Como escolher um tênis de corrida corretamente

· 21 de novembro de 2018
Neste artigo vamos te contar tudo o que você precisa saber para escolher seus tênis de corrida corretamente. Tome nota!

Você sabe como escolher um tênis de corrida? Fazê-lo corretamente é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes desse esporte. Por este motivo, este artigo visa te dar todas as dicas que você precisa para saber como escolher um tênis de corrida ideal.

Para escolher os seus tênis de corrida corretamente, você deve se certificar de encontrar a opção mais adequada dentre os inúmeros modelos oferecidos pelas lojas.

Hoje temos até os tênis chamados minimalistas, mas estudos indicam que eles não necessariamente melhoram seu desempenho, depende da preferência de cada um.

Para garantir que você saia satisfeito, o calçado deve se adaptar adequadamente desde o calcanhar até os dedos e deve ser confortável quando você der um passo normal.

Você deve saber que a maioria dos tênis de corrida parecem confortáveis quando você está na loja, mas o teste verdadeiro só vai acontecer depois de vários quilômetros de corrida contínua. Neste momento você vai perceber se o calçado é ideal e adequado para o seu estilo de pisada e para a forma do seu pé.

O mercado oferece muitas marcas com uma infinidade de modelos de todas as cores. Porém, neste caso, acreditamos que o fator estético deve ser deixado de lado e o conforto deve prevalecer acima de tudo.

Certamente, antes de escolher os seus tênis de corrida, é útil conhecer todos os pequenos detalhes que podem fazer a diferença. Por isso, vamos te contar tudo o que você precisa saber a seguir.

Mulher correndo na cidade

O calçado ideal de acordo com a superfície

Em primeiro lugar, você deve saber que, se a maior parte do seu treinamento for feita no asfalto, os tênis de rua são ideais para você. Tenha em mente que eles têm muito mais amortecimento, o que proporciona a absorção dos impactos a fim de minimizar o risco de lesões.

Em segundo lugar, se você for um corredor que geralmente passa por trilhas lamacentas e fofas, então é melhor conseguir um par de tênis de trilha, com uma sola profunda que ofereça maior estabilidade e suporte para o tornozelo, algo que é vital em terrenos irregulares.

Finalmente, se você for um atleta que combina superfícies planas e trilhas, então você deve considerar tênis de corrida híbridos. Este tipo de calçado funciona bem em ambas as situações e em condições mistas de pista, com uma combinação equilibrada entre aderência e amortecimento.

Como escolher um tênis de corrida

1.-Tamanho adequado

A primeira das dicas que oferecemos é a de que você deve escolher o tamanho certo para você. Aparentemente, isso é algo muito óbvio, embora você deva ter em mente que ele nunca vai ser o mesmo em todas as marcas.

Tênis que ficam muito pequenos são mais propensos a causar problemas do que aqueles que são grandes demais.

Mulher correndo no asfalto

Você pode pensar que você já sabe o seu tamanho e até saber como escolher um tênis de corrida, mas a melhor coisa a fazer é que meçam seus pés toda vez que você for comprar tênis novos.

Seus pés mudam com o tempo, e o ajuste de um modelo pode ser drasticamente diferente de outro. Por isso, experimente bem o calçado e não o escolha se achar que ele pode te incomodar.

2.-Não pense na moda

É muito importante que você entenda que seus tênis de corrida devem estar sempre relacionados à sua função, não com a moda.

Não se deixe seduzir pelas últimas tendências ou marcas só porque elas estão mais populares nesta temporada. A marca certamente importa, mas apenas para garantir que você obtenha o conforto, o ajuste e a funcionalidade corretos para você.

“Colocar quilômetros no seu treinamento diário é como colocar dinheiro no banco. Você começa a ver os ganhos imediatamente”

–Hal Hidgon–

3.-Use a meia adequada

Pode até mesmo parecer algo sem importância, mas a espessura da meia pode fazer uma grande diferença no ajuste e na sensação causada pelos tênis, principalmente conforme seus pés forem inchando com o calor. Por isso, recomendamos sempre usar as meias adequadas ao fazer seus treinos de corrida.

Mulher descansando depois de correr

No início, devemos ter metas realistas e descobrir qual é o nosso ritmo.

4.-Experimente os tênis no final do dia

Nossa última dica para escolher o calçado corretamente é experimentar os tênis no final do dia. A explicação é muito simples: seus pés normalmente vão inchar um pouco durante as atividades do dia e vão estar no seu maior tamanho nesse momento. Isso ajuda a evitar a compra de tênis que sejam muito pequenos.

Como você pode observar, há vários aspectos que você deve levar em consideração na hora de saber como escolher um tênis de corrida. De qualquer forma, agora que você já sabe o que está procurando, é hora de sair, comprar um par e então começar a treinar. O que você está esperando?