Pesos kettlebell: exercite todo o seu corpo

· 21 de outubro de 2018
Os pesos kettlebell podem ser usados para tornar nosso treino na academia ainda mais completo. Devemos sempre ter em mente a recomendação de alternar seu uso com outros tipos de exercícios.

Os pesos kettlebell são uma das ferramentas mais versáteis das academias. Eles estão super na moda e podemos usá-los tanto se nosso objetivo for perder peso quanto se for ganhar músculos.

Devido à sua forma particular, existem muitos exercícios que podemos praticar com eles e que, por razões de design, não poderíamos fazer com um halter.

Inclusive, seu principal atrativo é sua pegada peculiar, que nos permite mais opções do que com um halter tradicional. Você ainda não os incorporou ao seu treino diário?

Para começar, você pode obtê-los em tamanhos e pesos diferentes para modificar gradualmente e melhorar seu programa de treino pouco a pouco, ao mesmo tempo em que você está incorporando movimentos e variedade a ele.

Mulher fazendo swing com pesos kettlebell

Se você é uma daquelas pessoas que diz que quer estar em forma, mas inventa desculpas dizendo que não têm tempo para ir à academia, não tem dinheiro para pagar ou não tem espaço em casa para treinar… Suas desculpas acabaram!

Você terá que procurar novos argumentos graças a esse treino completo que apresentamos para você a seguir. Você só precisará de um peso kettlebell juntamente com o desejo de treinar e suar.

Pesos kettlebell para além do swing

Se você é frequentador regular de uma academia que pratique a modalidade CrossFit ou na qual simplesmente existam pesos kettlebell para os exercícios, já deve ter notado que o movimento tradicional com eles é o swing, por uma razão principal:

De modo geral, é um movimento fundamental no qual a maioria dos exercícios que podem ser realizados com esta ferramenta são baseados.

No entanto, existem mais exercícios e treinos que podemos praticar com os pesos kettlebell que não se limitam exclusivamente ao swing. E eles ainda trazem muitos benefícios.

Kettlebell Clean

Os exercícios Kettlebell Clean utilizam esses pesos e são indicados para exercitar os quadríceps, ombros e core.

Isso porque confiamos no poder de nossas pernas para levantar o peso, o que nos ajuda a melhorar a explosão de nossa parte interior. Além disso, se fizermos o exercício em forma de repetições contínuas, estaremos ajudando a melhorar a nossa resistência cardiovascular.

Mulher treinando as pernas com o peso ketlebell

Goblet Squat

O agachamento Goblet Squat é um exercício muito interessante se o que buscamos é fortalecer e exercitar todo o nosso corpo.

Para começar, posicione o peso kettlebell contra o peito, de modo que ele atue como um contrapeso, o que nos permitirá fazer um agachamento mais profundo -abaixando mais- e de maneira segura.

Essa maior profundidade vai nos forçar a abrir os quadris para que os nossos ombros e abdominais também façam um exercício extra.

Kettlebell Thurster

Esta espécie de “agachamento com press” adiciona uma pressão vertical extra ao agachamento.

Isso significa que incluir este exercício em nosso treinamento nos ajuda a criar um estímulo cardiovascular implacável enquanto exercitamos quase todos os músculos do corpo.

Reverse Lunge

Por último, para fechar, incorporamos esse “afundo invertido”, mais focado no exercício dos ombros e abdominais do que um afundo normal com halteres dos lados

Assim, ao segurar o peso kettlebell em frente ao peito, nosso torso e escápula devem funcionar de modo a não perder a postura correta, obtendo assim uma sensação de queimação em todo o corpo.

Juntos, estes quatro exercícios simples são perfeitamente combináveis na forma de um circuito.

Aliás, uma das opções preferidas é configurar micro séries de cinco minutos executando repetições controladas de cada exercício e fazendo intervalos entre cada uma delas.

Questões a considerar

Mulher fazendo exercícios com ketllebell em uma academia

Sem dúvidas, a principal razão pela qual os pesos kettlebell tornaram-se uma moda tão grande são os muitos benefícios que eles têm a oferecer.

Mas, por outro lado, utilizá-los requer uma boa técnica para se exercitar corretamente devido a uma alta complexidade e ao risco dos exercícios.

Além disso, exercitar vários grupos musculares ao mesmo tempo e o fato de ser um treinamento exigente requer um estado físico prévio para enfrentar com sucesso os treinos.

Como vimos, apesar das precauções necessárias, os kettlebells podem ser muito úteis se nosso objetivo a médio a longo prazo é queimar calorias enquanto exercitamos nossos músculos.

No entanto, é aconselhável, pelo menos inicialmente, combinar os exercícios com pesos kettlebells com outros tipos de atividades, seja na academia ou fora dela.