Os 7 melhores benefícios do treino funcional

· 29 de novembro de 2018
Um treinamento funcional consiste em exercícios multiarticulares com os quais pode-se desenvolver a inteligência do movimento humano e, principalmente, trabalhar os diferentes músculos do corpo através de um circuito.

O treinamento funcional é um exercício pessoal muito efetivo devido ao fato de os exercícios se adaptarem às necessidades de cada pessoa e serem orientados para melhorar as funções diárias. Descubra esses e outros benefícios do treino funcional a seguir.

Benefícios do treino funcional vs convencional

A diferença fundamental entre um treinamento funcional e um treinamento convencional é que o funcional não é realizado para competir ou ser melhor que os outros, simplesmente se realiza para melhorar a saúde do corpo e o bem estar geral das pessoas que o praticam.

Por outro lado, tradicionalmente, nos treinamentos onde se realizam exercícios aeróbicos não são levados em conta as necessidades das pessoas que o praticam. No entanto, no treinamento funcional, é possível que o praticante tire o máximo de proveito de seus movimentos e do seu corpo no geral.

Mulher fazendo um exercício com bola

Neste treinamento temos elementos de todas as partes do mundo fitness, além disso ele leva em conta a fisiologia e a biomecânica do funcionamento normal do organismo, e a neurociência e as leis da física que se aplicam em cada movimento do nosso corpo.

Deste modo, os exercícios são realizados a partir do estudo detalhado do funcionamento do corpo da pessoa que o pratica e suas condições individuais. Com isso, é possível obter resultados otimizados.

Por isso que, ainda que este tipo de exercício possa ser realizado em grupo, é muito recomendável realizá-lo de maneira individual para aproveitar todos os benefícios do treino funcional.

Desta forma, além de melhorar as capacidades físicas como a força, a velocidade e a resistência, com o treinamento funcional também se trabalham outras capacidades importantes para o nosso dia a dia como a agilidade, a mobilidade, a estabilidade, a coordenação e o equilíbrio, além de corrigir a postura.

Outra vantagem deste exercício é que não são necessários muitas máquinas e equipamentos com demasiada tecnologia ou muito complicadas de usar. Só é necessário ter a mão caneleiras, bola medicinal ou faixas TRX, entre outros.

Isto, no entanto, não quer dizer que os exercícios são menos efetivos que aqueles que utilizam essas máquinas, além dos funcionais serem mais divertidos.

Facilita a queima de gordura

É certo que a alimentação baseada em uma dieta saudável e equilibrada é a chave para perder peso, porém se alinhadas à prática do treinamento funcional verá como os benefícios aumentam.

Com este tipo de treinamento, poderá queimar a gordura não benéfica para o corpo, além de ajudar a melhorar diferentes qualidade como a resistência, aumentar o metabolismo e a força dos seus músculos.

Alunos fazendo exercícios em uma aula

Melhora a postura do corpo

As posturas incorretas do corpo ao longo do dia e os momentos de estresse vividos podem dar lugar a desequilíbrios musculares. Um dos benefícios do treino funcional é que ele poderá ajudar a corrigir estes problemas de postura e desequilíbrios musculares.

Melhora a estabilidade

O treinamento funcional trabalha muito a estabilidade do corpo, a flexibilidade, o equilíbrio, a mobilidade e a força. Graças a esta combinação de fatores, o seu corpo notará uma grande melhora na estabilidade, além de contribuir para o fortalecimento e a saúde.

Complemento para o esporte

Realizar treinamentos funcionais servem tanto para melhorar a sua saúde quanto para complementar outro esporte. Melhora a relação entre o sistema nervoso e os músculos esqueléticos para obter padrões de movimentos rápidos, de reação e com grande alcance.

Melhora a força do core

Este tipo de treinamento repercute diretamente na ativação do core.  Podendo ajudar a estabilizar a coluna vertebral mediante a uma série de movimentos e posições que devemos realizar diariamente.

Reduz a probabilidade de sofrer lesões

Além de corrigir sua postura e oferecer benefícios para o corpo, o treinamento funcional também te ajuda a evitar as lesões.

Graças a uma série de movimentos e posturas que havíamos comentado anteriormente, nós vamos conseguir também fortalecer tanto os músculos quanto as articulações. Não resta dúvida que com uma musculatura mais forte, diminuímos os riscos de lesões.

Mulher com dor no joelho

Benefícios sociais

Toda atividade onde se possa trabalhar em grupo é benéfica para as relações sociais. Este treinamento, como havíamos comentado anteriormente, pode ser realizado de maneira coletiva, sendo um dos benefícios do treino funcional uma ajuda para conseguir novas relações.