Os benefícios do óleo de coco para quem pratica exercícios

· 19 de agosto de 2018
Atualmente, existem muitos aliados que nos ajudam no caminho para um corpo e estilo de vida saudáveis. O óleo de coco é um deles, principalmente para quem faz exercícios. Descubra o porquê a seguir.

O óleo de coco contém 90% de ácidos saturados, motivo pelo qual muitos especialistas recomendavam não consumi-lo. No entanto, ao longo do tempo ele se mostrou longe de ser prejudicial para nosso organismo. Há uma série de benefícios do óleo de coco para o nosso corpo, descubra-os a seguir.

O que é o óleo de coco?

Há alguns anos os benefícios do óleo de coco ainda não eram reconhecidos e ele não tinha boa reputação, mas isso mudou. Atualmente, é um dos ingredientes mais procurados não só pelos atletas, mas por todos os consumidores.

É um óleo vegetal extraído da polpa branca e fresca dessa fruta. É possível que você tenha conhecido essa fruta apenas quando seca, mas na realidade, ela passa por um processo antes de ser assim. E é durante esse processo que a manteiga é extraída que logo passa a ser esse líquido transparente tão apreciado.

As gorduras contidas no coco, embora saturadas, possuem triglicerídeos de cadeia média que se assemelham mais à gordura contida no leite materno do que a que existe no queijo ou na carne, por exemplo.

Cozinhando com óleo de coco

Benefícios do óleo de coco para quem pratica exercícios

Fortalece o sistema imunológico

Um dos benefícios do óleo de coco é que ele fortalece o sistema imunológico por conter lipídios antimicrobianos e ácidos orgânicos que atuam como antibacterianos, antivirais e antifúngicos. Portanto, é ideal para combater a gripe ou a herpes e outros tipos de infecções.

É bom para o colesterol

O óleo de coco e o exercício ajudam a reduzir o colesterol ruim e elevar o colesterol bom. Reduzem os triglicérides e melhoram a circulação sanguínea, bem como a queima de oxidantes sanguíneos.

Tudo isso evita as doenças cardiovasculares e circulatórias, como varizes.

Digestão

É muito leve para digerir e nos ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo por conseguir evitar doenças como a síndrome do intestino irritável. Isso acontece porque as gorduras saturadas presentes nesse tipo de óleo ajudam na luta contra as bactérias e os parasitas que podem causar indigestão.

Mulher sofrendo de dores estomacais

Bom para o cabelo e a pele

Encontramos coco em vários produtos de beleza. Isso se deve ao fato de que o óleo de coco é ótimo para a saúde do cabelo e da pele. Aumenta a hidratação em ambos, protege-os do envelhecimento e previne rugas.

Como você pode ver, o óleo de coco é um grande aliado. Ele o ajudará a ser saudável por fora e por dentro, o que é mais importante. Experimente e nos conte como foi, se você gostou de todos esses benefícios do óleo de coco!