Benefícios de fazer sprints em escadas

19 de agosto de 2019
A falta de tempo não é desculpa para não se exercitar diariamente. Na prática podemos encaixar atividades físicas dentro dos nossos hábitos diários. Um exemplo é fazer sprints nas escadas diariamente.

IssoO estilo de vida sedentário é um problema de saúde global. Uma porcentagem muito alta da população não faz atividade física, mesmo que seja algo tão básico e cotidiano quanto caminhar. Fazer pequenos sprints nas escadas diariamente é uma boa maneira de começar.

Somente quando problemas físicos aparecem é que as pessoas decidem, de forma relutante, começar a se mexer. Mas essa decisão não precisa ser um problema.

Para essa atividade com escadas, não é necessário se matricular em uma academia ou comprar equipamentos especiais. É um tipo de treino muito útil, e não apenas para os interessados ​​em quebrar o ciclo vicioso da preguiça.

Essa atividade também é muito popular entre os atletas de alta performance ou aqueles que, devido à falta de tempo, não podem treinar como gostariam. Vamos ver porque essa é uma maneira eficaz de treinar com  intensidade.

Fazer do cotidiano um ótimo treino

Além de fazer pequenos sprints nas escadas diariamente, há mais uma série de atividades do dia a dia que são muito úteis para recuperar a forma física. É o caso da limpeza, de passear com o cachorro, de dançar ou de caminhar.

Para alcançar o sucesso, manter uma disciplina de trabalho é um dos requisitos fundamentais. Ou seja, isso é algo a ser feito todos os dias.

Se você tiver que fazer compras em um supermercado que não fica muito longe, é melhor ir andando do que de carro. Se você trabalha em um prédio em um andar que não for muito alto, as escadas são o caminho ideal.

Nos shoppings, os elevadores ou escadas rolantes devem ser a última opção, especialmente quando se trata de subir. Porém, se o uso do veículo for essencial para o trabalho, uma boa ideia é estacionar o mais longe possível.

O mesmo acontece se o metrô for o meio de transporte para os deslocamentos. É aconselhável descer uma estação antes ou depois do destino, para andar um pouco mais.

Para todas essas opções, otimizar o uso do tempo também é essencial. Fazer as coisas com pressa não é a melhor maneira de manter esse tipo de costume.

Fazer do cotidiano um ótimo treino

Sprints de intensidade variada

A progressão no exercício é outro dos truques para que essas atividades diárias, curtas e fáceis de executar proporcionem resultados mais visíveis e em menos tempo. Não se trata apenas de andar ‘por andar’ ou de subir dois ou três andares pelas escadas em um ritmo calmo, justamente para não se cansar.

Devemos tentar fazer exatamente o contrário. Ou seja, devemos buscar um aumento na frequência cardíaca, juntamente com a aceleração da frequência respiratória e um aumento do bombeamento de sangue para todos os cantos do corpo.

Embora caminhar ‘casualmente’ seja preferível a nunca caminhar, para alcançar resultados visíveis e duradouros, são necessárias mudanças de intensidade. Em suma, é necessário transpirar.

Benefícios de fazer sprints em escadas diariamente

Tanto o sistema circulatório quanto o cardiovascular são os primeiros a obter os benefícios quando uma pessoa sedentária decide deixar a sua passividade para trás.

Isso porque fazer pequenos sprints nas escadas diariamente exige mais bombeamento do coração, o que significa que os tecidos receberão mais sangue, oxigênio e nutrientes.

Isso implica, automaticamente, que os músculos aumentem de tamanho e fiquem mais tonificados. Além disso, a capacidade de trabalho dos pulmões se tornará mais eficiente. Dessa forma, os ganhos em termos de força, potência e resistência serão evidentes.

Benefícios de fazer sprints diariamente

Não é só para iniciantes

Fazer pequenos sprints diariamente não é algo indicado apenas para aqueles que querem sair do estilo de vida sedentário. Atletas amadores ou de elite também apostam em subir escadas para fortalecer áreas específicas e melhorar o desempenho esportivo.

Para os praticantes da corrida de rua, a escolha de calçadas com declives que obriguem a aumentar a potência pode ser um adicional de dificuldade simples.

Mas subir as escadas trotando ou correndo é  um excelente plano alternativo para que o corpo deixe a sua zona de conforto.

Outros esportes, tais como o vôlei ou o basquete, apostam nas arquibancadas dos estádios para que os jogadores fortaleçam toda a parte inferior do corpo. Assim, eles alcançam melhorias significativas na capacidade de salto. Além disso, sua resistência também aumentará substancialmente.

Em conclusão, basta montar um plano, uma linha de ação e cumpri-la. A paciência também é um elemento importante: não há exercícios ou treinos milagrosos que ofereçam resultados de uma semana para outra.  

  • Cuaderno Aula. 2012. Ejercicios de velocidad en escaleras. Extraído de: http://www.cuadernoaula.com/blog/davidgonzalez/files/2012/10/Ejercicios_de_velocidad.pdf
  • Cáceres, C. 2013. Subir escaleras, una forma de potenciar el ejercicio. Fundación Diabetes. Extraído de: https://www.fundaciondiabetes.org/upload/noticias/10238/068.pdf