5 fatos interessantes sobre Roland Garros

Que lugar melhor do que Paris para receber, no final da primavera europeia, os melhores tenistas do planeta? Saiba algumas curiosidades sobre Roland Garros, o mítico torneio que acontece na capital francesa.
5 fatos interessantes sobre Roland Garros

Última atualização: 12 março, 2020

No circuito de tênis profissional da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) há quatro torneios que se sobressaem em relação ao resto. Eles são denominados grand slams, e são uma enorme motivação para os jogadores que a cada ano tentam se consagrar neles. São o Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e o US Open.

A seguir, vamos nos deter sobre o segundo evento dessa lista: Roland Garros. Esse torneio, que é jogado em Paris sobre a superfície de saibro, e que, junto com Wimbledon, é um dos mais prestigiados de todos os tempos.

Ele é disputado desde 1891, e deve o seu nome ao aviador francês homônimo, que faleceu aos 29 anos em um combate aéreo durante a Primeira Guerra Mundial.

Assim, em cada temporada, as últimas semanas de maio e as primeiras de junho são o momento no qual a elite do tênis se mobiliza para ir à França. Então, ali, no estádio central Philippe Cartrier (com capacidade para 15 mil espectadores) são disputadas as competições mais importantes dessa modalidade.

5 curiosidades sobre Roland Garros

Ao longo de tantos anos, o torneio de Roland Garros deu lugar a histórias que ficarão para sempre gravadas nas memórias dos protagonistas e dos amantes de tênis. Assim, na seguinte lista, propomos repassar algumas das que mais se destacam:

1. A taça ‘Copa dos Mosqueteiros’

O campeão do torneio masculino de Roland Garros recebe um troféu que é denominado dessa maneira. Entretanto, a que se deve esse apelido tão particular? É que, nas décadas de 1920 e 1930, a equipe francesa arrasou na Copa Davis com homens como Jean Borotra, Henri Cochet, Jacques Brugnon e René Lacoste.

A França ganhou seis taças entre 1927 e 1932. Em referência aos personagens da novela histórica de Alexandre Dumas, batizou-se esse quarteto dessa maneira. Além disso, como cinco dessas copas ocorreram no estádio Roland Garros, o próprio torneio herdou o mote que trouxe tantas alegrias ao time francês.

Fatos interessantes sobre Roland Garros

Por outro lado, as mulheres ficam com o troféu Suzanne Lenglen, em honra a outra tenista histórica dessa nacionalidade. Além disso, os prêmios dos torneios de duplas também carregam os nomes de tenistas lendários: Jacques Brugnon, Simone Mathieu e Marcel Bernard.

2. Roland Garros e a sua evolução em todos os sentidos

Nas suas origens, esse torneio começou sendo de caráter nacional, ou seja, só participavam tenistas franceses. Mas já em 1925 ele recebeu também jogadores estrangeiros.

A respeito das recompensas econômicas, no começo da era Open do tênis, em 1968, o vencedor recebia um cheque de 15 mil francos.

Entretanto, desde 2007, a cifra de um milhão de euros de prêmio tornou-se a mesma para homens e mulheres pela primeira vez na história. Em 2019, os prêmios ascenderam a mais de dois milhões de euros.

3. Jogadores mais consagrados

O espanhol Rafael Nadal é o maior vencedor do torneio masculino. Considerado por muitos como o melhor jogador de terra batida da história, ele levou o torneio em 11 oportunidades.

Do lado das mulheres, a norte-americana Chris Evert, com 7 títulos, é a maior vencedora. A sua última consagração foi em 1986, quando ela venceu a histórica Martina Navratilova na final.

Aqueles que conseguiram vencer com maior idade na modalidade de singles foram Andrés Gimeno (espanhol, com 34 anos e 10 meses em 1972) e Serena Williams (na edição de 2015, se consagrou com 33 anos e 9 meses).

Por outro lado, os mais jovens foram Michael Chang (17 anos e 3 meses em 1989) e Monica Seles (em 1990, com 16 anos e 6 meses).

4. Alguns números importantes

Roland Garros emprega mais de 250 gandulas em cada uma das suas edições. Esses jovens voluntários têm entre 12 e 16 anos e não podem medir mais de 1,75m nem usar óculos. Além disso, são usados mais de 60 mil bolinhas em cada torneio e mais de 1500 jornalistas de todo o mundo comparecem para cobrir o evento.

Fatos interessantes sobre Roland Garros

5. O dia das crianças

Outra particularidade dessa competição ocorre na primeira quarta-feira. Nesse dia, mais de 8 mil crianças de diferentes escolas francesas acessam o prédio para conhecer os seus maiores ídolos. De fato, essa é uma tradição desse evento que a maioria dos tenistas aceita com gosto.

Certamente, poderíamos enumerar muitas outras estatísticas e anedotas excepcionais que tiveram lugar nessas míticas quadras de tênis, mas não teríamos lugar para contar todas elas.

Do que não restam dúvidas é que Roland Garros tem uma aura especial que deixa apaixonado todos os fãs de tênis em cada canto do planeta. A chegada do verão europeu vem acompanhada do melhor tênis do mundo. Então, não resta nada a dizer, mas muito o que apreciar, chapeau.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.