Devo fazer alongamento antes e depois do treino?

· 3 de maio de 2019
Que espaço você dá para os alongamentos nos seus treinos? Vamos te mostrar os melhores exercícios para cada momento.

O alongamento é essencial para manter ligamentos, músculos e articulações fortes e saudáveis para a atividade física. No entanto, ele deve ser feito antes ou depois do treino? Continue lendo e descubra!

Um alongamento esportivo é composto por exercícios feitos com o objetivo de aumentar o grau de mobilidade das articulações e alongar os tendões.

Diferentes exercícios de alongamento podem melhorar ou piorar o seu desenvolvimento esportivo, dependendo deles serem feitos antes ou depois do treino. Portanto, é necessário saber como e quando se alongar.

Por que fazer alongamento?

Alguns atletas negligenciam ou não dão prioridade ao alongamento. No entanto, o alongamento tem muitas características benéficas para o corpo:

  • Previne lesões e cãibras musculares.
  • Oxigena os músculos.
  • Melhora o desempenho esportivo
  • Fortalece os tendões, articulações, ligamentos e músculos.
  • Aumenta a amplitude de movimento.
  • Diminui a quantidade de ácido lático.
  • Melhora a flexibilidade.

Então, fazer alongamento antes e depois do treino é importante para manter um melhor cuidado corporal ao praticar esportes e, ao mesmo tempo, para melhorar muitos aspectos do desempenho na atividade física.

Nesse sentido, nem todas as modalidades esportivas precisam do mesmo grau de flexibilidade. Ou seja, para fazer ginástica é necessário se alongar muito mais do que para alguns outros esportes, como correr, por exemplo.

Fazer alongamento antes e depois da atividade física pode prolongar o seu treino; no entanto, esses minutos a mais valem a pena. Desta forma, o corpo adquire uma melhor postura e também aumenta a capacidade de controlar os músculos.

Alongamento dinâmico e estático

A questão do momento de fazer alongamentos tem a ver com o fato de que existem alongamentos com funções diferentes. Portanto, não são os mesmos exercícios executados no início que serão feitos após o término do treino.

A diferença entre o alongamento a ser realizado antes do treino e aquele que é feito depois é que um deve ser dinâmico e o outro estático.

Alongamento dinâmico e estático

Alongamento dinâmico

Alongamento dinâmico é aquele que é feito antes da atividade física. Geralmente são exercícios que estimulam o sistema nervoso e preparam os músculos para a atividade física. Geralmente, são exercícios energéticos, tais como rotação de quadril, pulsos, pés, entre outros.

Este tipo de alongamento é responsável por aumentar o fluxo sanguíneo e lubrificar as articulações. Deve ser acompanhado por outros exercícios para aquecer o corpo e, assim, ficar em boas condições para iniciar o treino.

Alguns dos alongamentos dinâmicos que você pode fazer são os seguintes:

  • Elevação de pernas.
  • Movimentos circulares dos tornozelos, pulsos e cabeça.
  • Skipping.
  • Polichinelos.
  • Afundo lateral.
  • Rotação de quadril.

Alongamento estático

O alongamento estático é feito ao finalizar o treino. Envolve alongamentos prolongados por 20 ou 30 segundos; tem a finalidade de reduzir a tensão dos músculos logo após o treino.

Fazer exercícios de alongamento que mantêm uma posição geralmente está mais ligado ao desenvolvimento da flexibilidade.

Não se trata mais de preparar o corpo para um treino, mas sim de alongar e dar mais mobilidade a todos os membros. Ao mesmo tempo, isso também é feito para oxigenar e relaxar os músculos para o descanso.

A seguir, mencionamos alguns alongamentos estáticos que você pode colocar em prática:

  • Tocar as pontas dos pés.
  • Posturas de Yoga.
  • Exercícios de Pilates.
  • Joelhos ao peito.

Fazer tudo corretamente

É importante conhecer a maneira correta de fazer alongamentos para evitar lesões e dores. Embora o alongamento antes do treino seja recomendado, ele sempre deve ser acompanhado por um bom aquecimento.

Quando você se alonga, você pode sentir um pequeno puxão e um leve desconforto – mas um alongamento nunca deve doer. Não force o seu corpo além das suas capacidades, pois isso pode ser perigoso.

Seus músculos não devem ser contraídos, mas sim relaxados para que assim o sangue flua melhor e os músculos possam se alongar.

Alongamento estático

Da mesma forma, não é conveniente fazer alongamento estático antes do treino, uma vez que alongar os músculos ainda frios pode causar pequenas rupturas no tecido muscular. Dessa forma, pouco a pouco, ele pode ser danificado.

Além disso, você deve tomar cuidado com todos os detalhes dos exercícios de alongamento, a fim de evitar traumatismos causados pela má execução. Da mesma forma, é necessário usar roupas confortáveis, hidratar-se, alimentar-se bem e não ficar com a respiração agitada, mas sim tranquila.

Em suma, fazer alongamento antes e depois do treino garante um melhor desempenho esportivo, uma melhor circulação e um cuidado ideal com o seu corpo. Agora você só tem que colocar em prática os exercícios correspondentes, tanto no início quanto no final do seu treino!