Equipamentos de academia: exercite-se em casa!

13 de janeiro de 2020
A ideia de treinar em casa te agrada? Consiga os melhores equipamentos para fazê-lo! Hoje vamos propor algumas ideias que o ajudarão muito.

Ter equipamentos de academia em casa pode facilitar muitos aspectos da sua vida. Hoje nós compartilharemos como facilmente montar uma academia em sua casa.

A academia é um local com muitas máquinas para treinar e se manter em forma. Nesses lugares, é claro, geralmente há pessoas se exercitando. Portanto, as academias são excelentes pontos de encontro e os locais mais comuns para treinar e perder peso.

No entanto, existem pessoas que não têm tempo, não gostam da atmosfera das academias ou, simplesmente para um maior conforto, preferem treinar em casa. Nesses casos, ter equipamentos de academia em casa se torna uma excelente alternativa.

Academia em casa

Ter uma academia em casa pode facilitar a atividade esportiva por vários motivos. Primeiro, porque você não precisará esperar que as máquinas fiquem vagas. Além disso, você terá a grande vantagem de tocar a música que você gosta.

Para ter seus próprios equipamentos de academia, você deve escolher um espaço em sua casa onde possa colocar todos os aparelhos sem inconvenientes. Pode ser uma sala ou outro local que não interfira no restante dos espaços.

Nas academias, geralmente existem máquinas ou acessórios que poucas pessoas usam. Portanto, ter seu próprio equipamento pode lhe dar a liberdade de investir nas coisas que você precisa e realmente vai usar.

Reúna seus equipamentos de academia

Talvez nem todas as pessoas pratiquem as mesmas combinações de exercícios, mas existem dois aspectos gerais que os atletas precisam e que, por sua vez, são relevantes para formar uma equipe de ginástica:

  • Cardio: existem exercícios cardiovasculares que podem ser realizados sem equipamento. No entanto, é sempre bom ter um equipamento cardiovascular e, assim, expandir o leque de possibilidades.
  • Desenvolvimento muscular: grande parte das metas durante um treinamento é alcançada através de diferentes exercícios que exigem peso, barras, caixas ou aparelhos de ginástica. Dessa forma, podemos tonificar, construir músculos, definir ou atingir qualquer outro objetivo.
Monte seus equipamentos de academia

Levando em consideração esses dois pontos, compartilharemos o equipamento essencial para se ter um espaço totalmente condicionado para o exercício. Tome nota!

Colchonetes como equipamentos de academia

Os colchonetes podem não ser a primeira opção para quem pensa em montar uma academia em casa. No entanto, a verdade é que eles são importantes para cuidar do corpo ao se exercitar no chão.

Kettlebells

Os kettlebells ou halteres russos são ótimos para ter em casa. Eles não ocupam muito espaço e você pode comprá-los com o peso que normalmente usa em seus treinos.

Da mesma forma, há uma grande variedade de exercícios com kettlebells. Eles são elementos essenciais para aumentar a massa muscular, tonificar os músculos e ganhar força.

Bola de Pilates

As bolas de Pilates são excelentes para exercícios como abdominais ou agachamentos. Você pode até usá-la como uma cadeira para corrigir ou melhorar sua postura.

Equipamento de cardio

Os equipamentos para fazer exercícios aeróbicos são muito variados. Dependendo do seu orçamento, você pode adquirir acessórios como uma corda de pular ou um stepSe você quiser fazer um investimento maior, pode comprar um transport, uma esteira ou uma bicicleta ergométrica.

Barra fixa

A barra fixa é muito útil, fácil de instalar e permite que você faça diferentes exercícios com ela. Portanto, é um dos equipamentos de academia mais valiosos para se ter em casa.

Rolos de espuma como equipamentos de academia

Os rolos de espuma são ideais para massagens musculares, exercícios de aquecimento ou exercícios de flexibilidade após o exercícioTambém podemos usá-los como elemento de suporte em variações de exercícios abdominais, flexões, alongamentos, entre outros.

Rolo de espuma

Banco para exercícios de peso

Um banco é realmente funcional para uma ampla variedade de exercícios, por isso é bom ter um. Grande parte do treinamento com pesos é realizada em um banco, mas, por sua vez, existem muitos exercícios sem peso que também o envolvem.

Aproveite a sua academia pessoal

Adaptar um espaço em sua casa para treinar tem muitas vantagens. Uma delas é a possibilidade de reduzir despesas, já que você não precisará pagar por uma academia. Também é útil para aproveitar ao máximo o seu tempo, poder se exercitar quando quiser e sentir a liberdade de treinar como quiser.

Ao mesmo tempo, você deve cuidar de aspectos como a autodisciplina, motivação e execução dos exercícios. Visto que, estando sozinho, você não tem ninguém para motivá-lo quando está sem energia, é necessário se esforçar nesses detalhes.

Por fim, lembre-se de que, com o passar do tempo, você pode adicionar as coisas que considerar necessárias para a sua academia em casa. O importante é que você nunca pare de treinar!

  • Charness, G., & Gneezy, U. (2006). Incentives to Exercise. SSRN. https://doi.org/10.2139/ssrn.905026
  • Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2007). Active human nature: Self-determination theory and the promotion and maintenance of sport, exercise, and health. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Exercise and Sport, 1–19.