Por que é tão benéfico treinar de manhã?

· 3 de fevereiro de 2019
Um dos benefícios que você pode obter ao treinar de manhã é que você se enche de energia para continuar o dia com mais ânimo e vontade; em contrapartida, se você se exercita à tarde, pode ficar mais cansado e não sentir vontade de treinar.

Treinar é uma maneira de estar em forma, independentemente do horário em que você faz os seus exercícios, porém, se você decidir treinar de manhã, pode ter vários benefícios.

Além disso, quando seu corpo está descansado depois de ter dormido, você está em melhores condições para se exercitar do que no final do dia.

Há também muitos especialistas que dizem que é muito melhor treinar pela manhã para perder peso, pois isso aumenta a atividade do metabolismo e, assim, se favorece o gasto de calorias.

Pessoa se espreguiçando de manhã

A seguir, vamos listar algumas das razões pelas quais é melhor treinar de manhã.

  • Você se sentirá mais realizado: treinar de acordo com uma rotina vai fazer com que você se sinta bem e, além disso, se você for alcançando os seus objetivos, você vai enfrentar os desafios da vida diária com mais força para chegar onde você quiser.
  • Você vai poder controlar o seu apetite: se você treinar de manhã, pode aproveitar para tomar um café da manhã rico, que é a refeição mais importante, e, além disso, o exercício reduzirá a sensação de fome, ajudando assim a controlar as suas próximas refeições e a perder peso, se é isso que você procura.
  • Você vai começar o dia mais relaxado: o esporte é o melhor remédio contra o estresse e a ansiedade. Ao treinar pela manhã, vamos começar o dia gerando endorfinas e com uma sensação de relaxamento.
  • Você dorme melhor: se você se exercita no último minuto do dia pode ter problemas para dormir. Ao contrário, se você pratica esportes regularmente de manhã, isso vai te ajudar a melhorar a qualidade do sono, assim você não vai precisar gastar tanto tempo na cama e poderá se levantar um pouco mais cedo para se exercitar.
Mulher se alongando de manhã para correr

  • Faz de você uma pessoa mais perseverante: se tivermos força de vontade para praticar esporte de manhã, podemos conseguir ser mais perseverantes e, se você tiver um horário fixo no início da manhã, será ainda melhor. Estudos dizem que, se você treina com o amanhecer, você se torna mais perseverante e mantém mais regularidade do que se fizer isso em outra hora do dia.
  • Você não vai poder dar desculpas como “está tarde”: se você treinar no início da manhã, é difícil que surjam imprevistos e que você não possa praticar esportes, mas se, ao contrário, você deixar isso para o final do dia, além de poder estar muito cansado e não ter força de vontade, compromissos ou reuniões que você não pode recusar de trabalho ou de outras questões podem surgir.
  • Ajuda a sua inteligência e te dá energia: fazer exercício ativa seu corpo imediatamente e, embora possa gerar alguma fadiga momentânea, proporciona uma sensação de energia prolongada. Se você é uma pessoa mais ativa à tarde ou à noite, não se encha de bebidas com cafeína de manhã e comece a praticar esportes, pois isso será mais útil.
  • Melhora seu sistema endócrino e os ritmos circadianos: Quando nos exercitamos todos os dias no mesmo horário, nosso corpo começa a se regular, especialmente o sistema endócrino. Isso é algo que também acontece com os chamados ritmos circadianos, que são as oscilações das variáveis biológicas que ocorrem ao longo do dia.
  • O corpo se acostuma a se preparar antes da hora em que o despertador toca, porque o acostumamos a isso, então o despertar é menos penoso. Os hormônios se preparam para regular a pressão sanguínea e o bombeamento do coração, evitando assim complicações cardíacas.

Em conclusão, embora o importante seja que você não pare de treinar para se sentir melhor, se tiver a oportunidade de se exercitar de manhã, poderá obter os benefícios que comentamos anteriormente.