Como montar uma academia em casa

· 27 de dezembro de 2018
No que diz respeito ao aspecto econômico, o custo dos aparelhos pode ser amortizado considerando o tempo e o uso, desse modo estaremos economizando o que pagaríamos mensalmente em uma academia tradicional

Você já considerou a ideia de ter um espaço de treinamento no seu próprio lar? Vamos falar hoje das melhores alternativas no que diz respeito aos aparelhos fitness para montar uma academia em casa.

Cada um irá trazer vantagens e desvantagens e diferentes usos, motivo pelo qual é bem importante pensar e se organizar antes de realizar um investimento.

O lado bom de ter uma academia em casa é que a longo prazo isso trará uma economia financeira, mas além disso, já a curto prazo, trará uma economia no que diz respeito ao tempo.

Você poderá fazer exercício em qualquer intervalo que você tiver na sua casa, como enquanto espera o jantar que está no forno ficar pronto. Além disso, se você usava algum tipo de transporte para ir treinar, terá uma maior economia de tempo e o dinheiro do transporte também.

Uma das partes ruins é que sua motivação para treinar em uma academia em casa pode se esvair ao longo do tempo. Muitos profissionais afirmam que ver outras pessoas trabalhando na academia e progredindo pode nos incentivar a dar o nosso melhor. Basicamente, ver que é possível nos torna mais animados.

Conselhos para montar uma academia em casa

Se você já se decidiu e quer comprar aparelhos e máquinas para fazer uma academia em casa, procure ter em mente os seguintes conselhos:

  • Coloque os aparelhos em um lugar iluminado e ventilado. Se você instalar sua academia no sótão ou em um quarto que você nunca entra, dificilmente você se sentirá no clima de malhar.
  • Compre máquinas que você realmente vai utilizar. Se você comprar aparelhos ou acessórios muito complexos que você não gosta, será um investimento provavelmente pouco produtivo.
  • Siga uma rotina e coloque objetivos e metas a curto e longo prazo. Tal e como se estivesse em uma academia. Para isso, você pode ter também uma assessoria de um profissional.

Aparelhos para uma academia em casa

Não tem nem ideia por onde começar a montar uma academia em casa? Não fique preocupado. Todos os aparelhos terão as suas vantagens e desvantagens. A seguir te apresentamos algumas opções para que você possa decidir melhor qual te interessa para ser sua primeira aquisição da sua academia caseira.

A bicicleta estática

Ela é praticamente indispensável nos lares de quem gosta de fazer exercício. Não obstante, muitas vezes acabam esquecidas. Procure não deixar isso acontecer e se comprometa a aproveitar todas as vantagens da bicicleta estática para a sua saúde cardiovascular.

Mulher andando em uma bike na academia

Além disso, lembre-se que ela é uma excelente forma de queimar gordura e calorias. Se seu objetivo é perder peso, encontrará uma grande aliada na bicicleta ergométrica.

Elíptica ou transport

Essa é uma opção muito similar à anterior. A diferença entre a bicicleta e a elíptica é que nessa última podemos exercitar também a parte superior do corpo e os músculos dos quadris, já que o exercício é realizado de pé. Muitos aparelhos permitem o uso tanto como bicicleta quanto como transport.

Máquina multiuso

Trata-se de uma opção muito popular – talvez a mais popular – na hora de criar um espaço de treinamento na própria casa. Pode ser que o custo te assuste um pouco quando você for procurar, mas você deve  ter em mente que a funcionalidade de uma máquina dessas é muito ampla.

Com essas máquinas você pode treinar pernas, tanto de pé quanto sentado, braços (bíceps e tríceps) e peito, ombros e todos os músculos das costas.

Se tivéssemos que falar de um defeito da máquina multiuso, teríamos que falar da sua limitação quanto aos quilos. Algumas pessoas podem querer adicionar discos pequenos aos quilos que a máquina já traz sozinha, mas muitas só deixarão você trabalhar com o peso já embutido.

A limitação dos quilos faz com que muitos atletas avançados desistam delas. Outra desvantagem seria a dificuldade de transporte, já que são muito pesadas.

Banco

Muitos viciados em academia optam logo a princípio por comprar um banco e uma barra com seus respectivos discos. Ainda que isso possa parecer caro, é uma maneira garantida de trabalhar peito, braços e costas de forma completa. Se você tiver mais de uma barra pode fazer uma quantidade ainda maior de exercícios.

Se você está inclinado por essa opção, será melhor escolher um banco ajustável. Dessa forma você poderá trabalhar de diferentes maneiras com os mesmos elementos para atingir músculos diferentes.

Halteres

Ainda que não sejam rigorosamente um aparelho de academia, os halteres podem ser usados no banco para multiplicar a variedade de exercícios que podem ser realizados. Além disso, você também pode usá-los para trabalhar de pé ou no chão.

Máquina de Remo

Essa é uma das opções mais caras quanto falamos de aparelhos de academia, mas é uma excelente forma de treinar muitos músculos do corpo ao mesmo tempo. Além disso, outra de suas vantagens é que essa máquina é fenomenal para fazer cardio em casa.

Esteira

Para os fanáticos por corrida, a esteira pode ser um excelente investimento. Ela será a solução para praticar exercícios aeróbicos mesmo em dias de chuva ou de muito frio ou calor.

Outras alternativas para montar uma academia em casa

Faixas TRX

Se você não gosta de malhar com máquinas ou busca alternativas mais econômicas, as faixas TRX podem te ajudar! Você pode instalá-las perto das escadas, em uma viga ou em um teto baixo, além de usar uma ancoragem na porta e fazer todo tipo de exercício com elas.

E o melhor é que pessoas de todas as idades podem treinar com ela!

Menina fazendo barra no parque

Barra fixa

Instalar uma ou mais barras em algum lugar da sua casa permitirá que você trabalhe com o peso do seu próprio corpo. Dessa forma, você poderá fazer barras e treinar peito, tríceps e costas sem sair do seu lar.

Cama elástica

Uma opção a mais para os treinos de cardio. Saltar na cama elástica é um exercício muito exigente. É ideal para relaxar e também para queimar calorias em qualquer hora do dia, e apenas em uma questão de minutos.

Como você pode ver, não precisa gastar uma fortuna para montar uma pequena academia em casa. A questão principal é saber otimizar os recursos e investir nos acessórios e aparelhos que você vai usar mais e que te tragam, sobretudo, prazer.

Escolhê-los levando isso em conta e o fato de serem úteis para que você alcance seus objetivos fará sua academia em casa um sucesso.