7 princípios do treinamento para ter resultados

· 15 de maio de 2019
Para que nosso treinamento diário seja 100% eficaz, é necessário que tenhamos em mente algumas diretrizes ou princípios básicos. A primeira coisa é elaborar um plano de exercícios combinado com uma dieta saudável. Mas há muito mais que você vai descobrir a seguir.

Há muitos rumores sobre dietas milagrosas e treinamentos extenuantes. Há muita informação sobre esses temas até nas redes sociais, mas também em revistas especializadas. De qualquer modo, não faz sentido seguir um plano se não compreendermos os princípios por trás de todo treinamento.

Na prática, tudo no mundo fitness segue uma lógica marcada pelo funcionamento muscular humano. Existem diferentes maneiras de fazer as coisas, mas elas só funcionarão se forem conduzidas adequadamente. Depois de conhecer esses princípios de treinamento, você poderá seguir o caminho certo para construir o corpo que deseja.

7 princípios que se aplicam a todo treinamento

1 – Cada corpo é diferente

O treino é sempre individual. Os treinadores estão cientes de que nem todos os corpos respondem igualmente. Portanto, cada um precisa de um estímulo diferente. Desse modo, um treino pode parecer exigente e adequado, mas pode não ser o mais eficaz para você.

Existem três tipos de corpos: endomórfico, mesomórfico e ectomórfico. Será, por exemplo, inútil fazer muitas repetições com pouco peso se formos ectomorfos.

Da mesma forma, os endomorfos devem reduzir a gordura antes do fortalecimento. Todo treinamento deve trabalhar sobre as necessidades individuais.

2. O exercício deve ser feito continuamente

A continuidade no exercício físico é essencial pois a musculatura é formada devido à estimulação regular e repetida. O condicionamento é mantido ao longo do tempo, embora os exercícios devam mudar necessariamente.

Nada se consegue indo à academia durante um mês e faltando dois. A evolução para produzir mudanças significativas requer dedicação. Portanto a constância é a chave. Quem trabalha para esculpir o corpo continuará nesse trabalho o resto da vida.

mulher treinando na academia

3. O princípio da progressão

Todo treino dá frutos progressivamente. Do mesmo modo, os nossos esforços devem aumentar com o avanço do exercício. Se não sujeitarmos os nossos músculos a novas exigências, ficaremos simplesmente estagnados.

Trabalhar o corpo requer um programa de esforços que após dominados devem ser aumentados. Nesse sentido, as atividades devem ser sempre um desafio cada vez maior. É por isso que tudo no treino aumenta ao longo do tempo: peso, repetições ou tempo de resistência física.

4. Registrar cada avanço é essencial

Mesmo aumentando o nível, as pessoas não podem internalizar o progresso sem registrá-lo. Isso nos leva ao princípio da conscientização. O hábito de estarmos conscientes dos pesos levantados e das metas atingidas nos permite estabelecer novos objetivos.

Manter um registro diário do que fazemos na academia nos ajudará a entender nossa condição atual. Assim, veremos se melhoramos ou se estamos estagnados. De fato, isso tem a finalidade de nos ajudar a estabelecer e alcançar objetivos concretos.

5. Os treinos variam sempre

A memória muscular é poderosa e infalível. Portanto, mesmo quando paramos de treinar por um certo período de tempo, é mais fácil para alcançar alguma tonificação em comparação a quando começamos. Mas isso também tem o seu lado negativo: os músculos acostumam-se aos mesmos exercícios e deixam de crescer.

Quando repetimos sempre os mesmos movimentos, pesos e treinos, tendemos a estagnar. Na prática nossos músculos precisam de variação, é a mudança que causa estresse muscular. É por isso que o princípio da variação requer que lembremos de alternar o que fazemos de vez em quando.

6. Recuperação é essencial

Este é um dos princípios de treinamento mais importantes. Acredite ou não, não construímos músculos apenas através do esforço. Após o estresse, os músculos devem descansar para estimular a reconstrução. Sem esse espaço de descanso, não conseguiremos mudanças significativas.

Quando não descansamos e continuamos a sobrecarregar os músculos, simplesmente rasgamos o tecido. Em tais condições, é impossível formar uma nova tonicidade mais esbelta e sólida. Por isso, dormir, descansar por alguns dias e relaxar é algo que não devemos deixar de lado.

Homem e mulher malhando. Os princípios de treinamento são importantes.

7. Especialização

Geralmente as nossas primeiras sessões na academia envolvem um treino bastante geral. Com isso, o corpo se acostuma a realizar exercícios durante esse início. Os músculos maiores serão os mais trabalhados.

Com o passar dos anos e um maior domínio dos exercícios, esta realidade muda. Poderemos fazer treinos mais especializados, em que cada músculo é trabalhado de forma diferente. Este é um dos princípios gerais do treinamento: vamos do global ao específico.

Vimos os princípios de treinamento que irão guiar toda a nossa vida no mundo fitness. Todo o resto pode variar, menos o respeito a essa lógica. Agora que sabemos disso, podemos escolher de forma mais criteriosa a forma para nos mantermos ativos, saudáveis e satisfeitos esteticamente com nosso corpo.