Os benefícios de levantar mais peso e dicas para chegar lá

· 3 de abril de 2019
O principal objetivo de quem treina na academia é aumentar progressivamente as cargas, algo que implica uma autossuperação e que obriga os atletas a dar mais de si mesmos para ultrapassar seus próprios limites.

O objetivo de levantar mais peso proporciona muitos benefícios para o nosso corpo. Chega um momento no treinamento em que o corpo fica acostumado com o trabalho físico que realizamos. Isso significa que, se não fizermos mudanças, os frutos serão cada vez menores.

É aí que surge a necessidade de levantar mais peso. Outra alternativa seria, em vez disso, aumentar o número de repetições. No entanto, neste caso, os resultados são outros. Hoje, focaremos na adição de quilos aos nossos trabalhos na área de musculação e quais os benefícios que isso nos traz.

De que serve levantar mais peso?

1.- Progresso

Levantar mais peso é a chave para avançar em nosso treinamento. Se você ficar preso em um mesmo peso, número de repetições ou, inclusive, em um objetivo por mais de 6 ou 8 semanas, estará perdendo grande parte do seu tempo.

Quando você aumenta o peso que carrega ou levanta, você está queimando mais calorias ao treinar, já que seu corpo não está acostumado a esse esforço extra. Há uma capacidade do corpo de se adaptar ao treino para economizar energia. Portanto, você deve aumentar as exigências com frequência.

2.- Maior resistência

homem fazendo supino

Ao aumentar as exigências no treinamento, são produzidas algumas mudanças no organismo que são benéficas para os músculos. Entre elas, a tolerância ao ácido láctico é adquirida e o limiar de lactato é ampliado (a intensidade do exercício em que o ácido lático é acumulado e o cansaço ocorre).

Por outro lado, uma resistência aeróbica também é adquirida. Isso tem um efeito positivo nas funções cardiovasculares e permite um maior rendimento esportivo.

3.- Aumento da massa muscular

Todos nós sabemos que, quanto mais peso levantamos, maior o ganho de massa muscular. Por que isso ocorre? Basicamente, conforme há um aumento de tamanho das fibras musculares o músculo aumenta sua resistência às cargas.

Cientificamente, a explicação está no fato de que o aumento do tamanho fibrilar ocorre devido ao aumento da concentração de proteínas contráteis – a actina e a miosina.

4.- Maior queima de calorias

Ganhar massa muscular faz com que o metabolismo basal aumente. O metabolismo basal consiste na energia que as células do nosso corpo precisam para subsistir. Se ele aumenta, queimaremos calorias (e gorduras) mesmo enquanto descansamos.

É por isso que o descanso é frequentemente enfatizado como importante. Ele é uma parte igualmente essencial do processo, assim como as sessões de treinamento em si.

Portanto, se você tem treinado, o melhor é cumprir as horas de sono necessárias. Se, por outro lado, você sabe que vai à uma festa ou que não conseguirá dormir muito, é melhor que não treine. O período de construção ou anabólico ocorre durante as noites e você pode acabar jogando esforço no lixo.

Outras vantagens da musculação

Além dos já mencionados, ser cada vez mais rigoroso com o peso que acrescentamos aos nossos exercícios proporcionará as seguintes vantagens:

  • Reduz o risco de diabetes tipo 2.
  • Evita pressão alta.
  • Queima gorduras, que evita o aumento de peso.
  • Previne problemas cardíacos.
  • Combate transtornos de mobilidade ao aumentar a massa óssea e previne a osteoporose.
agachamento com peso

Conselhos para conseguir levantar mais peso

Embora possa parecer fácil, levantar mais peso semana após semana não é fácil. A razão é lógica: o corpo tem um limite e não podemos sobrecarregá-lo. Então, o que devemos fazer? Aqui estão alguns conselhos:

  • Progressão lenta: o ideal é não queimar etapas ou pretender avançar rapidamente após cada sessão. Portanto, devemos aumentar progressivamente à medida que nos aproximamos do ponto de adaptação. Ou seja, quando um exercício está mais fácil que dizer que está na hora de levantar mais peso.
  • Varie séries e repetições: provavelmente, antes de aumentar os quilos, você poderia fazer mais repetições com o mesmo peso. Também seria uma boa ideia fazer menos séries ou repetições com mais peso. Tudo vai depender da sua condição física e das indicações -fundamentais- do seu treinador. Novamente, o objetivo é avançar lentamente, mas de forma firme e constante.
  • Não perca de vista a técnica: realizar exercícios com mais quilos, mas incorretamente, terá consequências negativas e graves. Você deve ser capaz de controlar os pesos que levanta para que sua postura e os movimentos que você realiza sejam apropriados. Mais uma vez, apoie-se no seu treinador.

Para todos os itens acima, devemos adicionar também os benefícios já conhecidos de realizar atividades físicas e, claro, devemos também enfatizar a necessidade de ter uma alimentação saudável. A próxima vez que você for à academia, tente colocar em prática o comentado aqui para melhorar os resultados.