Benefícios dos exercícios intensos e curtos

· 16 de setembro de 2018
Vamos contar alguns dos benefícios de reduzir a duração dos exercícios ao mesmo tempo em que aumentamos a intensidade deles. Mude sua maneira de treinar para conseguir resultados!

Os exercícios intensos e curtos têm muitas vantagens na hora de treinar. Este tipo de exercício é ideal para todos os tipos de pessoas, mas especialmente para aquelas que não têm muito tempo.

É uma excelente opção para se manter saudável através da prática de uma atividade física de forma regular. A seguir, vamos ver alguns dos benefícios mais importantes trazidos pela prática de exercícios intensos e de curta duração.

O que são os exercícios intensos e curtos?

Os exercícios intensos e curtos também são conhecidos como exercícios intervalados de alta intensidade. Eles são uma das melhores opções para aproveitar ao máximo o seu tempo enquanto faz exercício.

Este tipo de treino tem uma alta eficácia e traz consigo os mesmos benefícios que o exercício de intensidade moderada e longa duração.

Mas em que consiste o treino intervalado de alta intensidade? Esses treinos consistem em exercitar o corpo intensamente por curtos períodos de tempo, como por exemplo 30 segundos. Como exemplo, temos os treinos e programas HIIT.

Alunos fazendo exercícios intensos e curtos

Pouco a pouco a intensidade vai sendo diminuída para um nível médio durante 40 ou 45 segundos, e aumenta novamente por 35 segundos e assim por diante, variando o tempo entre um intervalo e outro. Este tipo de treino não deve exceder os 20 minutos diários.

Os melhores benefícios de fazer exercícios intensos e curtos

1. O tempo não é mais uma desculpa

Sem dúvida, uma das principais vantagens e benefícios dos exercícios intensos e curtos é o tempo. Este tipo de treino é especialmente recomendado para todos aqueles que não têm muito tempo para se exercitar.

Embora pareça mágica, com menos de 20 minutos por dia você pode obter resultados incríveis com este tipo de exercício intenso. No entanto, é necessário ter um condicionamento mínimo para poder fazer isso sem passar mal.

2. Queima de mais calorias

Outro grande benefício do treino intervalado intenso é que ele gera uma maior queima de gordura e calorias. Assim, como explicado anteriormente, resultados extraordinários podem ser observados em menos tempo.

Mulher cansada fazendo esteira

Na prática, o treino intervalado não só queima mais calorias na hora do treino, mas também durante as 24 horas após o exercício.

3. Melhora a saúde cardiovascular

A saúde do coração também se beneficia com a prática de exercícios intensos e curtos. Estudos de natureza científica mostraram que, após a prática contínua desse tipo de treino, os riscos de desenvolver várias doenças cardíacas e também diabetes são reduzidos.

4. Perda de peso, mas não de massa muscular

Geralmente, fazer exercícios cardiovasculares está associado com a perda de massa muscular. Uma das vantagens dos exercícios curtos mas de alta intensidade é que, embora haja uma diminuição significativa de gordura e peso, o mesmo não acontece com a massa muscular.

Na verdade, a massa muscular não é apenas mantida, mas pode até mesmo aumentar um pouco de acordo com o tipo de exercício feito. Isso acontece, principalmente, porque o tempo de treino é muito curto; e assim não é o suficiente para começar a gastar o músculo.

5. Melhora o consumo de oxigênio

O consumo de oxigênio é entendido como a capacidade que os músculos possuem e desenvolvem para o consumo efetivo dele. Tradicionalmente, o consumo de oxigênio melhora após a realização de atividades físicas como por exemplo correr de forma contínua ou andar de bicicleta ergométrica a uma velocidade moderada.

Atualmente, vem sendo demonstrado que os exercícios curtos e intensos também são muito eficazes para melhorar o consumo de oxigênio.

6. É mais eficiente

O treino intervalado é muito mais eficiente do que o treinamento de intensidade baixa ou moderada por períodos mais longos.

Em uma análise de dados, um treino intervalado quatro vezes por semana, com duração entre 15 e 20 minutos, praticado por duas semanas, equivale a seis ou oito semanas de um treino aeróbico de longa duração.

Os exercícios intensos e curtos são uma excelente opção para todos aqueles que querem melhorar sua condição física mas não têm tempo para fazer longas sessões de cardio e musculação na academia.

Da mesma forma, também é um tipo de treino recomendado para aqueles que querem perder peso e ver resultados mais rapidamente. É, sem dúvida, um treino com muitas vantagens e benefícios.