6 dicas para fazer exercício diariamente

· 5 de novembro de 2018
Veja algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a consistência na hora de treinar. O exercício diário é um dos melhores hábitos saudáveis, e é ainda melhor se você o complementa com uma dieta balanceada.

Fazer exercício diariamente é para poucos. Só aqueles que fazem conhecem os benefícios que isso implica para o corpo. Em um mês de exercício diário feito consistentemente os músculos adquirem tonicidade e força. O problema é encontrar tempo e vontade para cumprir o objetivo.

Dicas para fazer exercício diariamente: pense que é agradável

Parece simples, mas a proposta esconde um trabalho mental complexo. Geralmente a rotina diária dá a impressão de não haver espaço para outra coisa. Se houver um intervalo de tempo livre, a fadiga e o estresse tendem a ocupá-lo, assim como prazeres ou descanso. Assim ficamos em tempo para fazer exercício diariamente.

Homem e mulher se exercitando felizes

Primeiramente é necessário mudar a ideia de que fazer exercício diariamente tirará tempo de coisas mais interessantes. Pelo contrário, a medida que o treinamento em casa seja um hábito constantemente, o corpo e a mente adquirem mais energia para o resto das coisas.

Os momentos de prazer, lazer e até descanso são vivenciados com maior intensidade. Isso graças ao fato de que o exercício melhora o desempenho orgânico de uma forma geral. Desde hormônios a articulações, passando pelos músculos e circulação sanguínea, tudo começa a funcionar melhor quando você se exercita todos os dias.

O hábito de definir uma programação diária para treinamento é uma maneira ideal de organizar. Algumas pessoas escolhem a manhã, porque elas têm mais energia e porque fazer exercícios antecipadamente otimiza o desempenho ao longo do dia.

Algumas pessoas acham mais relaxante fazer exercícios ao anoitecer, com benefícios adicionais para estimular o apetite e promover um sono profundo e de qualidade.

Determinação de objetivos: realismo

Os objetivos têm a ver, em primeiro lugar, com o nível de experiência. Uma pessoa que se exercita por anos saberá exatamente quais tipos de exercícios são convenientes para ela, por quanto tempo e a que hora do dia. A rotina adequada de treinamento é importante para criar e manter o hábito de fazer exercício diariamente.

Menina tentando fazer flexão

Se você não tem experiência ou acompanhamento especializado de um personal trainer, você deve começar com exercícios básicos e simples. Há uma infinidade de vídeos de treinamento on-line e aplicativos de onde você pode obter ideias, dicas e propostas adaptáveis ​​a cada necessidade.

Prepare um espaço e elementos apropriados

A preparação do momento do exercício pode ser muito útil para sustentar o hábito. De acordo com os objetivos declarados, é possível comprar elementos como halteres, cordas, elásticos ou esteiras.

Escolher uma música motivadora produz um grande efeito para encorajá-lo a realizar exercícios todos os dias. Você pode armazenar tudo em uma prateleira no armário ou em uma caixa, junto com uma lista de temas musicais adequados para a ginástica.

O espaço necessário para treinar envolverá a possibilidade de estender pernas e braços para cima e para os lados e, eventualmente, pular.

Um alarme para cumprir o exercício todos os dias

Não há necessidade de colocar um alarme para comer ou tomar banho. No entanto, inicialmente pelo menos, geralmente há resistência à ginástica periódica em casa. Às vezes é difícil cumprir o mesmo horário de treinamento durante a semana. Um alarme pode ser um pequeno incentivo para o exercício.

Um dos objetivos deve ser livrar-se de todas as outras atividades e pensamentos e realizar o exercício quase automaticamente. As primeiras semanas podem ser difíceis. Depois de um tempo, o exercício diário é incorporado à rotina.

Mulher no transport olhando no relógio

Dicas finais

  • Outro conselho importante é não cair em excessos, especialmente nos primeiros dias. Cada exercício tem um número sugerido de repetições, tanto para iniciantes quanto avançados; o ideal é progredir aos poucos.
  • A regulação do tempo total de treinamento e o tempo dedicado a cada exercício deve ser pensado e individualizado. À medida que avança, você pode adicionar repetições, séries e novos exercícios.

Embora possa parecer um caminho muito difícil, adquirir o hábito de fazer exercício diariamente é possível. E, com toda segurança, os benefícios desse hábito saudável fazem com que o esforço valha a pena.