Quem são os 5 melhores tenistas da história?

2 de dezembro de 2019
Os melhores tenistas da história se destacam dos demais pelas suas conquistas, torneios e medalhas, bem como pelos seus recordes em diferentes partidas e jogos inesquecíveis.

Se você é um grande fã do tênis, certamente você conhece vários jogadores que estabeleceram recordes e que são conhecidos dentro desse esporte. Para quem não for, é sempre bom ter em mente um ranking com os melhores tenistas da história. Neste artigo, vamos contar quem são eles.

Quem são os melhores tenistas da história?

Nesta ocasião, vamos nos dedicar exclusivamente aos tenistas do sexo masculino, embora muitas mulheres também mereçam um lugar de destaque na história desse esporte. Alguns dos melhores tenistas ainda estão jogando e aqueles cujas marcas serão difíceis de bater são os seguintes:

1. Roger Federer

Nascido na Suíça em 1981 e conhecido como ‘a perfeição’, da mesma forma que os relógios fabricados no seu país, ele tem vários recordes em seu poder. Por exemplo, ele é o tenista com mais torneios de Grand Slam (20) e um dos poucos que venceu os quatro torneios no mesmo ano.

Os melhores tenistas da história

Como se isso não bastasse, Roger Federer manteve a posição número 1 no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) durante 310 semanas, ou seja, quase seis anos. Também possui medalhas olímpicas: um ouro em Pequim 2008 (duplas) e uma prata em Londres 2012 (simples).

2. Rafael Nadal

O espanhol, conhecido pela sua batida de esquerda, é considerado um dos melhores tenistas da história, principalmente nas quadras de saibro. Ele venceu torneios de Grand Slam 18 vezes, mas, sem dúvida, é em Roland Garros que ele se sente mais confortável. Na terra francesa, ele foi coroado nada menos do que 12 vezes.

Rafael Nadal em partida

As atuações de Rafael Nadal também se estendem aos Jogos Olímpicos, com um ouro individual (Pequim 2008) e outro em duplas (Rio de Janeiro 2016). Ele é um dos poucos tenistas que fazem parte do grupo dos ‘Golden Slam’, ou seja, aqueles que em um mesmo ano ganharam os quatro torneios de Grand Slam e a medalha de ouro nos Jogos.

3. Andre Agassi

O ‘garoto de Las Vegas’ é, sem dúvida, um dos melhores tenistas da história, número um no ranking da ATP por 101 semanas. Ele se aposentou em 2006 com 36 anos e, durante a sua carreira, ele acumulou muitos títulos e distinções, incluindo o Golden Slam em 1996.

Até hoje, Andre Agassi – primeira foto – é o único jogador que conquistou sete dos títulos de maior prestígio no seu esporte: os quatro Grand Slam, a Masters Cup, uma medalha de ouro olímpica e a Copa Davis.

4. Novak Djokovic

O jogador sérvio está em terceiro lugar no ranking dos vencedores de torneios Grand Slam, com 15 títulos (atrás de Federer e Nadal). Nos últimos anos, ele ocupou repetidamente o nº 1 da classificação da ATP.

Uma das maiores conquistas de Djokovic consiste no fato de que ele é o único tenista que venceu os nove Masters 1000 do circuito: Indian Wells, Madri, Miami, Roma, Monte Carlo, Canadá, Paris, Cincinnati e Xangai.

Os melhores tenistas da história

Representando o seu país, ganhou uma Copa Davis em 2010 e uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. Além disso, fora dos estádios, Novak trabalha em várias fundações e foi reconhecido por seu trabalho com crianças vítimas de guerras.

5. Pete Sampras

Este ex-tenista americano não poderia faltar no ranking dos melhores da história. Ele tem 14 torneios de Grand Slam e a sua ‘especialidade’ foi o Campeonato de Wimbledon, que ele venceu 7 vezes. O único que ele não conseguiu conquistar foi Roland Garros.

Pete Sampras com prêmio

Até a chegada de Roger Federer, Sampras era considerado o melhor tenista de todos os tempos. Durante muito tempo, os ‘duelos’ com o compatriota Andre Agassi aumentaram o interesse por esse esporte e deram origem a uma rivalidade acirrada. Sampras se aposentou em 2003.

Finalmente, outros dos melhores tenistas da história que não podemos ignorar neste artigo são o sueco Bjorn Borg (11 Grand Slams), o tcheco Ivan Lendl (8 Grand Slams), o americano John McEnroe (7 Grand Slams), o australiano Rod Laver (o único a vencer os 4 Grand Slams em dois anos diferentes) e o argentino Guillermo Vilas (4 Grand Slams).

  • Radicchi, F. (2011). Who is the best player ever? a complex network analysis of the history of professional tennis. PLoS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0017249