Dê mais passos por dia sem esforço com estas excelentes dicas

30 de abril de 2019
Um registro de nossos passos pode nos ajudar a levar uma vida mais ativa e saudável. O objetivo, além de ter uma silhueta mais atraente, é evitar o sedentarismo, a obesidade e as doenças cardiovasculares.

Manter o controle dos passos que damos por dia não parece importante no mundo acelerado do século XXI. No entanto, para dizer a verdade, isso poderia nos proporcionar uma saúde melhor. Por isso, muitos treinadores e médicos estão resgatando o valor de caminhar diariamente.

Para aqueles que encontram dificuldades de caminhar mais, existem maneiras de dar mais passos por dia; neste artigo apresentamos algumas.

O número de passos que damos diariamente pode definir a saúde do nosso corpo. Antes, a Organização Mundial da Saúde indicava que todo ser humano deveria fazer atividade física por pelo menos 150 minutos semanais. O objetivo era evitar o sedentarismo, a obesidade e as doenças cardiovasculares.

No entanto, logo se descobriu que isso não era suficiente e se falou em dar 10 mil passos por dia. Recentemente, descobriu-se que nem isso bastava. A nova meta da saúde estaria em poder dar 15 mil passos por dia… Difícil, não? Na verdade existem maneiras de cumprir essa exigência física.

A importância de contar os passos que damos por dia

O tempo em si não é uma medida completa da quantidade de exercício que fazemos. Antes era o padrão disponível, mas contar os passos nos indica com mais precisão os quilômetros cobertos.

Hoje em dia, sabemos que o saudável é queimar de 250 a 500 calorias por dia; assim, pode-se evitar o acúmulo de gorduras. O difícil é que, para alcançar este objetivo, teríamos que percorrer entre 8 e 10 quilômetros por dia a pé. Evidentemente, o ritmo de nossa vida atual nos impede de cumpri-lo.

Isso significa apenas que precisamos encontrar mecanismos para conciliar nosso cotidiano com esta exigência física. O desafio é difícil, mas se disso depende nossa saúde e bem-estar, vale a pena tentar. Com as dicas a seguir, será mais fácil.

A importância de contar cada passo que damos

Aproveite as horas utilizadas para se transportar

O cumprimento de horários é a base do sedentarismo atual. Para chegar cedo, optamos por meios de transporte que permitem nos movermos mais rápido sem realizar esforço físico. Estamos nos referindo ao carro, ao ônibus, ao metrô, etc.

Se sairmos com antecedência e percorrermos o caminho a pé poderemos aproveitar a locomoção para se exercitar, ou pelo menos uma parte dela.

Outro bom modo de dar mais passos é descer as escadas em vez de usar o elevador. Podemos fazer isso em nosso prédio e também quando entramos ou saímos do trabalho.

A ideia é aproveitar cada tempo disponível e investir em dar mais passos por dia. Como compartilharemos o esforço em diversos momentos do dia, nem perceberemos que estamos nos exercitando.

Mais passos por dia: faça exercício para trabalhar

Hoje em dia os escritórios de recursos humanos entendem a importância do exercício, inclusive no horário de trabalho. Se formos eficientes com nossas tarefas, sempre podemos encontrar tempo para uma boa caminhada. Cumprir parte da quilometragem exigida é algo que podemos fazer no conforto do trabalho.

O importante é derrotar o sedentarismo. Para isso, podemos caminhar de vez em quando dentro do edifício ou, inclusive, no escritório. Embora não pareça, andar de um lado para o outro contribui para a queima de calorias.

É possível até fazer o seguinte exercício: se tivermos uma cadeira com rodas, podemos dar passos sentados nela. Para frente e para trás, tentando fazer isso várias vezes ao dia, por períodos de tempo.

Da mesma forma, toda vez que pudermos dar uma parada no trabalho, devemos aproveitar e simplesmente andar. Assim, poderemos dar mais passos por dia.

E claro… Vá para a academia!

Mesmo em nosso trabalho diário sempre teremos um espaço para nos exercitarmos como deveríamos. Como você pode imaginar, realizar um treino mais intenso nos ajudará a perder calorias mais rapidamente. Portanto, não podemos renunciar à ideia de ir à academia de maneira regular.

O número de passos que damos diariamente pode definir a saúde do nosso corpo

Certamente é mais fácil completar a quilometragem em uma esteira ou em uma bicicleta de spinning. Uma aula de aeróbica também ajudará a acelerar o processo. Mesmo com os treinos com peso contribuímos de alguma forma.

Assim, por mais difícil que seja nossa vida cotidiana, devemos sempre reservar um tempo para o exercício disciplinado.

Finalmente, devemos também aproveitar os finais de semana. Geralmente a primeira desculpa para não nos cuidarmos é a falta de tempo. Portanto a melhor alternativa parece ser aproveitar o tempo livre que temos para ganhar mais anos de vida. Portanto, dê mais passos por dia; seu corpo, com o tempo, te agradecerá.