Lista de conselhos para que você consiga dormir melhor

· 9 de abril de 2019
Distúrbios do sono também aumentam os distúrbios relacionados ao estresse, como é o caso da depressão, das doenças cardíacas, das úlceras do estômago e da constipação. Mas há conselhos e dicas para dormir melhor.

Uma boa noite de sono deve ser um dos principais hábitos na rotina diária de qualquer pessoa que queira levar um estilo de vida saudável. Hoje em dia, a maioria dos adultos possui uma rotina exaustiva de trabalho. Não descansamos o suficiente e, assim, perdemos qualidade de vida. Veja como dormir melhor a seguir.

Saiba como dormir melhor

Diversos estudos científicos têm mostrado que mais de 50% das pessoas sofrem de insônia em algum momento de suas vidas. Além disso, ter um sono interrompido ou privar-se do mesmo pode trazer consigo o enfraquecimento do sistema imunológico, afetando a memória e o desempenho físico e mental.

Desconecte-se da tecnologia

De acordo com vários estudos científicos, a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos suprime a melatonina. Isso quer dizer que as telas de nossos dispositivos digitais eliminam o hormônio que ajuda a pegar no sono. Portanto, largar o equipamento tecnológico é o primeiro conselho para que você consiga dormir melhor.

É necessário estabelecer que a cama é só um lugar para dormir. Ou seja, se a usarmos para assistir séries ou filmes, entrar nas redes sociais ou enviar mensagens, isso não nos ajudará a relaxar. Pelo contrário, produzirá um efeito de insônia, fazendo com que fique mais difícil conseguir dormir.

Homem sem dormir com o celular

Estabeleça horários

É necessário organizar os nossos horários para estabelecer uma hora específica para ir dormir durante a semana. Para isso, é importante calcular o tempo que temos para descansar.

Além disso, é aconselhável dormir aproximadamente de seis a oito horas por dia – especialmente para a maioria dos adultos que têm uma atividade intensa de trabalho.

Conselhos para que você consiga dormir melhor: a prática de exercício físico

Praticar exercício físico é outro hábito básico para conseguir uma saúde sem complicações. Uma caminhada de meia hora por dia pode ser o suficiente para conseguir dormir melhor.

Quando realizamos uma atividade física, gastamos mais energia e o nosso metabolismo é ativado. Portanto, o organismo vai estar cansado e sono vai vir mais rapidamente. Conseguiremos, assim, descansar durante mais tempo atingindo um sono mais profundo e diminuindo a possibilidade de sofrer de insônia.

Evite determinados alimentos

Existem hábitos que não nos ajudam a descansar corretamente. Muito pelo contrário, uma má alimentação pode gerar distúrbios de sono, impedindo uma boa noite de descanso.

A primeira sugestão é não consumir cafeína depois de um certo horário, ou seja, evitar o consumo de café, chá ou alguns medicamentos que levem cafeína. O efeito dura mais ou menos tempo dependendo da pessoa, para alguns um café no fim da tarde já tem como resultado a incapacidade de pegar no sono à noite.

Além disso, devemos evitar o consumo de álcool, especialmente durante a noite e antes de dormir. Embora se saiba que o álcool provoca sonolência e faça com que peguemos no sono, esse efeito dura poucas horas.

A consequência disso será que você acordará várias vezes durante a noite, impedindo que alcance um descanso contínuo e agradável.

Por último, evitar o tabaco é essencial para conseguir dormir melhor. De fato, fumar tem consequências graves que afetam integralmente a nossa saúde. A nicotina provoca no organismo um efeito que dificulta o alcance de um sono de boa qualidade à noite.

O que fazer se eu não conseguir dormir?

Apesar de seguir todos os conselhos para dormir melhor ou de levar um estilo de vida o mais saudável possível, ainda assim pode acontecer de você não conseguir dormir bem.

Menina com insônia

Existem algumas dicas específicas para esses casos. Como o primeiro conselho, se nós não estamos conseguindo dormir, não devemos ficar dando voltas na cama. O ideal é levantar, tomar um pouco de água, andar pela casa e ler um livro ou uma revista até que percebamos que estamos ficando com sono.

O segundo conselho é colocar música instrumental ou de meditação, que nos ajudam a relaxar, até atingirmos o estado de sono. Atualmente, existem várias práticas de meditação que ajudam a acalmar a mente e a libertar o corpo do estresse diário com a finalidade de alcançar um estado de relaxamento.