Conheça os benefícios de treinar em casal

16 de junho de 2019
Treinar é casal é algo muito saudável. Neste artigo vamos rever quais são os benefícios dessa prática.

A falta de exercício físico é um dos principais fatores de risco para o estilo de vida atual. No entanto, em muitas ocasiões os esportistas não dispõe do tempo necessário devido a compromissos pessoais, profissionais ou familiares. Por isso talvez você deva considerar treinar em casal e aproveitar seus benefícios.

Treinar em casal proporciona uma dose extra de motivação aos treinos. Além disso, é uma oportunidade perfeita para desfrutar de um momento agradável e compartilhar uma nova paixão. Como você pode imaginar, um dos melhores aspectos sobre treinar em casal é poder passar algum tempo juntos.

Se essa for a primeira vez de ambos em uma atividade esportiva, será uma oportunidade para aprender e evoluir juntos. Mas, além disso, não se esqueça que estar fisicamente ativo reduz o risco de ter problemas de saúde como depressão, hipertensão, diabetes e obesidade.

No mesmo sentido, a atividade física, entre outras coisas, aumenta a resistência muscular, a flexibilidade, a força e o equilíbrio. Por todos esses motivos, a seguir veremos quais são os benefícios de treinar em casal.

Quais são os benefícios de treinar em casal?

1. Proporciona um momento de qualidade

Em primeiro lugar, treinar em casal é sempre uma excelente oportunidade para pôr a conversa em dia com a pessoa que possivelmente esteve longe de você durante a semana devido às responsabilidades profissionais de cada um.

Assim, ao praticar exercício físico com a pessoa amada você não apenas construirá uma mente mais forte e um físico melhor, como também passará mais tempo junto a ela e cada um participará do progresso do outro.

Quais são os benefícios de treinar em casal?

Portanto, ao ter um tempo de treino em comum, você poderá desfrutar de um momento de qualidade juntos que servirá para desconectar a mente.

Como se não bastasse, isso também permite praticar a comunicação em um ambiente livre de estresse. Em suma, praticar esportes juntos permite uma conexão especial entre casais diferente de qualquer outra atividade.

2. Reduz os conflitos do casal

Depois de um treino o corpo secreta serotonina, um hormônio que relaxa o corpo e proporciona uma sensação de bem-estar. A atividade física ajuda a aliviar o estresse e a melhorar a concentração.

O simples fato de treinar em casal favorece uma escuta mais atenta. Adicionalmente, proporciona a possibilidade de expressar melhor as emoções. Certamente o exercício cria um vínculo poderoso, uma vez que ambos encorajam um ao outro enquanto estabelecem metas comuns.

3. Promove uma sensação de equilíbrio

O esporte a dois também é uma ótima oportunidade para aprender um com o outro. Nesse sentido, você deve permitir que seu companheiro compartilhe seu conhecimento com você e aproveite a nova experiência de exercício.

Além disso, ao treinar com seu parceiro, rompe-se a monotonia de seus treinos. Trata-se também de uma ótima oportunidade para experimentar novos treinos, como aulas em grupo.

4. Aumenta o vínculo emocional

Quando se treina junto, cria-se um contexto no qual é possível coordenar as ações. Por exemplo, você pode levantar pesos no ritmo do seu parceiro, combinar o ritmo ao correr ou lançar bolas medicinais um para o outro.

Em qualquer caso, o exercício conjunto proporciona a oportunidade de criar essa conexão. Isso beneficia tanto a saúde como o relacionamento e, além disso, é muito divertido!

5. Eleva a motivação

Por último, não há dúvida de que obter apoio para uma série de exercícios é outro aspecto essencial quando se treina em casal. Você sempre pode contar com ele ou ela para obter incentivo, o que te permite aumentar a motivação quando você não sente vontade de fazer os exercícios do dia.

O esporte a dois também é uma ótima oportunidade para aprender um com o outro

Mesmo se você já se sente confortável realizando um determinado exercício, incluir seu parceiro na prática esportiva pode ser uma maneira fantástica de aumentar a produção de energia.

Para a maioria das pessoas, ter um bom companheiro de treino faz com que o comprometimento com as metas de condicionamento físico aumente. Da mesma forma, também se reforça a confiança de que esses objetivos podem ser alcançados.

Para concluir, lembramos que você pode realizar todos os tipos de atividades em casal, sejam exercícios de cardio ou de força. Como sempre, é muito importante prevenir as lesões esportivas com um aquecimento adequado antes da atividade física e alongando após o treino. Por que não compartilhar esse aspecto de suas vidas?

  • Atkinson, B. J. (2013). Mindfulness training and the cultivation of secure, satisfying couple relationships. Couple and Family Psychology: Research and Practice, 2(2), 73–94. https://doi.org/10.1037/cfp0000002
  • Winett, R. A., & Carpinelli, R. N. (2001). Potential health-related benefits of resistance training. Preventive Medicine. Academic Press Inc. https://doi.org/10.1006/pmed.2001.0909