7 benefícios do alecrim para a saúde

· 26 de novembro de 2018
Entre as propriedades dessa erva está a capacidade para aliviar dores musculares e favorecer a desinflamação, e por isso seu uso é especialmente recomendado para atletas.

O alecrim é uma das ervas mais usadas na cozinha. Mas além de seu aroma e sabor, também possui inúmeras propriedades para a saúde em geral. Conheça 7 benefícios do alecrim para a saúde a seguir.

O que é alecrim?

O alecrim é um tipo de arbusto de origem mediterrânea. Esta planta é bem conhecida e usada para temperar uma grande variedade de pratos, mas poucas pessoas conhecem todos os benefícios do alecrim para a saúde em geral.

Essa erva cresce em um tipo de arbusto de caules lenhosos que podem atingir uma altura de até 150 centímetros. As folhas que cobrem os caules são geralmente muito aromáticas, e também abundantes.

Azeite com alecrim

Em relação à coleta, ocorre entre as estações da primavera e do verão e são coletadas a própria planta e as flores. Posteriormente, o coletado é armazenado em uma área protegida do sol e ventilada, até secar.

Quais são os benefícios do alecrim?

Em relação aos benefícios do alecrim, esta planta é muito saudável em seu aspecto nutricional. Ela se tomou mais relevante graças às suas conhecidas propriedades medicinais para distúrbios digestivos, como um ótimo antidepressivo, antiinflamatório, entre outros.

Dores musculares

O alecrim é especialmente recomendado para atletas por ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor muscular. Tem um efeito energizante que ajuda as pernas cansadas e os pés doloridos a se exercitarem. Outro dos grandes benefícios é que, após o consumo de forma regular, as incômodas cãibras diminuem.

Estimulante

Sem dúvida, um dos grandes benefícios do alecrim é a sua capacidade de estimular e aumentar a resistência física, sendo ideal para atletas.

Para alcançar este benefício, existem diferentes maneiras de prepará-lo, sozinho ou acompanhado com canela ou suco de uva. O importante é incorporar esta planta de forma regular à dieta diária para poder observar seus benefícios no curto e médio prazo.

Fisgadas

A erva trabalha para aliviar e reduzir a dor muscular após uma boa caminhada. Para isso, é aconselhável adicionar pelo menos 10 gotas desta infusão à água do banho quente.

Menina com dor no joelho

Mais concentração

Além dos muitos benefícios do alecrim para o físico, esta planta também possui ótimas propriedades que ajudam na concentração e reduzem a perda de memória.

O alecrim promove a circulação sanguínea que atinge o cérebro e, portanto, melhora significativamente a concentração. Por isso, é altamente recomendável para quem quer melhorar sua memória.

Distúrbios digestivos

Como vimos, o alecrim pode ser um excelente aliado para ajudar a eliminar distúrbios de origem digestiva e para facilitar a digestão.

Para obter esse benefício, a maneira de tomá-lo é misturar duas partes de semente de alecrim para uma de açafrão, camomila e erva-doce. A seguir, adicione uma colher da mistura anterior a um copo de água e consuma como se fosse uma infusão.

Beleza

O uso desta planta também favorece vários aspectos físicos. Neste sentido, entre os principais e mais conhecidos benefícios do alecrim relacionados a esta área você pode encontrar: prevenir a queda de cabelo, combate a caspa e hidrata a pele seca.

O alecrim também ajuda a melhorar a dermatite de origem seborreica e até a disfarçar o cabelo grisalho, proporcionando reflexos escuros no cabelo.

Síndrome pré-menstrual

Uma infusão de alecrim duas ou três vezes por dia também ajuda a aliviar os sintomas irritantes da TPM. Neste caso, os efeitos anti-inflamatórios e relaxantes são responsáveis ​​por aliviar a tensão e também melhorar o humor da mulher.

O alecrim é, sem dúvida, uma das ervas que não podem faltar na cozinha. Primeiro, porque o seu aroma dá muito sabor às refeições, mas também porque tem muitos benefícios para diferentes aspectos da saúde.

Os atletas podem ser particularmente beneficiados após o consumo desta erva. Além de ser uma excelente fonte de energia, também ajuda a prevenir cãibras e aliviar dores musculares.