Esportes praticados no mar
Se você está de férias ou se mora perto da praia, você pode escolher entre vários esportes praticados no mar. A maioria deles requer elementos especiais, mas eles são muito divertidos e vale a pena tentar.
Quais são os esportes praticados no mar?
Você pode usá-los como entretenimento durante as férias ou como um treinamento integral, até mesmo para competir. O melhor de tudo é que os esportes praticados no mar são divertidos e, ao mesmo tempo, permitem desafiar a natureza. Alguns deles são:
1. Surfe
É o esporte praticado no mar por excelência e o seu principal objetivo é fazer manobras em cima da prancha e evitar as ondas. O surfe pode parecer uma modalidade moderna, mas ele tem uma história de mais de 500 anos na região da Polinésia, no Havaí e no norte do Peru.
Atualmente, existem várias competições anuais e variações para a sua prática, de acordo com o tipo de prancha: curta, longa ou média. O surfe também é definido levando em consideração o tipo das ondas, que podem ser grandes, médias ou pequenas.
2. Remo
Outro esporte praticado no mar que é muito popular. O barco pode levar uma única pessoa ou ter mais ocupantes. O remo, em particular, é uma modalidade olímpica e que pode ser feito com banco móvel ou banco fixo.
Também é um esporte bastante antigo, pois há evidências de civilizações antigas a bordo de embarcações similares. Começou a ser organizado como o conhecemos atualmente na Inglaterra, no século XVII; a princípio, era senhorial e para cavalheiros.
3. Esqui aquático
Também é conhecido como esqui náutico e, assim como o próprio nome indica, é uma maneira de esquiar, porém na água. Embora pareça ‘uma brincadeira de criança’, para praticar o esqui aquático é necessário ter bons reflexos e, acima de tudo, equilíbrio.
Basicamente, trata-se de esquiar sobre a água segurando uma corda, que é puxada por um barco em alta velocidade. Existem diferentes modalidades: clássico, slalom, figuras, combinadas e até mesmo com os pés descalços. Outra opção é o wakeboard – imagem da capa – feito com uma única prancha, da mesma forma que o snowboard.
4. Windsurfe, adrenalina no mar
A prancha à vela – essa seria a sua tradução para o português – é uma modalidade esportiva praticada no mar que consiste em se deslocar na água sobre uma prancha que contém uma vela. Ao contrário de outros veículos aquáticos, a vela se move na direção do vento.
Existem diferentes estilos de competição no windsurfe: wave, freestyle, slalom, regata e superX. Existe até mesmo uma modalidade indoor, ideal para praticar fora de época.
5. Motonáutica
Talvez seja um dos mais caros esportes praticados no mar, uma vez que ele exige uma lancha para ser praticado. A motonáutica inclui diferentes velocidades, mas a de alto mar é conhecida como offshore, que seria como a Fórmula 1 dessa modalidade, com seis grandes prêmios: Malta, Itália, Alemanha, Mediterrâneo, Grã-Bretanha e Portugal.
Lancha de competição de motonáutica offshore. Imagem: Twitter.
6. Kitesurf
Enquanto estava deitado na areia, você provavelmente já viu uma pessoa surfando e ao mesmo tempo segurando uma pipa enorme. Ela estava praticando o kitesurf!
Esse esporte consiste justamente em se deslocar no mar usando como veículo uma prancha de snowboard e uma grande pipa para tração.
7. Vela, o clássico esporte praticado no mar
As regatas são mais do que atraentes… ver os majestosos veleiros é impressionante. E isso sem nem mencionar o que é estar a bordo de um deles. A navegação desse tipo pode ser tanto recreativa quanto competitiva.
A história deste esporte remonta ao século XVII, na Holanda, mas ele se tornou competitivo na Inglaterra, mais precisamente em uma regata no rio Tamisa. Atualmente, existem três tipos de competição: ligeira, olímpica e de cruzeiro.
Outros esportes praticados no mar que vale a pena destacar são o stand up paddle (em pé sobre uma prancha, usando um remo com as mãos) e o bodyboarding (semelhante ao surfe, porém praticado deitado na prancha, em vez de ficar em pé). E, é claro, a canoagem, que é praticada em um caiaque e pode ser uma ótima aventura para as férias em família.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Federación Argentina de Esquí Náutico y Wakeboard. Sitio oficial. http://www.fadew.com.ar/
- Real Federación Española de Vela. Sitio oficial. http://rfev.es/
- La competición más peligrosa y mortal: batir el récord de velocidad sobre el agua. 2018. Clarín. https://www.clarin.com/sociedad/competicion-peligrosa-record-mundial-velocidad-agua-tasa-mortalidad-85_0_rk535yQ_G.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.