Quais músculos são trabalhados com a máquina de remo?

Você já usou a máquina de remo? Esse dispositivo não está limitado às pessoas que praticam a modalidade aquática, já que ele pode complementar o treino de qualquer pessoa na academia.
Quais músculos são trabalhados com a máquina de remo?

Última atualização: 13 outubro, 2019

A máquina de remo é usada nas academias com frequência para exercitar os músculos, pois ela trabalha o corpo por inteiro e oferece excelentes resultados. A seguir, vamos explicar tudo que há para saber sobre o assunto. Confira!

Ergômetro ou remo ergômetro são os nomes que correspondem ao que geralmente conhecemos como máquina de remo. Como o próprio nome indica, trata-se de uma máquina que simula o movimento de remar. Pode ser usada como um exercício para um treino normal ou como treinamento para competições de remo.

Músculos exercitados pela máquina de remo

Muitas pessoas usam o ergômetro para diferentes treinos. No entanto, muitas delas não sabem quais músculos são trabalhados ao usá-lo. Seja como for, o fato é que a máquina é incluída em muitos treinos, pois proporciona um exercício sólido e completo.

Além disso, o remo ergômetro promove o emagrecimento, pois queima calorias e não gera muita tensão nas costas e nas articulações. Se isso não for motivo suficiente para adicioná-lo aos seus treinos, vamos mostrar os músculos que são trabalhados com esta máquina.

Área abdominal

O core ou área abdominal é trabalhado durante a ação de remar no ergômetro, pois esses músculos são contraídos para manter a estabilidade das costas e poder executar o exercício. Ao mesmo tempo, os abdominais também garantem o equilíbrio.

Pulsos e flexores

Pernas

À primeira vista, o exercício de remo parece se concentrar apenas nos braços e ombros. No entanto, as pernas também desempenham um papel importante, devido ao movimento de flexão ao executar o exercício. Os quadríceps e os isquiotibiais ajudam a empurrar para remar.

Exercitar as pernas com a máquina de remo é uma excelente opção para tonificar e fortalecer os músculos. Quanto mais energia e força você aplicar às pernas ao se impulsionar com o remo, melhor você poderá desenvolver os músculos das pernas.

Glúteos

Os glúteos são músculos que geralmente são trabalhados com agachamentos, mas o ergômetro também é uma boa alternativa para exercitá-los. Apesar de estarmos sentados, os glúteos são contraídos a cada impulso durante o exercício.

Dessa forma, através do remo ergômetro, você pode trabalhar glúteos e pernas em uma única máquina. Além disso, ela não apenas tonifica, como também elimina a gordura e melhora a circulação.

Braços e costas

O bíceps permite a ação de remar, pois exerce força para a flexão dos cotovelos. Da mesma forma, o tríceps está envolvido no movimento de puxar o remo.

É importante destacar que você deve aplicar o mesmo nível de força nos braços e nas pernas, a fim de trabalhar todos os membros da mesma forma.

Por outro lado, os ombros e as costas também são essenciais na máquina de remo, mais especificamente os trapézios e os romboides. Isso ocorre porque eles são responsáveis ​​por manter a estabilidade da parte superior do corpo.

O músculo grande dorsal, que é o maior e o mais largo do tronco, adquire muita força através da máquina de remo, ao manter o apoio dos ombros e braços. É importante aquecer bem os músculos mencionados antes de usar o remo ergômetro, pois eles estarão em constante contração.

Peito

O peitoral também é trabalhado ao remar, devido à flexão dos braços e o esforço feito com os ombros. Inclusive, treinar braços e peitoral com a máquina de remo pode ajudar a melhorar outros exercícios, tais como flexões ou puxada alta.

músculos que são trabalhados com a máquina de remo

Pulsos e flexores

Além dos músculos que geralmente são trabalhados nas academias, tais como pernas, glúteos e braços, também é interessante fortalecer os músculos dos pulsos e dos flexores dos dedos para fazer outros exercícios e para a vida cotidiana.

Os pulsos e flexores dos dedos são trabalhados pela empunhadura da máquina de remo. No entanto, você não deve exercer força excessiva na empunhadura, para não sobrecarregá-los. A maior força deve ser distribuída entre os músculos do corpo todo.

Em síntese, a máquina de remo traz muitos benefícios para o corpo: define os músculos, libera endorfinas, melhora a coordenação, reduz a celulite e aumenta o fluxo sanguíneo, entre outros aspectos que tornam o seu corpo mais saudável. Então, não fique mais esperando: tonifique os seus músculos com o remo ergômetro!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Secher, N. H., & Volianitis, S. (2009). RowingRowing (pp. 1–174). Blackwell Publishing Ltd. https://doi.org/10.1002/9781444312614
  • Caldwell, J. S., McNair, P. J., & Williams, M. (2003). The effects of repetitive motion on lumbar flexion and erector spinae muscle activity in rowers. Clinical Biomechanics18(8), 704–711. https://doi.org/10.1016/S0268-0033(03)00117-7
  • Demarie, S., Quaresima, V., Ferrari, M., Billat, V., Sbriccoli, P., & Faina, M. (2008). Auxiliary muscles and slow component during rowing. International Journal of Sports Medicine29(10), 823–832. https://doi.org/10.1055/s-2008-1038411

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.