Exercícios para queimar gordura na academia

· 7 de novembro de 2018
Muitas vezes queimar gordura é nosso objetivo principal quando frequentamos a academia, mas entre tantas máquinas e modalidades disponíveis não é fácil encontrar quais são os melhores exercícios para alcançar nossa meta.

Geralmente a academia é relacionada ao levantamento de pesos e pessoas musculosas. No entanto, também é possível realizar exercícios para queimar gordura na academia. Você gostaria de saber como? No artigo a seguir, falamos sobre disciplinas e exercícios que podem ajudá-lo.

Exercícios para queimar gordura na academia

Sem deixar de lado as máquinas, as barras e os halteres, também podemos fazer exercícios para queimar gordura na academia. Os mais eficazes são:

1. Correr

A tão famosa esteira pode nos ajudar a atingir o objetivo de perder peso. E não só isso, já que também fortalece os músculos e articulações das pernas, reduz o estresse e melhora a saúde cardiorrespiratória.

Mulher correndo na esteira para queimar gordura

Embora não seja verdade que não há como correr ao ar livre, na academia podemos controlar melhor os movimentos graças a esta máquina, além de correr com mais conforto.

Comece com uma caminhada, depois faça um trote leve e, finalmente, corra em uma velocidade maior. São recomendados pelo menos 20 minutos. Estudos indicam que uma leve inclinação equipara a corrida na esteira a uma na rua.

2. HIIT

O Treino Intervalado de Alta Intensidade (ou HIIT em inglês) é outra modalidade de exercícios para queimar gordura na academia. Muitas o oferecem como ‘aula adicional’, que conta com cada vez mais adeptos. As sessões duram apenas 30 minutos, mas são bastante exigentes e aceleram o metabolismo por 24 horas.

Mulher praticando hiit para queimar gordura

O HIIT pode ser adicionado a qualquer treino de cardio ou até mesmo ao levantamento de peso. Os exercícios são muito diversos: burpees, agachamentos com salto, jumping jacks, joelhos ao peito, sprints… tudo depende da imaginação do treinador!

3. Bicicleta

Outro complemento da academia que os que se dedicam à musculação deixam de lado. No entanto, a bicicleta estacionária possui muitos benefícios, semelhantes aos de andar na rua. Se você quer perder peso, adicione 30 minutos de pedalada à sua rotina e em algumas semanas você verá os resultados.

E não só isso, já vez que também irá melhorar a sua resistência física, fortalecer os joelhos e lhe dar muito oxigênio. Recomendamos que você comece lentamente e aumente a velocidade aos poucos.

Essa máquina nos permite um maior esforço que outras, como a máquina de remo, e oferece menos riscos de lesões que a corrida. É uma ótima opção!

4. Tabata

O treino Tabata é uma disciplina de origem japonesa cujo principal objetivo é queimar gordura. Consiste em realizar séries de quatro exercícios diferentes seguindo uma regra: para cada 20 segundos de treinamento, 10 segundos de descanso.

Alguns dos exercícios desta rotina são: agachamentos, barra, flexões de braços e passadas. Os benefícios do treino Tabata são semelhantes aos do HIIT porque melhoram a resistência e a frequência cardíaca, fornecem muito oxigênio para o corpo, tonificam e trabalham todo o corpo.

5. Elíptica

Se você quer queimar gordura na academia e está um pouco entediado da bicicleta estacionária, pode usar outras máquinas, como a elíptica. Incluindo 30 minutos, duas ou três vezes por semana, ela pode te ajudar a mudar completamente a sua silhueta.

Mulher usando a elíptica para queimar gordura

O objetivo é escolher uma resistência tal que os movimentos requeiram algum esforço. Uma dica: coloque os joelhos alinhados com as pontas dos pés para que o empuxo seja correto e evite dores ou lesões. E não levante os calcanhares por nada no mundo!

6. Spinning

Outra forma de perder peso na academia é o também conhecido como ‘indoor cycle‘. Inclui uma bicicleta fixa, mas as pedaladas são mais intensas do que se fizéssemos por conta própria.

Isso ocorre porque é uma aula que inclui música, um professor que nos guia e diferentes combinações de movimentos: sentado, em pé, com os braços mais para frente ou mais para trás, etc. É muito divertido!

7. Remo

Pode parecer que esta máquina é usada para fortalecer os braços e as pernas, mas na verdade, serve também para queimar calorias… E em grande quantidade! O movimento é o mesmo que se remássemos um barco, portanto todo o corpo entra em movimento.

Mulher na máquina de remo para queimar gordura

E mesmo que você não acredite, o esforço exigido pelo remo é perfeito para dizer adeus aos quilos extras. Como dica, mantenha sempre as costas retas. Desta forma, você evitará dores ou lesões.