Faça ciclismo aquático com a hidrobike

10 de novembro de 2019
Fazer ciclismo aquático é possível, muito divertido e útil para emagrecer. A hidrobike é feita na parte mais rasa da piscina e fortalece não só as pernas, como também o corpo inteiro.

Cada vez mais pessoas estão optando por fazer exercícios na piscina. Além da natação em si, existem várias modalidades com menos impacto para as articulações e muitos benefícios no nível cardiovascular. Por isso, neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a hidrobike ou ciclismo aquático.

Andar de bicicleta na água?

Sim, é isso mesmo que você leu. Podemos andar de bicicleta na cidade, bicicleta estacionária e… Bicicleta na água! Além de ser muito divertida, a hidrobike é extremamente benéfica para a nossa saúde. Basicamente, trata-se de fazer spinning dentro da piscina.

As bicicletas – especiais para a água – são colocadas lado a lado em uma piscina de até 120 centímetros de profundidade. Dessa forma, a parte superior do corpo fica fora da água enquanto as pernas ficam submersas.

O treino de ciclismo aquático é semelhante à aula de spinning, pois inclui intervalos, velocidade, força e recuperação. As sessões duram aproximadamente 45 minutos e são acompanhadas por músicas agitadas para dar ritmo às pedaladas.

Embora muitas pessoas ainda optem pela natação e pela hidroginástica, a verdade é que há cada vez mais adeptos da hidrobike no mundo fitness. Essa modalidade divertida pode ser praticada em qualquer idade e cada pessoa pode escolher a intensidade do treino, ou seja, pode seguir o próprio ritmo.

O que é necessário para o ciclismo aquático? Uma roupa de banho (no caso das mulheres, é mais confortável se ela consistir em apenas uma peça; para os homens, algo que seja mais justo nas pernas) e sapatos especiais à prova d’água.

Ciclismo aquático com a hidrobike

Quais são os benefícios do ciclismo aquático?

A hidrobike ou, em português, ciclismo aquático, é uma modalidade que, sem dúvida, chama a nossa atenção. E, ainda que você possa não acreditar, há muitos benefícios que merecem ser destacados:

1. Tonifica os músculos

Andar de bicicleta é um excelente exercício para tonificar pernas e glúteos, bem como para trabalhar a parte superior do corpo: abdominais, braços, peitorais e dorsais.

2. Aumenta a força e a coordenação

Ao pedalar, além de serem fortalecidos, os músculos também se tornam mais coordenados entre si. Pode parecer pouco, mas o fato de estender uma perna enquanto a outra está flexionada já é um grande desafio para o nosso corpo.

3. Melhora a saúde cardiovascular

O ciclismo aquático é um exercício cardiovascular bastante completo, pois o coração precisa bombear mais sangue e os pulmões devem oxigenar as células mais rapidamente. Além disso, o ambiente aquático proporciona uma exigência a mais para essas aulas tão dinâmicas.

4. Reduz o impacto nas articulações

Uma das razões pelas quais as pessoas decidem praticar esportes aquáticos é porque o impacto nas articulações dos joelhos ou nas panturrilhas é muito menor do que se estivéssemos em terra firme. Além disso, não temos a mesma sensação de esforço enquanto estamos submersos. Assim, parece que ficamos menos cansados!

5. Permite que você emagreça

Um treino de hidrobike de 45 minutos nos ajuda a queimar 450 calorias em média, embora tudo dependa de cada pessoa. Isso é ideal para quem está fazendo exercícios para emagrecer.

6. Reduz a celulite

Ao estimular a circulação das pernas e exigir movimentos da parte inferior do corpo, o ciclismo aquático é perfeito para combater a celulite ou a flacidez nos glúteos e coxas.

Mulher fazendo hidrobike

7. Reduz o estresse

Estar em contato com a água já é motivo suficiente para nos sentirmos felizes e, assim, nos esquecermos dos problemas. Se somarmos o exercício a isso, é fácil entender por que a hidrobike é usada por muitas pessoas como uma forma de desestressar e eliminar as tensões do dia.

8. Forma vínculos

Esta é uma atividade em grupo, que traz muitos benefícios em termos emocionais. Ela permite fazer novas amizades, manter contato com outras pessoas, conversar com pessoas que não conhecemos, etc.

Assim, não hesite em experimentar e apreciar uma sessão de hidrobike. O ciclismo aquático se tornará a sua modalidade favorita uma vez que você começar a ver os resultados. No começo, você deve ir mais devagar, mas com a prática, você poderá acompanhar os seus colegas e o professor. Anime-se! É muito divertido!

  • Di Masi, F., Silveira, A. L. B., Braz, M. A., Gatica, S. L. A., Borreani, S., Brasil, R. M., & Dantas, E. H. M. (2014). Efectos de un programa de aquagym en mujeres posmenopáusicas. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte.