Concentração durante o esporte: conselhos para obtê-la

12 de janeiro de 2019
Desenvolver a concentração desperta os sensores cerebrais, aguça os sentidos e permite obter não somente grandes benefícios no momento da prática do esporte, mas também em outros aspectos da vida diária.

Quando fazemos qualquer tipo de atividade física, é necessário ter certo controle mental para conseguir o nosso melhor desempenho. Obter uma boa concentração no esporte pode parecer a princípio algo complicado. Veja como alcançá-la a seguir.

Para não ser tão complicado, devemos evitar qualquer tipo de distração que possa atrapalhar o exercício. Isso é essencial. Claro que, quando estamos concentrados, podemos notar um impacto positivo no exercício que nós estamos fazemos.

Saiba tudo sobre a concentração no esporte

Aperfeiçoar a concentração colocará a mente e o corpo em conexão com o esporte que você está fazendo. Continue lendo este artigo e ponha em prática os seguintes conselhos!

Tenha tudo claro

É necessário que você tenha tudo bem claro. Ou seja, você é mais propenso a se distrair se não souber claramente o que deve fazer e como deve fazer. Dessa forma, antes de praticar o esporte, certifique-se que você não tem dúvidas sobre o que você deve fazer. Também foque no seu exercício, não no das outras pessoas.

Mulher arrumada para fazer exercícios

Por exemplo, a função de um goleiro no futebol é evitar que a bola entre no gol, ou seja, o seu objetivo é a bola; se o goleiro se distrai vendo o que os seus companheiros estão fazendo e não estiver observando a bola, é muito provável que o outro time faça um gol.

Então, para ter concentração durante o esporte, você deve estar consciente do seu entorno em todos os momentos. E estar consciente de suas ações em todos os momentos. Quando mais claros estiverem os seus objetivos, mais simples será para se concentrar nas suas responsabilidades dentro da atividade física.

Deixe os problemas em casa

O esporte tem o papel de atividade recreativa. Consequentemente, você não deve permitir que outros fatores alheios ao esporte escureçam os seus pensamentos.

Isso quer dizer que qualquer preocupação ou situação que não envolva o esporte não têm que fazer parte dos seus pensamentos. É importante que você separe os sentimentos que possam entorpecer o esporte daqueles que são necessários para a atividade física.

Se você estiver indo fazer uma aula de spinning, por exemplo, e ficar pensando constantemente em algum amigo ou membro da família ou algum problema na casa, você deixará de lado as coisas importantes sobre o exercício, como manter as costas retas, o ritmo da pedalada, os braços, entre outros.

Dessa forma, você acaba atrapalhando a execução do exercício. Por isso, deixe os seus problemas em casa!

Não desista diante da pressão

No esporte e em muitas outras disciplinas pouco a pouco o nível de dificuldade vai aumentando. Dessa maneira, depende de você ceder diante da pressão ou se manter firme e fazer o exercício corretamente.

Muitas pessoas tendem a pirar quando estão sob pressão, e assim interrompem o treinamento esportivo. O truque está em manter a calma, a simplicidade e se concentrar totalmente no seu treino e não ficar ansioso diante da pressão.

Menina na chuva se secando com toalha

É recomendável que antes de começar a fazer a atividade física você faça um breve alongamento ou escute uma música que você gosta. Isso irá te ajudar a se acalmar um pouco e a manter a calma para poder confrontar situações sob a pressão.

Descubra o que te distrai

Às vezes há alguns elementos no nosso entorno que também podem causar distração. Por essa razão, é importante identificar o que está nos distraindo. Se fizermos isso poderemos controlar melhor os pensamentos – mas se for um pensamento recorrente é necessário trabalhar nele.

Por exemplo, existem alguns boxeadores que se distraem quando tem alguém da sua família os observando ou se houver algum treinador famoso prestando atenção. Isso pode acontecer com qualquer tipo de esporte, mas, além de controlar a mente, é necessário descobrir o que nos distrai para corrigir isso.

Alimentação correta

Alimente-se e se hidrate bem antes de fazer qualquer tipo de esporte. Se você não se alimentar bem nem se hidratar, o seu cérebro não despertará completamente, o que dificulta ainda mais na hora da concentração.

Além disso, ao estar com o estômago vazio e fazer atividade física, você pode sofrer de tonturas e dores de cabeça. Isso, além de ser perigoso para a saúde, diminui sua a concentração no esporte.

Atleta segurando algumas frutas

Motive-se

Mantenha em mente as coisas que você deve fazer. Use frases simples e curtas para se lembrar em que você deve focar. Além disso, motive-se durante o esporte, usando palavras como “você pode” ou “não se renda”.

Elas te ajudarão ao se manter dentro de que você deve fazer. Dessa forma, você estará envolvendo o corpo e a mente na atividade física.

Todos os esportistas devem se concentrar e estar conscientes do que fazem. A concentração tem um papel muito importante e reflete no desenvolvimento do esportista. Não ter uma concentração boa pode até mesmo atrapalhar o desempenho físico. Devido a isso, é necessário um bom controle da mente.

Não importa se você é um esportista avançado ou principiante, o desenvolvimento de uma boa concentração no esporte é imperativo. Aplique esses conselhos na sua vida e não desista. A mente, assim como o corpo, deve ser trabalhada. Quanto mais você se empenhar, mais rápido você melhorará.