10 minutos dos melhores exercícios para trabalhar o abdômen
O treino de abdominais não tem porque durar muito tempo… Apenas 10 minutos já são o suficiente! E também podemos fazê-lo mesmo que estivermos em casa. Neste artigo, vamos te contar quais são os melhores exercícios para trabalhar o abdômen e exibir uma barriga firme como você nunca teve antes.
Treino de 10 minutos para trabalhar o abdômen
Opção 1
Se você está procurando por um bom treino com exercícios para trabalhar o abdômen, preste atenção nesta alternativa. Ele pode ser feito em casa, sem a necessidade de qualquer tipo de máquina ou aparelho.
Recomendamos que você repita o treino três vezes por semana e o mantenha por pelo menos um mês:
1. Abdominal crunch
Para começar o treino, nada melhor que os abdominais tradicionais. Deite de costas sobre um colchonete ou no chão, dobre os joelhos e apoie as solas dos pés; leve as mãos para a nuca e abra os cotovelos. Então, levante o tronco sem tirar completamente as costas do chão. Faça 15 repetições desse movimento.
2. Abdominal bicicleta
Outro dos exercícios para trabalhar o abdômen que não pode faltar no seu treino é o abdominal bicicleta. Começa da mesma forma que os anteriores mas, neste caso, eleve as duas pernas, levando os joelhos ao tronco.
Posteriormente, estenda a perna direita ao mesmo tempo em que você leva o cotovelo esquerdo para o lado oposto; faça o mesmo para o lado esquerdo com o cotovelo direito. Faça 10 abdominais de cada lado.
3. Abdominal oblíquo deitado
Com este exercício, você vai trabalhar os abdominais laterais. Deite de costas no colchonete e cruze a perna direita sobre a esquerda. Mantenha o tronco reto para que o movimento seja mais fácil.
Coloque o braço esquerdo na frente da barriga e a mão direita atrás da nuca. Então, levante as escápulas e não tire muito as costas do chão. Complete 10 repetições antes de trocar de lado.
4. Montanha alpinista
Para terminar este treino de 10 minutos de exercícios para trabalhar o abdômen, um exercício mais do que eficaz que simula uma escalada; justamente daí o vem nome ‘montanha alpinista’.
Para fazê-lo, apoie as mãos e as pontas dos pés no chão, com ambas as pernas estendidas. Flexione a perna direita até a altura do peito e depois estenda, ao mesmo tempo que flexiona a perna esquerda. O movimento deve ser contínuo; faça 10 flexões com cada perna.
Opção 2
A segunda opção afirma que em menos de um mês teremos o abdômen que sempre sonhamos. No entanto, uma vez que milagres não existem, temos que acompanhar o treino com uma boa dieta e exercícios de cardio, tanto ao ar livre quanto na academia.
Este é um treino de apenas 10 minutos que deve ser repetido pelo menos três vezes por semana:
1. Prancha lateral
Talvez você conheça a famosa prancha, que faz tanto sucesso entre os que fazem exercícios; neste caso, apresentamos um exercício que vai permitir definir o abdômen e também os oblíquos. Vire para o lado direito, apoie o antebraço e o pé. Então, eleve o corpo para que esses dois locais sejam seus únicos pontos de apoio.
Levante o braço esquerdo para equilibrar o peso do corpo. Mantenha a postura por 40 segundos e então troque de lado. Depois de praticá-lo, você pode fazer a mesma coisa, mas com o braço de baixo estendido.
2. Abdominais em uma cadeira
Sem dúvida existem muitos exercícios que podem ser feitos com uma cadeira; ou seja, você não tem nenhuma desculpa para não treinar em casa. Para a posição inicial, sente-se na borda da cadeira e separe as pernas.
Apoie as mãos nas laterais do assento e eleve as pernas juntas, até que elas estejam paralelas ao chão. Em seguida, flexione-as e leve-as até o peito. Isso é uma repetição. Faça 10 sem parar.
3. Abdominal e espinhal
Para ter abdominais bem definidos, você também precisa ter costas fortes. Para conseguir isso, deite-se de bruços no colchonete e estenda os braços e as pernas.
Assim, levante a cabeça e as pernas ao mesmo tempo em que coloca os braços nas costas. A ideia é tirar o abdômen do chão o máximo possível. Mantenha a postura por 20 segundos e descanse; repita três vezes.
Então se a sua vida atarefada só te permite ter 10 minutos por dia para treinar, aproveite-os com qualquer um desses dois treinos de exercícios para trabalhar o abdômen. Certamente você não vai se arrepender!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- León Prados, J. A., Calvo Lluch, Á., & Fernández Martínez, A. (2010). Fundamentos básicos de la ejecución holística de ejercicios abdominales para estabilizar la columna lumbo-abdominal. Apunts. Educación Física y Deportes.
- Juan R. Heredia Elvar, Miguel R. Costa. Entrenamiento de la musculatura abdominal: una perspectiva integradora. Asociación Técnicos y Profesionales Actividad Física y Deporte Comunidad Valenciana
(España). Recuperado de: http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/rehabilitacion-ejer/version_imprimible_del_articulo__entrenamiento_de_la_musculatura_abdominal__una_perspectiva_integradora.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.