Pesos para emagrecer: como usá-los no treino?

· 3 de fevereiro de 2019
Depois da dieta, sempre pensamos em atividades físicas como natação, corrida, ciclismo para emagrecer. Talvez você escolha uma delas pelo nível de prazer que dão. Entretanto, você já pensou na possibilidade de usar pesos para emagrecer?

Se você nunca usou pesos para emagrecer, depois de um tempo pode acontecer que você tenha perdido alguns quilos, mas também tenha algum esgotamento e fraqueza em seu corpo. Além disso, você pode começar a notar flacidez em algumas áreas.

Portanto, para equilibrar o desenvolvimento do seu corpo da melhor maneira possível e obter os resultados desejados, é bom incluir em sua rotina de treinamentos o uso de pesos para emagrecer.

Como funciona o gasto calórico

O gasto calórico é a capacidade do seu corpo para consumir ou queimar a energia derivada do que você come. Além disso, ela se baseia na energia que seu corpo realmente precisa de acordo com cada atividade.

É algo que os profissionais de saúde medem diariamente aplicando uma taxa estatística. Além disso, há algumas variantes por idade e período em que você está, seja na infância, na adolescência ou na idade adulta.

pesos para perder peso: mulher fazendo exercício

Para funcionar, seu corpo gasta a energia que você absorve da comida em suas atividades diárias. Portanto, se seu objetivo é perder peso, seu gasto calórico deve ser maior do que a energia que você ingere dos alimentos.

Mas se você quiser ganhar peso ou massa muscular, você não terá que perder peso, mas fortalecer seus músculos ao ponto de gastar uma quantidade menor de energia do que você consome.

Este é um dos maiores erros. As pessoas querem perder peso e iniciam uma rotina de exercícios que as fazem perder peso, mas raramente atingem o equilíbrio desejado, pois a massa muscular também diminui.

Como usar pesos para emagrecer

Os profissionais da área recomendam que, antes de uma atividade aeróbica, você trabalhe com pesos. E, depois, passe para exercícios cardiovasculares, pois você terá mais resistência e seus músculos terão mais energia para executar os movimentos.

Se você conseguir combinar o uso de pesos com seu treino, o gasto calórico será maior. Assim, você estará envolvendo mais grupos musculares.

Outra ideia seria a combinação de levantar pouco peso, mas com maior número de repetições. Se progressivamente você aumentar a intensidade do peso e diminui as repetições, você vai alcançar uma maior massa muscular.

Cada uma dessas alternativas ajudará você a perder peso, mas também tonificará seu corpo, para que o treinamento seja mais abrangente.

pesos para perder peso: biceps

Dicas para usar pesos para emagrecer

Em teoria, levantar pesos pode queimar entre 15 e 20 calorias por minuto, em média. Se você combiná-lo com uma dieta equilibrada e um bom descanso, o levantamento de pesos certamente reduzirá seu peso de forma eficaz. Claro, o conselho de um personal trainer em uma academia sempre será importante.

Tome nota das seguintes recomendações:

  • É bom se familiarizar com as máquinas se você optar por treinar em uma academia.
  • Comece com exercícios de aquecimento. Leve de 5 a 10 minutos.
  • Estique os músculos que você trabalhará naquele dia.
  • Comece com pesos leves com os quais você se sinta confortável.
  • Aconselhe-se sobre quantas repetições você precisa.
  • Estabeleça uma rotina de dias e horas de treinamento para que seu corpo e músculos possam descansar e se recuperar.

Não fique obcecado com o uso de pesos para emagrecer. Permita que seu corpo se ajuste à rotina de exercícios e, progressivamente, você terá resultados. Lembre-se de que os músculos também pesam. Então, você deve encontrar o equilíbrio entre a perda de gordura e a massa muscular que você está ganhando.

pesos para perder peso: ombros

Caminhe usando pesos para emagrecer e fortalecer seus músculos

Ambos os exercícios aeróbicos e não aeróbicos podem ser combinados. Afinal, ambos são realmente produtivos para a perda de peso. Tenha em mente que, levantando pesos, as fibras de seus músculos ficarão mais grossas, de modo que exigirão um gasto maior de energia diariamente.

Portanto, não tenha medo de começar a usar pesos para emagrecer em seu treinamento. Mantenha uma rotina constante e progressiva. Além disso, não preste muita atenção ao seu peso na balança, mas sim às suas medidas.

Comece com algo simples, podem ser garrafas de água, halteres de areia e exercícios com o peso do corpo em um lugar confortável e de fácil acesso. Assim, começar a treinar não causará estresse. Lembre-se então que se você treinar com pesos para emagrecer, você queimará gordura e ganhará resistência.