Dicas para participar de uma competição de triatlo

· 8 de dezembro de 2018
O triatlo é uma disciplina esportiva muito competitiva. O nível de exigência requerida pode levar seu corpo a novos limites. Assim, um bom treinamento é necessário para superar com sucesso esta competição.

Diz-se que a competição de triatlo é um teste atlético que visa encontrar o “homem de ferro” do esporte. Ou seja, é projetado para atletas de alto desempenho e, como tal, é considerado um esporte olímpico. Tenha em mente o que é mais importante na hora de participar dessa competição exigente.

Origem do triatlo como disciplina esportiva

A história aponta que um grupo de marinheiros estava discutindo qual era o melhor atleta em relação a sua disciplina: um nadador, um ciclista ou um corredor. Finalmente, alguém argumentou: “Por que não vê-los em uma competição múltipla?”.

Assim nasceu o que hoje é conhecido como competição de triatlo. Posteriormente, a partir do ano 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, o triatlo foi considerado um esporte olímpicos.

Competição de  natação

O que é o triatlo?

Esta disciplina abrange 3 esportes sem interrupção e em uma ordem pré-estabelecida: natação, ciclismo e corrida. Há dois momentos de transição nesses testes, que são conhecidos como T1, que é quando você vai da natação para o ciclismo e T2, quando você vai do ciclismo para a corrida, trote ou atletismo.

Chaves para participar de um triatlo pela primeira vez

Se você vai participar desta competição pela primeira vez, você deve considerar os seguintes aspectos-chave:

  • Se você é um iniciante, você deve traçar metas realistas que possa alcançar.
  • Inscreva-se no teste com antecedência, a fim de reduzir o estresse e se acostumar com a ideia de participar.
  • Viva a experiência do triatlo ao máximo. Se é a sua primeira vez, o importante é terminar a competição e não o lugar que você vai conseguir nela.
  • Mantenha uma boa atitude para enfrentar os imprevistos que possam surgir durante a competição.
  • Concentre-se em si mesmo e não nos outros atletas. As comparações não servirão para você atingir seu objetivo de completar o triatlo.
Mulher em prova de ciclismo

3 dicas para um iniciante em triatlo

Essas dicas vão prepará-lo mentalmente para começar nesta forte disciplina:

Frequência de treinos

Em vista do nível exigido pelo triatlo, seu corpo deve ganhar resistência. Não se canse treinando muito a ponto de você desmaiar ou ficar muito dolorido para voltar a treinar.

Intensidade

Sendo um iniciante, sua carga de intensidade deve ficar entre baixo e médio, então você precisará de uma frequência de 3 a 4 dias de treinamento semanal. Este rimo permitirá um período de descanso necessário para os músculos e tendões.

Escolha uma competição

A resistência é alcançada com treinamento de longo prazo. É por isso que, sendo sua primeira vez, você deve escolher uma competição de curta distância. No treinamento para uma competição de triatlo, você deve começar no modo leve, seja em natação, ciclismo ou atletismo.

Para participar de uma competição de triatlo…

Você já sabe que esta é uma competição tripla, então você deve ter os seguintes equipamentos esportivos:

Natação

No triatlo, o estilo de natação é livre e em águas abertas. Como o treinamento geralmente é feito em piscinas, você precisa de uma roupa de banho de uma só peça, óculos de natação e uma touca para cobrir o cabelo.

Ciclismo

Você precisa de uma roupa que não gere atrito ao pedalar. Nas lojas de artigos esportivos há peças que têm a parte da virilha acolchoada. Para começar com bom ritmo, tente pedalar entre 80 e 90 vezes por minuto. Pratique em casa ou em uma academia com uma bicicleta estacionária.

Corrida a pé

Os tênis de corrida devem ter o tamanho correto. Embora eles devam se ajustar ao seu pé, eles devem estar confortáveis. Consulte outros concorrentes mais experientes sobre as roupas mais apropriadas para cada prova.

Homem participando de prova de corrida

Modalidade de treinamento

Analise quanto tempo você terá a cada dia para treinar e a partir daí inicie os ciclos da seguinte forma:

  • Dedique um dia para cada disciplina. Logo você pode ir alternando.
  • Quando já foi possível, divida o tempo disponível em três sessões: natação, ciclismo e corrida.
  • Faça uma sessão fácil e duas outras de maior dificuldade.
  • Experimente 3 sessões de natação, 2 de ciclismo e 2 de corrida.
  • Cada semana aumente o tempo e a resistência em 10%.
  • Alterne com exercícios de respiração.
  • Não esqueça de ensaiar as transições.
  • Pratique exercícios de coordenação de movimentos. Você precisará deles para nadar e andar de bicicleta.

Finalmente, não espere ter uma preparação completa para o sua primeira competição de triatlo. Vá dias antes à reunião dos organizadores. Trate de conhecer a rota ou o percurso e os períodos de transição. Boa sorte!