5 chaves para começar a jogar tênis

9 de fevereiro de 2020
Se você quer praticar tênis, mas nunca segurou uma raquete na sua vida, é fundamental que você saiba o básico do esporte antes de entrar na quadra. Vamos apresentar algumas questões que você deve considerar.

A menos que você deseje se dedicar profissionalmente a esse esporte, você pode começar a jogar tênis em qualquer idade. Trata-se de uma atividade muito divertida, que nos permite tonificar os braços e as pernas e trabalhar o condicionamento. Neste artigo, vamos falar sobre as chaves para as suas primeiras práticas.

Começar a jogar tênis: as chaves

Talvez você sempre tenha curtido a ideia de praticar tênis, mas você nunca se animou porque acha que é muito “velho” para isso. No entanto, uma boa notícia é que você pode começar a jogar tênis quando quiser, levando em conta as suas habilidades.

É muito divertido bater na bola, correr de um lado para o outro na quadra e, inclusive, fazer amizade com os seus oponentes ou com as pessoas do seu próprio grupo. Se você estiver decidido a começar com a prática, preste atenção nessas recomendações:

1. Adquira os elementos necessários

Diferentemente de outros esportes, para jogar tênis você precisa pelo menos de certos materiais básicos. Eles são a raquete e as bolas. Entretanto, não é necessário gastar uma grande quantidade de dinheiro. Pelo menos para começar, você pode usar uma raquete emprestada ou comprar uma de qualidade inferior.

É importante que a raquete tenha cordas resistentes (por isso os tenistas profissionais passam tanto tempo manipulando as cordas, já que, dessa forma, eles garantem melhores golpes) e que ela seja fabricada de um material leve, como pode ser o caso do alumínio ou da fibra de carbono.

Em relação às bolinhas de tênis, às vezes você pode usar as que são oferecidas no clube ou na quadra. Contudo, se você quiser ter as suas próprias, elas não vão custar tanto. Compre um tubo com quatro ou cinco bolinhas e pratique com elas.

chaves para começar a praticar tênis

2. Adquira o equipamento esportivo

Embora não seja necessário ter uma roupa específica para praticar tênis, se você usar certas vestimentas, vai se sentir mais confortável. Nos referimos, por exemplo, aos shorts e às saias no caso das mulheres. Para começar, você pode simplesmente usar calças ou leggins curtas.

O calçado deve ser esportivo para proteger os pés da superfície da quadraesta pode ser de saibro, sintética ou de grama – e deve ser confortável para fazer exercício. Os adicionais podem ser faixas para a cabeça e as munhequeiras, ambas de tecido de toalha, para secar a transpiração durante a prática.

3. Escolha um bom lugar para jogar tênis

Ainda que você possa jogar tênis em um parque local, em um ginásio ou até mesmo praticar os seus movimentos de frente para uma parede, o melhor é ir a um clube que ofereça quadras em bom estado. Para isso, provavelmente você terá que pagar uma mensalidade ou então virar sócio do lugar.

No entanto, isso tem muitos benefícios adicionais, como, por exemplo, treinadores à disposição, quadras limpas, um setor de vestiários, entre outros.

4. Aprenda os conceitos básicos

Para praticar tênis não é necessário ser um fã ou um especialista do esporte, mas você deve aprender as regras básicas. Por exemplo, que a quadra é dividida em duas metades iguais, separadas por uma rede que não pode ser tocada pela bola (só quando ela passa para o lado do oponente).

Para ganhar um game, você deve conseguir quatro pontos (15, 30, 40 e game) e o oponente não pode superar dois pontos (30). O primeiro que chegar a 6 games leva o set, desde que o oponente não tenha um game a menos. Ou seja, para ganhar o set, o resultado deve ser de 6-4 para baixo.

Para ganhar a partida, isso vai depender da quantidade de sets estipulados, sempre ímpares. Majoritariamente, são 3 ou 5. No primeiro caso, ganha quem levar 2 sets e, no segundo, quem levar 3 sets.

chaves para começar a praticar tênis

5. Pratique os movimentos básicos

Você deve se acostumar a considerar a raquete como uma extensão do seu corpo (ou do seu braço), já que ela é a única ferramenta que pode bater na bola. O saque é uma das primeiras técnicas ensinadas, e envolve certa dificuldade. Você joga a bolinha para o ar e depois a acerta com a raquete para que ela atravesse o seu campo.

Por último, você vai ter que aprender os movimentos de forehand, de backhand e de voleio. Uma vez adquiridos esses conhecimentos, só resta trabalhar a velocidade das suas pernas e os reflexos para aumentar a velocidade do seu jogo e subir de nível nas competências. É um esporte apaixonante e muito exigente!

  • Pluim, B. M., & Staal, J. B. (2009). Tennis. In The Encyclopaedia of Sports Medicine: An IOC Medical Commission Publication, Epidemiology of Injury in Olympic Sports. https://doi.org/10.1002/9781444316872.ch21