Quais são os esportes olímpicos individuais?

15 de novembro de 2019
Os esportes olímpicos individuais são aqueles nos quais os atletas competem contra outros ou entre si, porém representando sozinhos o seu país.

Nos Jogos Olímpicos existem diferentes tipos de modalidades, não há nenhuma dúvida sobre isso. Nesse caso, vamos falar sobre os esportes olímpicos individuais, ou seja, aqueles nos quais uma pessoa participa sozinha, representando o seu país.

Quais são os esportes olímpicos individuais?

Embora existam alguns esportes nos quais há tanto competições individuais quanto coletivas – como, por exemplo, a natação, o ciclismo e a vela – hoje vamos falar apenas sobre as modalidades nas quais um atleta participa e representa o seu país sozinho:

1. Boxe

O boxe olímpico é mais antigo do que se imagina, embora anteriormente ele tivesse outras regras e outro nome. No entanto, da forma como é conhecido atualmente, ele está presente nas edições dos Jogos desde o início – pelo menos no caso do boxe masculino, já que o feminino foi incluído em 2012. As lutas de boxe são um contra um.

2. Esgrima

A esgrima esportiva é uma modalidade de combate na qual dois atletas se enfrentam completamente protegidos por meio de capacetes e roupas especiais.

Tem como objetivo ‘tocar’ o oponente com uma arma branca, que pode ser o florete, o sabre ou a espada, de acordo com a categoria. Foi incluída na grade de esportes olímpicos individuais na primeira edição, em 1896.

Esgrima

3. Halterofilismo

Popularmente conhecido como levantamento de peso, tem como objetivo – assim como o próprio nome indica – levantar o máximo de peso possível usando uma barra com discos nas extremidades. Existem dois tipos de halterofilismo: arranco e arremesso.

O primeiro consiste em levantar o peso do chão de uma vez, até estender os braços totalmente. O segundo permite descansar os braços na altura dos ombros.

4. Tiro com arco

Este é outro dos esportes olímpicos individuais. Tem como objetivo atirar flechas com um arco, fazendo com que elas fiquem presas em um alvo.

Esse consiste em um círculo com diferentes cores – amarelo no centro, depois vermelho, azul claro, preto e branco – cada uma com uma pontuação diferente. O arqueiro que consegue marcar o maior número de pontos através dos seus tiros é o ganhador.

5. Judô

Esta arte marcial e esporte de combate de origem japonesa passou a ser olímpico em 1964. As competições são realizadas em tatames de 2×1 metros. O esporte tem como objetivo derrubar o oponente usando a sua força.

Os judocas podem vencer de quatro maneiras, mas se conseguirem fazer com que as costas do oponente toquem o chão, eles vencem diretamente com um ponto completo ou ippon.

6. Triatlo

É um dos esportes mais exigentes que existem nos Jogos Olímpicos, pois combina três modalidades: natação, ciclismo e corrida.

Elas são disputadas nessa ordem e não há grandes intervalos entre as provas, apenas o tempo necessário para recolher os itens necessários, tais como a bicicleta. O triatlo é um esporte olímpico desde Sydney 2000.

7. Luta olímpica

Juntamente com o atletismo, a luta é o esporte mais antigo do mundo e, sem dúvida, esteve presente nos Jogos Olímpicos da Grécia. Na história moderna deste evento esportivo mundial, é parte integrante desde a segunda edição, em Saint Louis 1904.

Luta olímpica

8. Tiro esportivo

Nesse caso, trata-se de um esporte que exige muita concentração e precisão, já que o objetivo é disparar com uma arma de fogo ou de ar comprimido. O tiro olímpico consiste em eventos femininos e masculinos de três modalidades diferentes: carabina, pistola e tiro ao prato com espingarda.

9. Taekwondo

Esta moderna arte marcial coreana é outro dos esportes olímpicos individuais que podemos apreciar a cada quatro anos há pouco tempo: apareceu em Seul 1988 e se tornou oficial em Sydney 2000. Os lutadores de taekwondo podem usar chutes, socos, golpes com a mão aberta, bloqueios e defesas para derrubar o oponente.

10. BMX

O ciclismo também faz parte do programa olímpico e não podemos deixar de fora o BMX, que foi oficializado em Pequim 2008 nas modalidades individuais contrarrelógio e circuito.

São usadas bicicletas cross com rodas de 20 polegadas de diâmetro e diferentes medidas de segurança, tais como capacete, cotoveleiras, joelheiras, luvas… É um esporte radical!

Finalmente, também não podemos ignorar o atletismo dentro da categoria de esportes olímpicos individuais, pois há muitas provas disputadas por apenas um atleta. Por exemplo, o salto em altura, o salto com vara, o lançamento de dardo, a corrida de velocidade, a corrida de fundo ou a corrida com barreiras.

  • Gould, D., & Maynard, I. (2009). Psychological preparation for the olympic games. Journal of Sports Sciences. https://doi.org/10.1080/02640410903081845