Benefícios dos esportes individuais

11 de fevereiro de 2020
Se você pratica esportes individuais, é recomendável que você saiba quais são os seus benefícios com a finalidade de aproveitá-los ao máximo. Falamos tudo o que você precisa saber sobre essas modalidades neste artigo.

Se você for daqueles esportistas que preferem treinar sem companhia, você precisa saber que há inúmeros benefícios de praticar esportes individuais. 

Ainda que você possa sentir falta de alguma comunicação, é possível que os pontos fortes surpreendam você. Neste artigo, vamos descobrir quais são os que mais se destacam.

A prática de esportes de time ou individual depende de alguns fatores, como, por exemplo, a personalidade, os interesses ou os hábitos de cada indivíduo.

Obviamente, um dos melhores benefícios de participar de um esporte de time é que um atleta juvenil aprende, dessa forma, a ser parte de uma equipe, ainda que também seja verdade que os esportes individuais possam ser uma excelente alternativa.

Entre outras coisas, aqueles que têm a tendência de se exercitar sozinhos podem progredir no seu próprio ritmo para melhorar as suas habilidades, física e mentalmente. Isso, claro, representa uma grande vantagem.

Igualmente, essas modalidades permitem que as pessoas descubram o seu corpo, as suas forças e os seus limites, enquanto tentam melhorar dia a dia. Há milhares de esportes individuais, e os requisitos de habilidade para cada um variam enormemente.

Há certas destrezas que se aplicam à maioria dos esportes. Por exemplo, a maioria exige altos níveis de aptidão cardiovascular para permitir longas horas de prática. O karatê, o boxe, o ciclismo, o surfe, o tênis, o golfe ou a natação são perfeitos exemplos desse tipo de esporte.

Quais são os benefícios dos esportes individuais?

As vantagens de praticar um esporte individual são, como é de se esperar, muitas. A seguir, falamos tudo o que você precisa saber sobre as suas grandes virtudes:

1. Maior confiança

Em primeiro lugar, devemos levar em conta que, quando um atleta vence em um esporte individual, isso se traduz em um forte sentido de satisfação pela conquista alcançada.

Por esse motivo, participar de esportes individuais permite aumentar a confiança em um nível pessoal. Desse modo, os atletas melhoram e desenvolvem novas habilidades, o que leva a um melhor rendimento e confiança.

Benefícios dos esportes individuais

2. Motivação intrínseca

Grande parte do sucesso nos esportes individuais depende da motivação do atleta. Essas modalidades estimulam a força mental. Em outras palavras, os esportistas têm que mostrar uma maior capacidade de recuperação ao praticá-las.

O participante deve aprender a motivar a si mesmo para realizar sessões de treinamento desafiadoras, com o fim de aumentar o rendimento e atingir bons resultados.

No fim das contas, não há mais ninguém para usar de escudo depois de um dia ruim. Assim, os atletas aprendem a lidar com os resultados que não são ideais Nos esportes individuais, não há companheiros para agradar ou pressionar, já que a pressão provém de si mesmo.

Definitivamente, a motivação intrínseca significa literalmente que o desejo vem de dentro. Este é um traço que muitos atletas que praticam esportes individuais possuem.

3. Capacidade de superação

Os esportes individuais também permitem que os atletas estabeleçam objetivos pessoais sem se preocuparem em prejudicar o time.

De fato, frequentemente se diz que os atletas individuais competem contra eles mesmos. Isso significa que eles têm competidores para vencer, mas também tentam melhorar as suas próprias marcas e as suas performances anteriores.

4. Os esportes individuais fomentam a responsabilidade

Nas modalidades individuais, o sucesso dos esportistas depende totalmente dos seus próprios esforços. Ou seja, isso significa que, se você quiser ganhar, não pode jogar a pior partida da sua vida e se apoiar no bom desempenho de um companheiro de equipe para melhorar o jogo.

Benefícios dos esportes individuais

Esses esportes ensinam aos indivíduos que só eles são responsáveis pelas suas ações. Portanto, você pode estabelecer o seu objetivo, dar tudo de si e jogar para obter o melhor resultado possível sem se preocupar com o trabalho dos outros.

Quando perdem uma partida, os atletas que competem por sua conta não podem culpar ninguém pelo seu fracasso.

Isso os ensina a serem responsáveis pelas suas próprias ações e decisões. Ou seja, ninguém mais além deles pode fazer o trabalho. Portanto, se eles quiserem conseguir bons resultados, o esforço e a dedicação são as únicas vias para conseguir.

Em síntese, existem inúmeros aspectos positivos e benefícios de praticar um esporte individual. Agora, finalmente, chegou o momento de escolher o seu favorito e colocar a mão na massa. A escolha depende do atleta, da personalidade e dos objetivos do esporte. Tente superar os seus próprios limites!

  • Rasciute, S., & Downward, P. (2010). Health or happiness? what is the impact of physical activity on the individual? Kyklos, 63(2), 256–270. https://doi.org/10.1111/j.1467-6435.2010.00472.x
  • Stellingwerff, T., Maughan, R. J., & Burke, L. M. (2011). Nutrition for power sports: Middle-distance running, track cycling, rowing, canoeing/kayaking, and swimming. Journal of Sports Sciences, 29(SUPPL. 1). https://doi.org/10.1080/02640414.2011.589469
  • Prieto Andreu, J. M. (2015). Variables deportivas y personales en la ocurrencia de lesiones deportivas. Diferencias entre deportes individuales y colectivos. Retos: Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte y Recreación, ISSN 1579-1726, No. 28, 2015, Págs. 21-25, (28), 21–25. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5145818
  • Theisen, D., Frisch, A., Malisoux, L., Urhausen, A., Croisier, J. L., & Seil, R. (2013). Injury risk is different in team and individual youth sport. Journal of Science and Medicine in Sport, 16(3), 200–204. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2012.07.007