamento funcional é ideal para cada indivíduo trabalhar de acordo com seus propósitos e capacidades. A maioria das pessoas se adapta facilmente aos exercícios, pois são simples e muito naturais. Não hesite em dar uma chance a esta valiosa modalidade!