Praticar surfe no verão é uma das melhores alternativas de esporte

26 de fevereiro de 2019
O surfe é um dos mais populares esportes aquáticos, quem começa não larga mais. Por isso, conta com verdadeiros seguidores que têm esta modalidade quase que como uma religião.

Quando as férias chegam, os amantes do mundo fitness se perguntam: como eu posso treinar longe de casa? Há muitas opções disponíveis. Por exemplo, praticar surfe no verão.

Essa é uma alternativa divertida e que, além de fortalecer os músculos e queimar as gorduras, melhora o equilíbrio e a coordenação. Com certeza é exatamente o que você está procurando para não ficar entediado na praia!

Por que você deve praticar surfe no verão?

Se passar o dia todo no sol na praia não é seu lance e você não quer parar de treinar por um par de semanas para estar de férias, nós temos a seguinte solução: pratique surfe no verão!

Existem muitas vantagens em escolher esse esporte na temporada. Se essa for a primeira vez que você subirá em uma prancha, a boa notícia é que só praticar já queimará calorias e ainda será divertido. Além disso, não estará frio e você não precisará de roupas de neoprene caras.

Homem surfando

E como se isso não bastasse, todas as escolas de surfe nas proximidades da costa estão abertas e dão aulas para iniciantes de qualquer idade. Você não tem mais desculpas!

É claro que não podemos ignorar os benefícios físicos e emocionais oferecidos por esse esporte que consiste em deslizar sobre uma prancha nas ondas. Já que se trata de uma disciplina que está em pleno contato com a natureza, é ideal para aliviar o estresse que se acumula ao longo do ano.

Se você surfar no verão, desfrutará de um exercício perfeito ajuda a tonificar os músculos, tanto os braços – para remar – quanto as pernas – para manter você em pé. Você também trabalhará as costas, o abdômen e os joelhos. É também uma disciplina aeróbica que permite queimar calorias.

Claro que existem muitos mais benefícios desse esporte tão divertido: você irá melhorar a coordenação, a resistência e o equilíbrio ao mesmo tempo. Além disso, o seu sistema imunológico será fortalecido. Você pode dizer adeus aos resfriados nesse período.

E, finalmente, é uma atividade mais que divertida que irá melhorar o seu humor na hora. Você vai aproveitar muito as suas próximas férias na praia!

Um breve guia para surfar no verão

Agora que você sabe quais são os benefícios (ou pelo menos alguns deles) que tem o surfe para a sua saúde e sua mente, é hora de entrar em ação. Esse esporte baseia-se, basicamente, em ficar deitado em uma prancha, entrar no mar e ficar de pé quando aparecer uma onda.

Você não precisa ser criança para aprender a surfar, nem é necessário se tornar um profissional. O surfe é um esporte adequado para todos, inclusive se você nunca carregou a uma prancha na sua vida.

alimentação do surfista

Existem diferentes tipos de surfe dependendo da prancha que você usar (curta ou longa), das ondas (pequenas ou grandes) e dependendo de outras variáveis que podem ser elementos adicionais: no kitesurf você é guiado por uma pipa, no stand up paddle com ajuda de remos e no jet-ski por uma moto aquática.

O essencial para praticar o surfe no verão é a prancha. No entanto, isso não significa que você deva comprá-la. Muitas das escolas que dão aulas na praia as alugam. Se você considerar que esse esporte é sua praia, para a próxima temporada você pode adquirir seu próprio veículo.

Para começar, você não precisará ter uma roupa de mergulho, já que no verão a temperatura da água é bastante agradável. Mas, tenha em mente que essa vestimenta é usada não somente por questões climáticas, mas também por segurança.

Isso porque elas evitam arranhões e protegem contra as batidas. Caso você continue praticando e seja inverno, aí sim é fundamental o traje longo e grosso de neoprene.

Pergunte se tem aulas de surfe durante o verão na praia você vai passar nas férias e aproveite alguns dias inesquecíveis e cheios de energia. Você vai se divertir pra valer!

Lazarow, N., Miller, M. L., & Blackwell, B. (2008). The value of recreational surfing to society. Tourism in marine Environments, 5(2-3), 145-158.

Caddick, N., Smith, B., & Phoenix, C. (2015). The effects of surfing and the natural environment on the well-being of combat veterans. Qualitative health research, 25(1), 76-86.