Treino na hora do almoço: 6 ideias para colocar em prática

16 de janeiro de 2019
Treinar na hora do almoço é muito simples, mas você deve primeiro treinar e, em seguida, almoçar. Lembre-se que sem uma correta digestão, a prática do exercício pode ser prejudicial.

Acabou-se a típica desculpa de não ter tempo. Chegou o momento de aproveitar aqueles minutos livres que temos ao longo do dia e exercitar o corpo. Nós vamos trazer seis ideias de treino para a hora do almoço. Leia o artigo completo!

Por que programar um treino na hora do almoço?

O ritmo de vida atual deixa pouco tempo para as atividades extras. Entre o trabalho, os afazeres do lar e cumprir as horas de sono necessárias para repor as energias, acabam ficam muitas tarefas pendentes.

Entre elas está a de treinar. Mas fazer exercício não só permite conseguir um corpo nota dez, mas também ajuda a libertar o estresse e a tensão do dia.

Assim, o mais recomendável é que você treine primeiro e, em seguida, almoce. Dessa forma, a comida se assentará melhor e você não correrá o risco de ter uma má digestão, cãibra ou embolia.

Sendo assim, ao se tratar de um treino na hora do almoço, ele deve ser rápida, mas eficaz. Por isso, os exercícios que você verá a seguir possuem uma boa dose de intensidade:

  1. Burpees

Não há melhor exercício para um treino rápido e intenso do que os burpees. Pode-se dizer que os burpees trabalham todo o corpo, exercitam os músculos abdominais, as pernas e os braços. Além disso, conta como um exercício cardiovascular, que também estará queimando calorias. Faça cinco séries de dez burpees.

turma de academia fazendo burpees

  1. Yoga

Uma sessão de Yoga irá limpar a sua mente e te relaxará. Pode ser exatamente o que você precisa no meio do dia para se conectar consigo mesmo e deixar o estresse de lado.

Escolha as melhores posições de Yoga e coloque-as em prática durante 30 minutos. Em uma sessão de Yoga você pode queimar até 180 calorias, além disso, você pode variar as posições para não cair na rotina.

  1. Correr

Correr limpa as artérias e os pulmões, também aumenta a resistência e as defesas. Além disso, é uma boa maneira de se divertir e, ao mesmo tempo, fazer atividade física fora do trabalho ou de casa.

Só é preciso ter um bom par de sapatos e roupas confortáveis. Esse é um treino na hora do almoço que fará com que você se sinta revitalizado para, em seguida, continuar a fazer as tarefas do dia.

  1. HIIT

HIIT quer dizer High Intensity Interval Training, que pode ser traduzido como treino intervalado de alta intensidade.

Basicamente, como o nome diz, esse treinamento envolve exercícios intensos em intervalos curtos. O HIIT é muito eficaz e ideal para a hora do almoço, uma vez que não leva muito tempo. Entre os exercícios HIIT que você pode fazer são pular corda, pedalar ou correr.

endurecer abdômen pulando corda

  1. TBC

O TBC queima gordura e tonifica em apenas 30 minutos por dia. TBC significa Total Body Conditioning, que em português quer dizer: Condicionamento Corporal Total.

O TBC se caracteriza por utilizar cordas e steps em seus treinos. Geralmente são sessões animadas com envolvem exercícios de cardio e força. Realizar esse treino na hora do almoço trará uma grande dose de energia para o seu desempenho no resto da tarde.

  1. Zumba fitness

O Zumba fitness é uma excelente forma de se manter em forma, uma vez que toda aula de zumba é divertida e o seu nível de eficácia é bastante elevado. As aulas de zumba utilizam ritmos latinos e urbanos, além de queimar gordura e redefinir os músculos, tudo através da dança. Há diferentes tipos de zumba:

  • Zumba Sentao.
  • Zumba Tonic.
  • Zumba Step.
  • Zumba in the circuit.
alunos na aula de zumba

Escolha a que você mais gosta ou o que mais se amolda ao que você deseja alcançar (perder peso, tonificar, melhorar a coordenação, entre outros) e coloque em prática.

O bom desse método é que você não precisa necessariamente procurar uma academia que tenha aulas de Zumba. Você pode simplesmente adquirir os DVDs e treinar no conforto de sua casa ou escritório.

Aquecer e alongar

Aquecer antes de começar a treinar é muito importante. O corpo necessita se preparar para o exercício e, dessa forma, evitar possíveis lesões. Além disso, depois do exercício, você deve alongar para estabilizar o ritmo cardíaco e prevenir cãibras ou tensão muscular.

Treinar na hora do almoço é uma alternativa revigorante e excelente para as pessoas que têm um dia muito ocupado. Portanto, comece a fazer qualquer um desses seis treinos e obtenha o corpo e o estilo de vida saudável que você deseja.

  • Sperlich, B., Wallmann-Sperlich, B., Zinner, C., Von Stauffenberg, V., Losert, H., & Holmberg, H. C. (2017). Functional high-intensity circuit training improves body composition, peak oxygen uptake, strength, and alters certain dimensions of quality of life in overweight women. Frontiers in Physiology8(APR). https://doi.org/10.3389/fphys.2017.00172
  • Kravitz, L. (2011). HigH-intensity interval training. American College of Sports Medicine, 1–2. Retrieved from https://www.acsm.org/docs/brochures/high-intensity-interval-training.pdf
  • Van Kleef, E., Shimizu, M., & Wansink, B. (2011). Food compensation: Do exercise ads change food intake? International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity8. https://doi.org/10.1186/1479-5868-8-6
  • Gladwell, V. F., Kuoppa, P., Tarvainen, M. P., & Rogerson, M. (2016). A lunchtimewalk in nature enhances restoration of autonomic control during night-time sleep: Results from a preliminary study. International Journal of Environmental Research and Public Health13(3). https://doi.org/10.3390/ijerph13030280
  • Vendramin, B., Bergamin, M., Gobbo, S., Cugusi, L., Duregon, F., Bullo, V., … Ermolao, A. (2016, December 1). Health Benefits of Zumba Fitness Training: A Systematic Review. PM and R. Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/j.pmrj.2016.06.010
  • Nieri, T., & Hughes, E. (2016). All about having fun: Women’s experience of Zumba fitness. Sociology of Sport Journal33(2), 135–145. https://doi.org/10.1123/ijspp.2015-0012