Os benefícios que o esporte pode trazer para a mente

· 20 de março de 2019
Já sabemos há um certo tempo que o esporte tem um impacto positivo em nossas mentes, em nossos corpos e em nossos objetivos pessoais. Isso porque relaxar e desconectar-se da rotina do dia e dos problemas dão um significativo descanso para o nosso cérebro.

Já falamos muito sobre os bons resultados que o esporte oferece em nossos corpos, mas será que o esporte traz benefícios para a mente?

Sem dúvida que sim.

E, hoje, diremos quais são eles.

Os benefícios que o esporte pode trazer para a nossa mente

Os benefícios que o esporte pode trazer para a mente já foram comprovados por cientistas, por profissionais da área de saúde e pela psicologia.

Compreende-se que as pessoas que frequentam a academia ou que começam a fazer um esporte fazem isso com a finalidade de melhorar a sua saúde vascular e o seu corpo, tanto por dentro quanto por fora.

Não obstante, ficou evidente que os benefícios trazidos pelo esporte vão muito além. Se estendem à mente. Estes são alguns deles:

Libera endorfinas

O exercício intenso favorece a liberação de endorfinas, uma substância química natural produzida pelo nosso organismo e que nos dá a sensação de bem-estar e de felicidade. É isso mesmo, praticar esportes nos faz mais felizes.

Além disso, ajuda a evitar a depressão, a ansiedade e muitos outros males psicológicos que podem tornar a nossa vida mais difícil.

Reduz o estresse

O ritmo de vida que levamos é muito diferente do que nossas mães ou avós levaram. Os problemas econômicos, a frustração no trabalho e outros inconvenientes faz com que fiquemos em uma situação de estresse permanente.

Garota feliz em pose de meditação

Praticar algum esporte serve para reduzir o estresse. É isso mesmo que você está ouvindo. O esporte aumenta a produção do norepinefrina, um componente químico que permite que o cérebro tenha reações melhores diante do estresse e de situações extremas.

A verdade é que praticar um esporte dá trabalho, mas quando você pratica, qual é a sensação que você sente quando chega em casa? Bem melhor, não é mesmo?

Melhora a autoestima

O exercício traz vários benefícios para o nosso corpo, melhora o nosso corpo físico, as roupas cabem melhor e a nossa pele fica mais bonita.

Ele permite que, no general, nos sintamos melhor com nós mesmos e que gostemos mais de quem somos. Dessa forma, eleva a nossa autoestima.

Melhora as nossas relações

Dizem que quando uma pessoa se ama, as outras a amam com mais facilidade. Ao elevar a sua autoestima, você se amará mais, e as outras pessoas sentirão o mesmo em relação a você.

Assim, além de você fazer novos amigos, você também irá melhorar as relações que você já tem. Também é possível que você conheça pessoas na academia ou quando for praticar esportes ao ar livre.

Acalma a ansiedade

Qualquer exercício pode fazer com que a mente se distraia e se relaxe, liberando o cérebro e o corpo da ansiedade. Quando nós praticamos algum esporte, os neurotransmissores que ajudam a reduzir os sintomas da ansiedade são produzidos.

Ajuda a evitar doenças degenerativas

Quando fazemos um exercício dos 35 a 45 anos de idade, aumentamos a produção de substâncias químicas do cérebro que evitam a degeneração e a oxidação dos neurônios do hipocampo cerebral.

Mulher tranquila

Isso faz com que o desenvolvimento cognitivo siga patente e a velhice seja mais tolerável. Além disso, ao melhorar a nossa saúde vascular também evita as doenças cardíacas.

Bom para a memória

O aumento das células no hipocampo também permite que você tenha mais facilidade de aprender e de lembrar de coisas novas. Existem também estudos que comprovaram a relação existente entre o desenvolvimento cerebral das crianças e as suas condições físicas.

Isso pode ser estendido às pessoas mais velhas: o exercício e o esporte também trazem resultados bons para a sua memória.

Você será mais produtivo

O exercício te mantém ativo. E, embora nos primeiros dias e até que você se acostume seja um pouco mais difícil, você verá que depois de um tempo se sentirá mais ativo, com mais energia e será mais produtivo em suas tarefas e em seu trabalho.

De fato, praticar um esporte nas horas em que muitas pessoas permanecem sedentárias, como bem cedinho ou após o trabalho, nos dará uma dose extra de energia. Fora que nos permitirá que estejamos mais ativos durante o dia.

Portanto, como você pôde ver, o exercício deve ser parte essencial da nossa vida, porque traz benefícios para o nosso corpo, tanto por dentro quanto por fora.

Além disso, ajuda a nossa mente, melhorando a nossa saúde emocional e nosso humor. Do que mais você precisa para começar a praticar um exercício? Comece a treinar hoje mesmo!