Suar emagrece? Saiba se perdemos peso com a transpiração

· 9 de julho de 2018
O mecanismo da transpiração é ativado pelo nosso corpo quando a temperatura sobe. O corpo tenta manter a temperatura adequada e por isso o cérebro manda uma ordem para as glândulas sudoríparas, que começam a liberar água.

A ideia de que quanto mais você suar, mais você irá perder peso, é uma crença comum entre os praticantes de exercício. É comum ver pessoas que realizam sua atividade física com muitas roupas, plásticos e todos os tipos de acessórios para aumentar a quantidade de suor. Mas suar emagrece mesmo?

Não, essa crença é falsa. Embora a transpiração tenha alguns benefícios para o corpo, como a eliminação de toxinas e a perda de calorias, o suor não está diretamente relacionado à perda de peso. A seguir, veremos alguns elementos para entender por que não perdemos peso quando suamos.

Entendendo o fenômeno da transpiração e se suar emagrece

Quando a água evapora com o suor, uma parte do calor é absorvida pelo ar e a temperatura do corpo diminui. As circunstâncias em que o corpo transpira mais são calor e umidade. Cada pessoa sua em um ritmo diferente, dependendo do seu tamanho, volume e condição física.

Mulher muito suada fazendo exercício físico

Uma pessoa de tamanho grande geralmente transpira mais, porque tem que esfriar uma quantidade maior de gordura. No caso de quem tem uma condição física melhor, isso também pode acontecer porque o sistema de resfriamento tornou-se mais eficiente para ajudá-lo no treinamento.

O suor contém principalmente água, açúcares, sais minerais e resíduos. Depois de se exercitar e suar muito, é possível que uma pessoa pese menos e isso faz com que você tenha a ideia errada de que suar emagrece.

Na verdade, essa aparente perda de quilos é uma sensação temporária. É uma perda de água, uma desidratação momentânea que deve ser compensada rapidamente para evitar sérios problemas de saúde. Ao beber água, o peso é recuperado e a falsa ideia de que perdemos peso quando suamos desaparece.

A gordura é queimada e perdemos peso quando transpiramos?

Gordura corporal não é eliminada através do suor. Ela é oxidada e usada como energia ao realizar uma atividade física. Quanto mais energia o corpo precisa para se  exercitar, mais gordura ele pede às células.

Nesse sentido, existe uma relação indireta entre suar e queimar de gordura. Ao realizar um treinamento intenso, o corpo ativará o mecanismo de suor aumentando a temperatura. Esse exercício também envolverá um esforço importante que exigirá muita energia e o corpo consumirá gordura para obter essa energia.

Dessa forma, embora o suor não envolva diretamente a queima de gordura, a energia que o corpo precisa para realizar a atividade de produção de suor consome gordura. Então indiretamente poderíamos dizer que sim, suar emagrece nesse sentido.

O fato de usar ‘truques’ para suar mais, porém, não ajudará. Não é o próprio suor que ajuda a queimar gordura, mas a atividade que o causa. Nós não perdemos peso quando suamos, mas podemos fazer isso fazendo exercícios que nos fazem suar.

Mulher secando seu suor na academia com uma toalha

Tentar suar excessivamente pode ser perigoso

Se fosse verdade que suar emagrece por si só, bastaria colocar um casaco de lã no meio do verão e ficar em um canto no sol por várias horas. Obviamente, isso não funciona.

Há quem treine em lugares com altas temperaturas ou use muita roupa para fazer isso. Outras pessoas usam plásticos ao redor da cintura pensando que desta forma eles poderão queimar gordura. No entanto, a transpiração excessiva tem alguns riscos ligados à desidratação.

Além disso, um músculo que está desidratado tem um risco maior de lesão. Sua elasticidade não é a mesma e sua capacidade de contrair também não é. A consequência pode envolver danos significativos ao corpo daquele que se exercita.

Você deve se lembrar que um organismo mal hidratado não pode tolerar um aumento na temperatura. É necessário se hidratar antes, durante e depois da atividade física.

O nível de líquidos ingeridos é uma questão muito importante: uma desidratação leve pode causar tontura e dor de cabeça. Uma desidratação grave pode ser muito pior e exigir até mesmo uma hospitalização.

Então agora você já sabe que, apesar da crença popular, suar não emagrece e não perdemos peso apenas pela transpiração. A melhor maneira de fazer isso é queimar mais calorias do que você consome. Para isso, uma dieta equilibrada e atividade física regular são métodos muito mais seguros e eficazes.