Logo image
Logo image

Conheça as 8 melhores tenistas da história

4 minutos
As tenistas têm menos força do que os tenistas. No entanto, elas também possuem muitos recordes, e algumas até superaram jogadores do sexo masculino em muitos aspectos.
Conheça as 8 melhores tenistas da história
Última atualização: 17 março, 2020

A Women’s Tennis Association (WTA) não tem tanta repercussão midiática quanto a associação masculina, a ATP. No entanto, as partidas são fascinantes e merecem destaque. Portanto, no artigo a seguir, mostraremos quais são as melhores tenistas da história.

Quem são as melhores tenistas do mundo?

Algumas delas ainda estão ativas, mas muitas se aposentaram das quadras e não participam mais nos torneios oficiais da WTA. Estas são as tenistas que conquistaram mais títulos e são consideradas as melhores tenistas da história:

1. Martina Navratilova

Nascida em Praga, mas naturalizada americana para poder competir naquele país, venceu o Aberto da Austrália três vezes — em 1981, 1983 e 1985 — e também conquistou seis vitórias no Masters.

É uma das três jogadoras que venceu os quatro torneios do Grand Slam. Martina se aposentou do tênis profissional em 2006, aos 50 anos.

Some figure
Imagem: The Telegraph.

2. Serena Williams

Essa tenista, ainda ativa, nasceu em Michigan, Estados Unidos, e possui nada menos que 23 títulos individuais em torneios do Grand Slam. Além disso, é a número 1 no ranking da WTA há 300 semanas.

Irmã mais nova de Venus Williams, juntas elas têm oito medalhas olímpicas. Ela é a única tenista a vencer o Golden Slam — os quatro torneios e o ouro olímpico no mesmo ano — em duplas e individual.

3. Steffi Graf

Outra das melhores tenistas da história foi indicada como a principal atleta dessa modalidade pela Associated Press.

Nascida na Alemanha, foi campeã mundial sete vezes, número 1 no WTA por 377 semanas e venceu quatro vezes o Open da Austrália, seis o torneio de Roland Garros, sete o campeonato de Wimbledon e cinco vezes o US Open. Ela também ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1988 e uma medalha de prata em Barcelona, ​​1992.

Some figure
Imagem: ABC.

4. Chris Evert está entre as melhores tenistas da história

Outra grande tenista de origem americana, que jogou de 1972 a 1989. Como amadora, ela venceu 46 jogos consecutivos e, como profissional, foi a primeira a ganhar mil jogos em partidas individuais.

Além disso, Evert venceu quatro US Open e sete vezes o torneio de Roland Garros. Ela era quase invencível nas quadras de saibro.

Some figure
Imagem: Tennis World USA.

5. Suzzane Lenglen

Embora ela tenha nascido no final do século 19, continua sendo uma das melhores tenistas da história. Nascida na França, ela conquistou 31 títulos de Grand Slam — 12 individuais — e foi a primeira mulher a se profissionalizar.

Além disso, foi a atleta mais jovem a conquistar um aberto de tênis, aos 14 anos, um recorde que continua mantendo até hoje. Nas Olimpíadas de 1920, na Antuérpia, ela ganhou duas medalhas de ouro e uma de bronze.

Some figure
Imagem: KienyKe

6. Monica Seles

Seles é uma ex-tenista sérvio-americana que ganhou oito títulos de Grand Slam antes de completar 20 anos. Ela também foi a número 1 no ranking da WTA, venceu quatro campeonatos Open da Austrália, três Roland Garros e dois US Open.

Embora sua carreira estivesse avançando a passos largos, ela teve que deixar as quadras por dois anos depois de ser esfaqueada pelas costas no meio de um jogo. Aposentou-se oficialmente em 2008.

Some figure
Imagem: Hindustan Times.

7. Margaret Court

Esta é outra atleta que está entre as melhores tenistas da história, nascida na Austrália e com 24 títulos de Grand Slam. Margaret Court possui vários recordes, como conquistar todo o Grand Slam em três temporadas e vencer os campeonatos em todas as modalidades.

Ela foi profissional entre 1958 e 1977. Além disso, foi a número 1 da WTA em 1973. Em torneios simples, conquistou 92 títulos e, em duplas, 48.

Some figure
Imagem: O mundo.

8. Billie Jean King também está entre as melhores tenistas da história

Nascida na Califórnia, essa ex-tenista é considerada uma das melhores da história e uma grande pioneira em termos de direitos das atletas do sexo feminino. Ela é conhecida por sua “batalha” com o tenista Bobby Riggs, que a desafiou para mostrar que o homem era superior no tênis.

Em 1973, ela ameaçou boicotar o US Open, pois as mulheres ganhavam menos dinheiro em prêmios. Quanto à sua carreira profissional, ganhou 39 títulos de Grand Slam: 12 individuais, 16 duplas femininas e 11 duplas mistas.

Some figure
Imagem: US Open.

Outras tenistas que merecem destaque são a suíça Martina Hingis, a espanhola Arantxa Sánchez Vicario, a russa Maria Sharapova, a belga Kim Clijsters e a argentina Gabriela Sabatini. Todas deixaram sua marca nesse esporte!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Horowitz, J. K., & McConnell, K. E. (2002). A review of WTA/WTP studies. Journal of Environmental Economics and Management. https://doi.org/10.1006/jeem.2001.1215

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.