Primeiro dia de academia? Tudo o que você precisa saber está aqui

· 10 de setembro de 2018
As academias estão repletas de teorias sobre o que é melhor ou pior para alcançar resultados. Se somos novatos, ou mesmo se já temos alguma experiência, pode ser difícil filtrar tantas informações diferentes. Quais delas são verdadeiras?

Começar a treinar em uma academia é uma ótima decisão para ficar saudável e em forma. Mas é possível que o recém-chegado imediatamente comece a ouvir os famosos mitos de academia que podem criar desânimo, frustração ou desconfiança… Veja a seguir o que é verdade e o que é mentira para que seu primeiro dia de academia seja o primeiro passo para resultados incríveis.

O que você deve saber para o seu primeiro dia de academia

Quanto mais peso, melhor?

Diz-se que quanto mais peso levantamos, melhor. No entanto, para aqueles que estão apenas começando a treinar, esse mito é um absurdo, porque os músculos não estão acostumados.

Dar ouvidos a esse mito de academia só causará uma lesão. Na verdade, você deve começar pouco a pouco, com pesos leves para fortalecer os músculos. Com o tempo, o peso irá aumentando até que você possa levantar cargas pesadas corretamente.

A técnica perfeita e a velocidade controlada são muito mais importantes que levantar um peso enorme, mas de forma incompleta ou muito rápida pois aquele peso é, na verdade, pesado demais para nós. No seu primeiro dia de academia, preocupe-se com a técnica.

Mulher fazendo agachamento

Exercício potente ou nada?

É outro dos mitos comuns de academias, já que algumas pessoas acreditam que para ter resultados rápidos é necessário treinar até que você caia exausto. Embora a intensidade e a exigência sejam positivas, o corpo deve estar pronto para o treino.

É essencial ter tempo para aprender como fazer os exercícios e quais são os que melhor se adaptam às necessidades de cada um; entre outros motivos, devemos ir com calma para evitar uma lesão.

Na verdade, é melhor ser constante do que se exercitar com muita intensidade; progressivamente, o próprio corpo pedirá exercícios mais fortes.

Quanto mais tempo, melhor?

Este mito de academia está ligado ao anterior. Há uma falsa crença de que é necessário passar horas treinando para que a atividade valha a pena.

Mulher fazendo muito esforço em uma bicicleta

Por esta razão, muitas pessoas desistem de se matricular em uma academia, porque sentem que têm que investir um tempo que não têm.

A realidade é que são períodos curtos e intensos que podem alcançar bons resultados. Como já mencionamos, a perseverança é o que conta.

As calorias são queimadas apenas quando estamos nos exercitamos?

Outro erro comum é pensar que você só queima calorias quando se exercita. A verdade é que após o treino de musculação o corpo consome uma grande quantidade de oxigênio para se recuperar, por isso continua a queimar calorias.

Um treinamento adequado e eficaz ajuda o corpo a permanecer ativo, mesmo 24 horas depois. Por essa razão, é melhor se concentrar em fazer os exercícios com a técnica correta, sem se preocupar muito com a quantidade de calorias que está queimando naquele momento.

Se eu treinar, posso comer o que quero?

A dura verdade é que, para estar em forma, o exercício deve vir acompanhado de uma dieta saudável. As refeições devem fornecer ao organismo a energia necessária para aguentar a academia, e não ultrapassar essa quantidade energia, ou todo o esforço investido ali não dará frutos.

Mulher com luva de box golpeando um hambúrguer

Se não doeu, não valeu?

O mito mais comumente ouvido em academias é que um bom treinamento gera dor. Embora, como mencionamos antes, a dor muscular possa acontecer, ela não é necessária para ver resultados. Além disso, outros tipos de dor indicam o contrário; não confunda os dois aspectos.

Se os músculos doem muito, isso significa que há uma lesão por excesso de treino. Sem dúvidas, esse não é o objetivo, porque um músculo lesionado nos impede de fazer exercícios e requer atenção médica.

Correr na esteira é suficiente?

Este mito de academia quer fazer quem está no seu primeiro dia de academia acreditar que correr na esteira pode ser suficiente. De fato, a corrida traz benefícios para o corpo, desde que seja acompanhada por outros tipos de exercícios.

Na verdade, a esteira deve ser complementada com exercícios que exercitam cada um dos músculos da perna; assim, é possível obter força e resistência em nossas articulações inferiores.

Finalmente, devemos lembrar que bons resultados aparecem ao longo do tempo, por isso devemos ser constantes e buscar o acompanhamento de um profissional fitness diante de qualquer dúvida. Que seu primeiro dia de academia seja o primeiro de muitos!