As cinco principais posições de Yoga que ajudam a trabalhar o abdômen

· 30 de setembro de 2018
Muitos confundem trabalhar o abdômen ou o core com fazer exercícios abdominais. É importante saber que existem também outros exercícios para fortalecer esses grupos musculares além dos abdominais.

Se você deseja ter os músculos do abdômen, também chamados de core, fortes e estáveis, uma atividade altamente recomendada é praticar algumas posições de Yoga.

Você nem precisa sair de casa, basta dedicar alguns minutos por dia e realizar essas simples posições de Yoga para o abdômen.

Para alcançar esse objetivo, a Yoga pode ser uma ferramenta de grande ajuda. Essa prática milenar trará diversos benefícios para o seu corpo. Os principais são:

  • Músculo: as posições de Yoga ajudam a ganhar força, resistência, flexibilidade e estabilidade nos nossos músculos.
  • Osso: essa flexibilidade também se aplica aos ossos, já que eles ficam mais resistentes. Além disso, a melhora na estabilidade reduz as chances de quedas gerarem fraturas ou batidas.
  • Mental: esses exercícios também ajudam a relaxar, liberam a tensão e, até mesmo, melhoram a vida sexual.

Finalmente, também devemos mencionar que a Yyoga é boa para incorporar técnicas de respiração e permite que você socialize com as outras pessoas se decidirmos ter aulas.

Posições de Yoga para o abdômen

Os mais variados exercícios podem fazer parte dessa disciplina, alguns são mais específicos e servem para trabalhar essa região muscular. Neste artigo, iremos mostrar as cinco principais posições de Yoga para trabalhar o abdômen:

  1. Prancha lateral

Também conhecida como vashistasana, essa postura é uma das preferidas na hora de exercitar o abdômen. Para começar, você deve colocar uma das mãos apoiada no chão e o braço completamente esticado. Tenta fazer com que o resto do corpo fique reto. O outro ponto de contato com o chão será o pé nesse mesmo lado.

Mulher fazendo prancha lateral

A ideia é manter o peso do corpo com esses dois apoios. Obviamente que será fundamental ter estabilidade. Dessa forma, você irá desenvolver o core por meio da contração de seus músculos.

Se for difícil à princípio, você pode usar o outro pé como forma de sustentação. Para fazer isso, flexione o joelho e passe-o pela frente do joelho da perna que está estendida.

  1. Postura do barco

A posição do barco ou do navasana é extremamente desafiante. Não obstante, você pode começar aos poucos e avançar gradualmente à medida que você for ganhando força e estabilidade.

Os próximos passos que devem ser seguidos são: primeiro, sente no chão, apoiando-se nos seus glúteos. Em seguida, junte e levante as pernas com os joelhos levemente flexionados e eleve também o tronco.

É importante que você sempre conserve o peito aberto, por mais que o exercício exija que você contraia o abdômen. Em outras palavras, você não tem que ficar igual uma “bolinha” para realizar a posição do barco.

  1. Abdominal com elevação de pernas

Essa é uma das posturas de Yoga para o abdômen que são mais fáceis para os iniciantes. Para realizá-la, sente-se no chão, de barriga para cima.

Mulher fazendo abdominais com as pernas levantadas

Em seguida, levante as pernas para cima, mantendo-as esticadas. Uma vez que você estiver nessa posição, coloque as suas mãos atrás da nuca e levante um pouco o tronco. Após alguns segundos, retorne lentamente à posição inicial.

  1. Prancha frontal

Essa posição é muito conhecida. Com certeza você já viu em algum lugar e, inclusive, deve ter realizado em algum treino. Ela consiste em se deitar de barriga para baixo, com os antebraços e as pontas dos pés apoiados no chão.

O abdômen deve funcionar como um suporte para a região central do corpo. Ele deve permanecer em linha reta, na mesma altura das pernas e na altura do pescoço. Além dessa variante, você também pode esticar os braços e usar as palmas das mãos como sustentações para aumentar o nível de dificuldade.

  1. Posição da ponte

Esta última alternativa de posições de Yoga para o abdômen que nós trazemos é também muito popular. Consiste em deitar de costas no chão e a flexionar os joelhos. A sustentação no chão deve ser as plantas dos pés.

Posteriormente, levante a pelve até estendê-la completamente. Você deve sempre manter os joelhos dobrados a 90°. As mãos, entretanto, devem permanecem coladas nos lados do corpo. Se você desejar e se puder, leve os ombros um pouco para trás e segure nos seus calcanhares com as mãos.

Lembre-se que o tempo que você permanecer em cada posição dependerá do seu estado físico. Por isso, ninguém melhor do que você para determinar a quantidade de tempo ideal.

Nunca se esqueça que respirar profunda e conscientemente. Isso é tão importante como conservar a calma e limpar a mente ao fazer esses exercícios.

Essas posições de Yoga para o abdômen, além de servirem para fortificar e melhorar a sua saúde, também nos ajudam a obter benefícios estéticos.

Portanto, como eles são bons exercícios para perder de peso, podem contribuir para o seu objetivo de alcançar uma barriga chapada, se você o combinar com uma dieta saudável e outros exercícios.