Por que Nadal é invencível no saibro?

· 30 de dezembro de 2018
Nadal é considerado mundialmente como um dos melhores jogadores de toda a história do tênis, e o melhor de todos os tempos em quadras de saibro. Seus números comprovam a fama!

Rafael Nadal Parera (Manacor, Mallorca, Espanha, 3 de junho de 1986) é um tenista profissional espanhol conhecido por suas conquistas que se deram em sua maioria em um mesmo tipo de quadra. Descubra por que Nadal é invencível no saibro a seguir.

Ele ocupa atualmente a segunda posição do ranking da ATP. Esse reconhecimento vem de seus 50 títulos no saibro, superando os 49 do mítico Guillermo Vilas. Tantos troféus fizeram de Nadal o jogador com mais conquistas nesse tipo de quadra em toda a história.

Nadal conta também com a maior invencibilidade da história no saibro, pois ficou mais de dois anos (de 8 de abril de 2005 a 20 de maio de 2007) sem perder uma partida.

Além disso, sua porcentagem de partidas vencidas em terra batida não admite comparações. Ele tem 91,56% de aproveitamento no saibro, tendo vencido 369 dos 403 duelos disputados neste tipo de quadra.

Bjorn Borg, que aparece em segundo nesta lista, tem 86,3% de aproveitamento. Ivan Lendi, terceiro lugar, tem 81,4%.

As dez edições de Roland Garros ganhas ao longo de sua carreira demonstram, mais uma vez, que Nadal é invencível no saibro.

Nadal durante uma partida

Nadal e suas declarações

Antes de ganhar seu último Roland Garros, o décimo:

“Para mim é o torneio mais importante do ano, e com o passar do tempo terei cada vez menos oportunidades de disputá-lo”

– Rafael Nadal –

“A nível mental, é muita tensão, com picos de adrenalina. Além disso, passei por momentos difíceis. Esse vai ser um dos títulos especiais pelo número e pela cerimônia”

– Rafael Nadal –

Declarações de Janeiro de 2018, quando estava se recuperando de sua última lesão:

“A lesão da Austrália foi uma pena, um acidente, porque as coisas estavam em um bom caminho e eu estava jogando bem. Agora só penso em me recuperar porque para mim o mais importante é chegar bem no período entre Montecarlo e Rolland Garros. Claro, a temporada no saibro é importante e meu grande objetivo é voltar a ser o melhor jogador do mundo nesse piso.”

– Rafael Nadal –

Por que Nadal é invencível no saibro (e não só nele)?

  • Confiança. Nunca se rende. Se as partidas são de duas ou de cinco horas, luta a cada minuto do jogo.
  • Serenidade. Não fica nervoso antes de um ponto decisivo.
  • Esforço. A cada ano, trabalha mais e mais para melhorar o que muitos pensam que não é possível.
  • Disciplina. Sua constância e demonstração de respeito a qualquer rival, sem importar seu lugar no ranking, sem menosprezar ninguém.
  • Força mental. Cada partida é jogada sob pressão e sua preparação mental faz com que tenha tudo sob controle.
nadal força mental

O tênis é um dos esportes que mais exige equilíbrio e força mental. O espanhol Rafael Nadal é um dos exemplos mais claros da influência desses fatores no resultado.

Nadal na atualidade

Em Abril, Nadal jogou a Copa Davis, após ficar dois meses afastado por lesão. Como comentamos anteriormente, graças a seu esforço, confiança e força mental, entre outras coisas, ele voltou de uma lesão com uma vitória contra Philipp Kohlschreiber.

O espanhol ganhou com um contundente 6-1, 6-2 e 6-3, em duas horas e meia de partida, e empatou a série entre Espanha e Alemanha. Assim, mostrou mais uma vez que as lesões não são um impedimento para ele. De fato, Nadal é invencível no saibro.

Mesmo que a equipe espanhola tenha visto que Nadal está em plena forma e podia voltar a conseguir vitórias, a ideia foi não forçar muito o jogador, que voltava de uma lesão.

Assim, nas duplas, jogaram Feliciano Lopez e Marc Lopez. Nadal voltou à quadra contra Alexander Zverev e mais uma vez venceu, ajudando a Espanha a chegar às semifinais da competição.