Importância da técnica e da tática no esporte
Técnica e tática são dois conceitos centrais em qualquer prática esportiva. No entanto, muitas vezes elas são confundidas e acabam perdendo o seu verdadeiro significado, assim como a importância vital que elas têm para o desempenho individual e coletivo. A seguir, vamos nos aprofundar nas características básicas de cada uma.
Essas são palavras que também são usadas em outras áreas, tais como a área empresarial ou a área militar, por exemplo. Mesmo nos meios de comunicação, geralmente escutamos bastante sobre elas. Porém, essa frequência não impede que os seus significados sejam confundidos ou mal interpretados.
Técnica e tática: definições
A primeira coisa que devemos considerar é ter bastante clareza em relação aos limites desses dois conceitos, já que, em algum momento na prática de um esporte, ambos convergem e se reforçam mutuamente. Isto é o que entendemos por técnica e tática nas modalidades esportivas:
Técnica
A técnica está ligada à aprendizagem motora de cada pessoa e consiste na execução de movimentos e nas habilidades necessárias para a prática de um esporte.
Ao contrário da tática, a técnica não leva em conta o fator da oposição do adversário. Pelo contrário, é inerente ao próprio atleta e só depende dele mesmo obter uma boa técnica e poder demonstrá-la no âmbito competitivo.
Tática
A tática no esporte pode ser individual ou coletiva. Nos dois casos a oposição do adversário é um elemento necessário para defini-la.
Basicamente ela consiste na resolução das ações de jogo, seja antes da competição ou durante o seu desenvolvimento, a partir das condições técnicas individuais e da combinação das ações em grupo.
Cada grupo ou indivíduo que compete em uma modalidade esportiva estabelece uma tática antecipadamente. Além disso, geralmente há treinos para praticar o que será implementado.
Entretanto, também é necessário considerar que a tática sempre exige uma boa observação, já que as circunstâncias de uma partida podem mudar e, então, teremos que ‘improvisar’ para responder a elas. Lesões, gols, expulsões e tantos outros eventos podem alterar o desenrolar de uma competição.
Por que a técnica e a tática são importantes no esporte?
A técnica é, em suma, o que faz um atleta bom, regular, notável ou excelente. É a capacidade de traduzir em ações concretas o que o jogo exige e o que a cabeça do protagonista planeja e decide.
Portanto, é evidente que esse é um componente indispensável para o sucesso esportivo. O objetivo da técnica é o de alcançar a eficácia para resolver as situações da melhor maneira possível.
Enquanto isso, a tática também é central pois ela visa alcançar bons resultados em uma competição: marcar um gol, ganhar um jogo e se adaptar às circunstâncias de um determinado momento.
A tática potencializa a técnica porque faz com que um jogador desempenhe a posição ou função que melhor lhe convém de acordo com as suas características.
Para demonstrar a validade dessa afirmação, basta observar como o desempenho de um jogador diminui quando o diretor técnico lhe atribui um papel que ele não está tecnicamente preparado para desempenhar.
Por exemplo, no caso do futebol, isso é visto frequentemente quando o técnico pede a um defensor que se envolva em funções ofensivas. Embora ele possa fazer isso bem em jogadas específicas, certamente a sua falta de técnica para conduzir, driblar e chutar ficará exposta se ele tentar fazer isso repetidamente.
Tática e estratégia não são a mesma coisa
De acordo com Sampedro (1999), a estratégia é semelhante à tática em termos de planejamento antecipado, mas engloba muitos aspectos que ultrapassam o imediatismo da competição.
Por exemplo, a estratégia abrange conceitos tais como o planejamento do treinamento, a alimentação, a seleção de atletas, etc. O objetivo perseguido é mais amplo e muitas vezes tem a ver não apenas com resultados esportivos, mas também com o aprimoramento do desempenho de um atleta ou grupo.
Finalmente, podemos distinguir diferentes tipos de tática: individual (em esportes individuais), coletiva, defensiva, ofensiva etc. O ponto é que todas elas devem contemplar as possibilidades técnicas de seus executores e, em todos os casos, fornecer recursos para executar as decisões corretas de acordo com as circunstâncias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Joan Riera Riera. Estrategia, técnica y táctica deportivas. INEFC Barcelona. https://volley4all.files.wordpress.com/2015/10/039_045-056_es.pdf
- Javier Sampedro Molinuevo. Análisis de la estrategia de los deportes: concepto de técnica, táctica y estrategia. Universidad Politécnica de Madrid. http://ocw.upm.es/educacion-fisica-y-deportiva/analisis-de-la-estrategia-de-los-deportes/contenido/Tema_1/Tema_1_Estrategia.pdf
- Estrategia, táctica y técnica deportiva. 2013. Universidad Católica de San Antonio de Murcia. https://www.ucam.edu/sites/default/files/estudios/grados/cafd/71_4_47_opt_estrategia_tactica_y_tecnica_deportiva_71_4_47_opt_1_.pdf
- Fundamentos de la Táctica Deportiva. Análisis de la estrategia en los Deportes de Equipo.
Sampedro, J. Editorial Gymnos.1999
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.