Praticar artes marciais aumenta a capacidade de atenção
O judô, o karatê ou o taekwondo são atividades onde a disciplina, a continuidade e a prática são consideradas necessárias. Nesse contexto, não é difícil entender por que as artes marciais aumentam a capacidade de atenção das crianças e também dos adultos.
As artes marciais e seus benefícios
As pessoas que praticam artes marciais podem desfrutar de muitas vantagens, entre elas uma capacidade de atenção superior e um maior estado de alerta, assim como melhores reflexos e habilidade de resposta no momento de tomar decisões.
Quando nos referimos a um maior estado de alerta, isso significa que com esse esporte desenvolvemos a capacidade de perceber o perigo ou um estímulo, de nos concentrarmos mais em nossas atividades ou tarefas e escolher as melhores soluções em menos tempo.
Basicamente, podemos dizer que aquele que pratica uma arte marcial pode reagir mais rapidamente às mudanças, podendo, por exemplo, evitar um acidente a tempo.
Isso se deve ao fato de que nas aulas aprendemos a antecipar o movimento do adversário e a tomar decisões rápidas para neutralizar os golpes.
Talvez você se lembre do filme Karate Kid. Nele, o Sr. Miyagi, antes de ensinar karatê para Daniel, pede a ele para ‘encerar e polir’ um carro com movimentos circulares para fora e depois para dentro. O seguinte ensinamento do karateca protagonista é pintar uma cerca de um lado para o outro.
No início, o aluno não entende o que o professor indica e acredita que ele está brincando. Na verdade, sem perceber, ele está adquirindo as técnicas do esporte… E é assim que ele consegue “desviar” dos golpes do mestre sem problemas.
Tanto o judô quanto o karatê (entre outras artes marciais) são considerados uma combinação perfeita entre exercício físico e mental, com efeitos que o mindfulness traz.
Não podemos ignorar que, durante a prática dessas disciplinas, a concentração, a perseverança e a responsabilidade são recompensadas.
Também não podemos ignorar o lado “espiritual” ou mental dessas artes. Nelas, além de treinar o corpo, trabalha-se o cérebro através da repetição de movimentos ou do aprendizado das técnicas.
Que outros benefícios as artes marciais proporcionam?
Se a melhoria na capacidade de atenção não é suficiente para que você tome a decisão de praticar artes marciais, a seguir te contamos quais benefícios adicionais este tipo de esporte apresenta:
1. Defesa pessoal
Embora as artes marciais não ensinem a “lutar na rua” ou ser violento para resolver problemas, elas nos dão as ferramentas para nos defendermos em caso de ataque.
Embora pareça contraditório, essas disciplinas ajudam a ter uma vida mais pacífica, calma e longe de conflitos.
2. Peso normal
Além de uma ‘arte’, as disciplinas marciais são um esporte, com tudo o que isso implica. Treinar taekwondo, judô ou karatê permite perder peso, definir os músculos e desfrutar de uma saúde excelente – se acompanhada de uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis.
3. Flexibilidade e força
Outros dos benefícios das artes marciais a nível físico envolve um aumento na flexibilidade de pernas e braços, devido aos exercícios ensinados nas aulas.
E enquanto a prática não inclui o levantamento de pesos, aqueles que realizam esta atividade têm mais força para realizar tarefas diárias e no tatame.
4. Coordenação e resistência
As artes marciais são muito completas e representam um exercício aeróbico de qualidade. Portanto, aqueles que as praticam desfrutam de maior resistência física – pulmonar e cardíaca – quando correm, andam de bicicleta, sobem escadas ou realizam qualquer outra atividade.
Por outro lado, para realizar as técnicas requeridas é necessária grande coordenação e equilíbrio, duas virtudes que também têm suas consequências positivas na vida cotidiana.
5. Disciplina e compromisso
Para as crianças, as artes marciais são a melhor maneira de respeitar as ordens dos adultos, de se comportar corretamente e de levar uma vida disciplinada. E não apenas isso, o fato de se comprometerem com as regras esportivas os leva a serem mais organizados na escola e em casa.
Por último, não devemos ignorar o fato de que praticar artes marciais é perfeito para superar e alcançar nossos objetivos. Porque, como é comumente dito, o principal ‘inimigo’ no ringue ou no tatame não é o outro, e sim nós mesmos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
sara garcia isodoro, francisco miguel tobal, pilar martin escudero & victor omar castellanos sanchez. (2015). Las artes marciales , su origen y actualidad : Una visión enfocada en el Judo , Karate y Wushu. Orientando; Temas de Asia Oriental , Sociedad y Economia.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.