O que é o método tabata e quais são os seus benefícios?

3 de maio de 2019
O método tabata é uma forma muito popular de treinamento intervalado de alta intensidade. É usado em múltiplas metodologias de treinamento físico e de esportes específicos. No artigo a seguir, vamos te contar quais são os seus benefícios.

O método tabata é um treinamento perfeito para as pessoas que procuram alcançar resultados apesar da limitação de tempo ser um problema. Além disso, ele também traz muitos benefícios para a saúde. Conheça neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de treinamento.

Certamente o método tabata é uma forma única de exercício cardiovascular que oferece benefícios mais saudáveis do que a maioria dos exercícios físicos tradicionais. A melhor parte desse estilo de treinamento é que praticamente qualquer exercício pode ser incluído nele.

Além disso, você deve saber que o método tabata requer tanto os sistemas aeróbicos quanto os anaeróbicos durante os exercícios.

No entanto, como os intervalos de intensidade exigem esforço total e os curtos períodos de recuperação resultam em um grande déficit de oxigênio, esses 4 minutos de treino podem parecer os 4 minutos mais longos da sua vida.

Em contrapartida, a disponibilidade deste exercício economiza tempo em si, já que você não precisa ir para a academia para colher os benefícios. Você só precisa do seu próprio peso corporal ou de alguns equipamentos domésticos, tais como faixas e halteres.

Além disso, você deve saber que esse tipo de treinamento não é recomendado para iniciantes, ele é mais adequado para alguém que treina constantemente e se sente confortável com exercícios de alta intensidade.

Na verdade sempre há um maior risco de lesão ao fazer exercícios de alto impacto e intensidade, por isso ele só é adequado para atletas mais experientes.

Os benefícios mais importantes do método tabata

A seguir, vamos te contar quais são as maiores vantagens do método tabata. Tome nota e incorpore-o à sua rotina de treinamento!

1. Você queima calorias

Primeiramente, você deve saber que o método tabata é uma forma de treinamento intervalado de alta intensidade projetado para aumentar a frequência cardíaca durante períodos curtos de tempo.

Os benefícios mais importantes do método tabata

Ao fazer isso, você treina todos os seus sistemas de energia; algo que os exercícios cardiovasculares normais geralmente não fazem.

Certamente o tabata é mais interessante e mais divertido do que outros tipos de treinamento, o que o torna um excelente complemento para qualquer treino de exercícios cardiovasculares. Você está preparado para suar?

2. Você conserva a massa muscular

A perda de massa muscular está associada às longas sessões de cardio, enquanto o método tabata demonstrou aumentar os níveis de testosterona, o que pode, na verdade, ajudar a preservar a massa muscular.

Obviamente, quando você está tentando emagrecer alguns quilos, você quer perder a gordura, não a massa muscular. Portanto, este é um excelente método para alcançar este objetivo.

3. Acelera o seu metabolismo

Outro dos pontos fortes deste tipo de treinamento é que ele permite que o seu metabolismo e frequência cardíaca acelerem devido ao alto nível de intensidade que ele provoca. Isso faz com que o seu metabolismo acelere não apenas durante o treinamento, mas também após a atividade física.

Assim, isso faz com que o seu corpo esteja queimando gordura, mesmo quando você não está fazendo nada. De qualquer forma, você deve saber que, quando exercícios intensos são feitos regularmente, o corpo acelera o metabolismo para lidar com as novas exigências que são impostas.

4. Você economiza tempo

Finalmente, você deve levar em consideração que a curta duração do método tabata aumenta a vontade e a fidelidade para se exercitar regularmente. Afinal, você só precisa de 4 a 8 minutos por dia para melhorar o seu condicionamento físico com esse tipo de treino.

Além disso, você também tem a certeza de que o seu corpo vai responder aos estímulos. Isso aumenta o interesse e a motivação pelas mudanças que o treino está promovendo. Certamente esse interesse elimina o peso que seguir uma rotina de exercícios pode ter às vezes.

Acelera o seu metabolismo

Em resumo, o treinamento tabata pode ser uma maneira divertida de mudar o seu treino atual. Como você pode ver, o método tabata é um dos melhores exercícios para emagrecer e ficar em forma.

De qualquer forma, você deve levar em consideração que este é um treinamento complementar: ele é usado para melhorar o desempenho.

Embora seja verdade que este tipo de treinamento é muito avançado e é mais adequado para atletas experientes, até mesmo os atletas mais iniciantes podem participar desses exercícios.

Eles só devem se certificar de fazer um bom aquecimento antes de começar e de completar todos os movimentos corretamente. Então, por que não incluí-lo na rotina após seus treinos de força?

  • Olson, M. (2013). Tabata Interval Exercise : Energy Expenditure and Post-Exercise Responses. Medicine & Science in Sports & Exercise45, 80. https://doi.org/Unknown