Fatores psicológicos que melhoram o desempenho esportivo

· 3 de outubro de 2018
Se você quiser atingir o máximo do seu desempenho esportivo, é importante levar em consideração os fatores psicológicos que influenciam nas suas habilidades. 

Os fatores psicológicos que influenciam no desempenho esportivo são os fatores mentais que interferem durante o prática de um esporte. Muitos fatores ajudam ou impedem que os atletas consigam dar o melhor de si na hora de treinar ou competir.

A psicologia estuda os muitos aspectos da mente e como eles afetam o corpo. Nossa mente é um dos maiores determinantes na hora de ganhar ou perder uma competição esportiva.

Isto acontece porque um atleta deve ser capaz de lidar bem com a pressão, seja ela externa ou interna, para que dessa forma possa se concentrar na competição.

A confiança e o controle do estresse desempenham um papel de destaque no desempenho esportivo, e a falta de qualquer um deles pode ser prejudicial para o desempenho.

O estabelecimento de metas é um fator psicológico fundamental, pois permite que as pessoas concentrem seus recursos em direção a um único objetivo.

Embora muitas pessoas possam pensar que eles não têm tanto impacto, estudos mostraram que os fatores psicológicos desempenham um papel muito importante. Por isso, vamos verificar a seguir quais são os fatores psicológicos que melhoram o desempenho esportivo.

Mulher malhando com um kettlebel

Fatores psicológicos que melhoram o desempenho esportivo

1.-Concentração

O primeiro dos fatores psicológicos que melhoram o desempenho esportivo é a concentração. Você precisa saber que a concentração é um dos segredos para alcançar a excelência esportiva, pois ela permite que você mantenha o foco no que está fazendo.

Isso afeta positivamente tanto o desempenho quanto o resultado final, além de minimizar os erros e prevenir lesões.

2.-Controle do estresse e da ansiedade

Não há nenhum atleta que nunca tenha experimentado o nervosismo antes do jogo. De fato, a maioria deles considera que o estresse e a ansiedade são um sinal de alerta e um sinal de preparação.

Para ser um atleta de sucesso, você certamente deve aprender a lidar com a ansiedade e o estresse. Essa é a única maneira de alcançar um estado de concentração e também garantir que o desempenho não seja afetado.

3.-Motivação

A motivação está relacionada ao impulso que você tem ou precisa sentir para mostrar seu talento esportivo. É o fator determinante que permite que você continue nos momentos de dificuldade e supere obstáculos.

“Os obstáculos não podem te parar. Se você topar com uma parede, não vire e desista. Descubra como escalá-la, passe por ela, trabalhe nisso”

–Michael Jordan–

4.-Visualização e desempenho

Os atletas que conseguem se visualizar sendo bem-sucedidos vão ter mais chances de atingir as metas que estabeleceram. As pessoas devem lutar contra a voz interior que lhes diz que elas não vão conseguir completar seus objetivos. Para silenciar essa voz negativa, os atletas podem visualizar o sucesso e praticar o diálogo interno.

Mulher correndo muito focada

5.-Confiança

A confiança é o fator mental mais importante nos esportes. Trata-se de uma força mental de crença na sua capacidade para atingir os objetivos.

A confiança é tão importante porque você até pode ter toda a capacidade do mundo para ter um bom desempenho, mas se você não acreditar que tem essa capacidade, então você não vai alcançar o objetivo.

6.-Objetivos

Estabelecer metas pode ser uma tática bem-sucedida para melhorar de acordo com a psicologia esportiva. Esses objetivos, no entanto, devem ser realistas, uma vez que as metas devem ser projetadas com resultados alcançáveis.

Mulher se esforçando muito fazendo cardio

Tenha em mente que se você se propor a atingir metas impossíveis que você não vai conseguir atingir, isso pode te levar a uma perda da confiança e da motivação. 

No entanto, planejar metas é um exercício benéfico para o aspecto psicológico e para a confiança. Ao verificar os objetivos alcançados, a conquista se torna algo tangível e visual, traçando assim uma imagem clara da situação. Além disso, proporciona um senso de reconhecimento e autoestima pelo trabalho bem feito.

Finalmente, tenha em mente que os fatores que melhoram o desempenho esportivo podem fazer a diferença. Podem ser aquilo que vai permitir que você alcance os objetivos propostos.

Então, se você quiser mostrar o seu potencial máximo em qualquer tipo de atividade esportiva que você faça, você deve saber que o aspecto psicológico é um fator determinante. Controle-o e tenha um maior controle de si mesmo. Esse pode ser o fator diferencial entre o sucesso e o fracasso!