Triatlo indoor: nova tendência fitness

9 de março de 2020
Durante os últimos anos, o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) se estabeleceu entre as novas tendências fitness. O triatlo indoor é uma modalidade dentro dessa categoria. Vamos conhecê-lo!

Durante os últimos anos, o treino intervalado de alta intensidade se revelou como uma das principais tendências fitnessOs benefícios que o famoso HIIT proporciona para a nossa saúde são muito variados. Uma dessas novas tendências é o triatlo indoor. Vamos descobrir tudo o que você precisa saber sobre ele a seguir!

O que é o triatlo indoor

O triatlo indoor é um treino intervalado de alta intensidade ou HIIT que, assim como o seu irmão mais velho, o triatlo convencional, mistura três atividades que podemos encontrar em qualquer academia:

  • Skierg (simulador de esqui nórdico). 
  • Bicicleta
  • Remoergômetro.

Trabalhar com esses três elementos nos proporciona um treino dos mais completos em termos musculares. Dessa forma, por meio dessa nova prática esportivavamos trabalhar absolutamente todos os grupos musculares de uma maneira muito equilibrada e adaptável a qualquer grupo populacional.

Quais são os benefícios que ele nos traz?

Conforme comentamos anteriormente, a prática dessa modalidade nos oferece um estímulo muito completo para o corpo inteiro. O triatlo indoor nos permite desenvolver o nível de treinamento, seja de força ou de resistência cardiovascular.

Através da execução desses exercícios, podemos melhorar a força muscular ao mesmo tempo em que o nível cardiovascular também é aprimorado. É por esse motivo que essa atividade, o triatlo indoor, se aproxima das demandas fisiológicas do triatlo tradicional.

Outro dos grandes benefícios que a sua prática nos traz é o fato de que não há impacto articular. Em outras modalidades de cardio, é possível sofrer problemas derivados desse impacto.

No entanto, no triatlo indoor, esse risco é eliminado, o que permite que ele seja praticado por qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade ou forma física.

Triatlo indoor: nova tendência fitness

Imagem: Men’s Health.

Queima de calorias, outra de suas vantagens

Por último, mas não menos importante, é importante destacar que é possível queimar até 600 kcal em uma sessão de apenas uma hora. Além disso, considerando que o metabolismo pode permanecer acelerado até 24 horas após a atividade, o gasto calórico total estimado pode atingir as 1000 Kcal.

Como é uma sessão dessa modalidade?

O triatlo indoor baseia o seu treinamento em diferentes intervalos de tempo. As três disciplinas descritas acima são alternadas com outros exercícios. Podem ser kettlebells ou pesos russos, corda, treinamento em suspensão ou TRX, elásticos e também exercícios com o próprio peso corporal.

As sessões, dessa maneira, podem se tornar um treino muito completo, adicionando ao mesmo tempo o componente lúdico. Em muitos casos, os treinos podem ser realizados de forma coletiva e podem ser feitas diferentes competições, seja por tempo ou distância. Assim, esta se torna uma modalidade totalmente viciante.

A prática desse tipo de triatlo pode ser o complemento perfeito para o esporte principal que você pratica, uma vez que a transferência adquirida com a sua prática é muito benéfica para qualquer modalidade. Em média, uma sessão pode ter entre 45 e 60 minutos de duração.

Triatlo indoor: nova tendência fitness

É necessário tomar alguma precaução para o triatlo indoor

As preocupações necessárias não são diferentes daquelas para qualquer outra atividade cardiovascular. Por isso, é essencial conhecer o nosso estado inicial de saúde e condicionamento físico para ter a certeza de que não há nenhuma limitação que nos impeça de aderir a essa prática.

Uma boa avaliação física inicial será o melhor ponto de partida para entrar nessa modalidade emocionante.

A partir daí, é importante ter paciência e receber a orientação de um profissional formado em ciências do esporte que nos proporcione uma progressão adequada, para que assim possamos cumprir os princípios básicos do treinamento.

Conclusões

Em resumo, podemos afirmar que o triatlo indoor é uma das novas e mais atraentes modalidades fitness a serem descobertas pela grande maioria das pessoas, atentando especialmente aos benefícios que ele traz para o nosso bem-estar físico.

Então, não fique aí sentado: é hora de experimentar essa nova modalidade tão exigente!

  • Grégoire P Millet, et. al (2014). Demandas Fisiológicas del Triatlón.
  • I. Martínez, et. al (2017) Efectos de un entrenamiento High Intensity Interval Training (HIIT) en condiciones de hipoxia sobre el consumo máximo de oxígeno y la serie roja en deportistas de resistencia. Rev. Andal. Med. Deporte vol. 10, no. 4. Sevilla dic. 2017.