5 posturas de Yoga que você pode fazer em casa para dores nas costas

10 de setembro de 2018
Os benefícios da yoga são bem conhecidos pela maioria das pessoas. Além das vantagens para os músculos que vêm com o esforço físico, ela também pode ajudar a aliviar a tensão, eliminar o estresse e melhorar a qualidade do seu descanso.

A Yoga é um exercício que, além de promover o relaxamento e o aprendizado de várias técnicas de respiração, é muito útil para trabalhar os músculos do corpo. Nesta oportunidade, apresentaremos algumas posturas de Yoga para dores nas costas. Com elas, você será capaz de evitar a dor e melhorar consideravelmente sua flexibilidade e postura.

Essas posturas podem ser benéficas até mesmo à nível ósseo: a mesma flexibilidade que obtemos nos músculos é aplicável aos ossos, evitando assim uma doença comum ao longo do tempo, a osteoporose. Como se isso não bastasse, a melhora do equilíbrio ajuda a evitar quedas e, consequentemente, contusões e fraturas.

Com todos esses fatores já mencionados, podemos nos concentrar no tema principal deste artigo: as melhores posturas de Yoga para dores nas costas. Graças a elas, você obterá todas essas vantagens em uma área importante do corpo para seu bem-estar físico.

5 posturas de Yoga para dores nas costas

1. Cachorro olhando para baixo

Este é um dos exercícios de Yoga mais conhecidos. Apresenta grandes benefícios para os extensores, músculos que compõem a parte inferior das costas e que atuam quando você levanta peso, entre outras situações.

Mulher realizando a postura de Yoga do cachorro olhando para baixo

Como fazê-la? Fique sentado, apoiando as nádegas nos calcanhares e com os braços estendidos o máximo possível. Nesse momento, inspire. Então, a descida começa, trazendo as mãos e o tronco para frente até tocar o chão. Ao mesmo tempo, expire suavemente.

Nesse ponto, as mãos devem estar voltadas para a frente, os dedos bem abertos e as axilas bem estendidas. Então, você se levanta para se apoiar nos joelhos e na ponta dos pés; O próximo passo é levantar o quadril, para que o suporte fique agora nos dedos dos pés.

Finalmente, levante o cóccix e, com as mãos firmes, traga a cabeça para o chão o máximo possível, aproximando-a cada vez mais do umbigo. Desta forma, o corpo será arqueado e as suas pernas, a coluna e os braços serão alongados.

2. O arco

Esta postura de Yoga para dores nas costas é uma ótima alternativa para alongar bem os músculos dorsais. Para fazê-la, deite-se de barriga para baixo e dobre os joelhos, enquanto traz os calcanhares para as costas. Os joelhos devem estar separados e a testa deve apontar para o chão.

Mulher fazendo a postura de Yoga do arco

Traga os braços de volta para os tornozelos com as mãos. Finalmente, desdobre o arco levantando as costas e o pescoço e puxando os tornozelos para cima; Mantenha essa posição por alguns segundos, concentrando-se em sua respiração.

3. O peixe

Outra excelente postura para alongar as costas. Para começar, deite-se de barriga para baixo, com as pernas juntas e as palmas das mãos sob as coxas. Quando você chegar a um estado de relaxamento, comece a elevar o tórax pouco a pouco, enquanto gentilmente traz a cabeça para trás.

O ideal é que o topo da cabeça se torne seu apoio, enquanto os ombros estão separados do chão. Fique assim o tempo que considerar apropriado, sempre respirando profundamente. Para retornar à posição original, leve o queixo para o esterno e, pouco a pouco, vá apoiando seu corpo no chão.

4. Torção da Espinha Dorsal

Pode parecer uma das posturas de Yoga mais difíceis, mas ela combate as dores nas costas e ao tentar você verá que não é tão difícil assim. Para começar com este trabalho, você deve ficar de costas, com os braços estendidos para os lados e as palmas voltadas para baixo.

Mulher fazendo a posição de Yoga de torção da espinha dorsal

Em seguida, dobre o joelho em um ângulo de 90 °, os pés não devem tocar o chão. O próximo movimento é virar o quadril para trazer o joelho até a axila. Como conseqüência as pernas estarão próximas ao chão. Você notará um alongamento relaxante nas costas, produto da pressão intravertebral que é eliminada.

Depois de permanecer nessa posição por alguns segundos, retorne à posição inicial e faça com o outro lado. Se você achar mais confortável, pode fazer esse trabalho também mantendo a outra perna esticada.

5. Cachorro olhando para cima

A última das posturas de Yoga para dores nas costas que descreveremos é muito simples. Você só precisa se deitar de barriga para baixo e, com as palmas das mãos nas laterais do peito, levantar delicadamente a cabeça, os ombros e as costas do chão.

Mulher fazendo a postura de Yoga do cachorro olhando para cima

O olhar deve se fixar à frente todo o tempo que este exercício durar, enquanto todo o corpo do abdômen para baixo está em contato com o chão.

As dores nas costas ficarão no passado se você praticar regularmente essas posturas de Yoga. Você não precisa sair e procurar um lugar para praticá-lo: apenas um tapete em casa será suficiente para colocar em prática essas técnicas simples e eficazes.